Entenda o que é, conheça 3 principais Técnicas de Copywriting e como
utilizá-las no seu negócio.
Quando a empresa atua em um segmento altamente competitivo, o grande desafio é se destacar e convencer clientes a escolher sua marca em vez das outras. No ambiente digital das plataformas de buscas, esse desafio é ainda mais gritante, pois o consumidor tem uma lista infinita de opções.
Como garantir que seu negócio será o escolhido? É pensando nisso que surgiram as técnicas de copywriting. Para saber como, continue lendo este artigo!
E se você ainda não leu, confira o artigo básico sobre os princípios básicos da técnica de copywriting e tudo sobre como aplicar esta estrátegia de produção de conteúdo.
O que é o copywriting?
O copywriting é um conjunto de estratégias para produção de conteúdo com foco em marketing e vendas. Seu objetivo é persuadir o cliente a escolher sua marca por meio de um texto mais sedutor e alcançando ranqueamentos melhores nos buscadores on-line.
Como o copywriting é uma técnica antiga e amplamente difundida no meio do marketing, suas diferentes ferramentas e usos precisam evoluir com o passar dos anos. As novidades tecnológicas afetam diretamente no marketing e são absorvidas por um mercado de vendas em constante mudança.
Estar antenado e buscar novas formas de aplicar o copywriting é outro fator decisivo para definir qual produto vai se destacar no imaginário dos consumidores.
Quais as principais técnicas de copywriting?
Aqui, vamos apresentar as principais formas de botar em prática o copywriting, mas para realmente ter sucesso na área é preciso inovar.
1. Segmentar seu público
Como vimos no início do texto, atrair o público é o grande desafio de uma campanha de marketing. Mas antes de definir sua estratégias é fundamental se perguntar: qual é exatamente o seu público-alvo?
Tentar agradar todos os gostos é praticamente impossível e contraproducente em termos de investimento. Para investir melhor seu tempo e dinheiro é importante definir um segmento do público para focar. Conhecendo com qualidade quem você quer atrair será possível definir linguagem, plataformas, interesses e muitos fatores que facilitam o trabalho do copywriter.
2. Escaneabilidade
Um texto claro, objetivo e que utiliza padrões de escaneabilidade tem muitas chances de atrair melhor a atenção do cliente e converter vendas. Isso ocorre porque não apenas os padrões de SEO impactam no ranking da sua página, como o leitor costuma aplicar a leitura dinâmica.
Um texto formatado corretamente, sem parágrafos grandes, com intertítulos hierarquizados e uso de negrito dosado faz toda a diferença na leitura mais fluida. Essa máxima é tão verdadeira que até os grandes sites de busca utilizam essas formatações para posicionar melhor as páginas. Se o Google compreende que o público prefere ler o conteúdo de certa forma, quem somos nós para duvidar.
3. Storytelling
Contar histórias tem forte impacto junto ao público ao criar conexões por meio de experiências compartilhadas. Mas não é para escrever um roteiro de longa metragem. O storytelling no copywriting é sobre utilizar experiências de clientes que já utilizaram seu produto ou serviço e ficaram satisfeitos, por exemplo.
O público responde bem a essa técnica, pois na imensidão de escolhas é fácil se perder. Por isso, é importante explorar o poder das opiniões de outros usuários. Essas respostas reforçam a sua autoridade e dão credibilidade ao seu produto ou serviço.
Que tal aprender as técnicas de copywriting com os melhores?
Essas técnicas de copywriting citadas são apenas algumas das muitas ferramentas disponíveis para melhorar sua estratégia. Cada produto, segmento do mercado e público-alvo pedem planejamentos diferentes e, para você aprimorar suas habilidades, que tal aprender com os mestres?
Estudar os trabalhos de profissionais famosos da área é uma ótima tática para se inspirar e entender como colocar o copywriting na prática. Confira abaixo alguns mestres da área para ajudar nos seus primeiros passos:
- Sinésio Alves
- Rafael Albertoni
- Conrado Adolpho
- Henrique Cattonar
- Paulo Maccedo
- Marcelo Braggion
- Roberta Santos
- Adeise Marcondes
As dicas que você aprendeu, quando postas em prática, farão com que suas ações de marketing impactem o público com mais eficiência. Um texto mais sedutor aumenta as chances de manter a atenção do cliente e as taxas de conversão tendem a melhorar graças às técnicas de copywriting.
Com todo esse conteúdo, ficará mais fácil aplicar as mudanças necessárias no seu texto publicitário, e para tirar dúvidas sobre como aplicar essas dicas, entre em contato para uma consultoria especializada da Agência 2, uma agência de propaganda localizada em Bauru.