Tire 5 dúvidas comuns sobre o monitoramento de redes sociais

6 minutos para ler
foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresaPowered by Rock Convert

Seus clientes têm voz e certamente encontrarão uma forma de falar com a sua empresa, sendo as mídias sociais o principal canal de comunicação utilizado. Sendo assim, é fundamental investir no monitoramento de redes sociais. Afinal, independente do que você tem a dizer sobre seus produtos ou serviços, seu público tem opinião própria e recorrerá a alguma mídia para expressar isso.

Por isso, quando implementado de forma eficaz, o monitoramento contribui para melhorar a relação com o público, aumentar o engajamento e impulsionar a sua marca. Se você ainda não está convencido, vamos te explicar o que é, além de tirar as cinco principais dúvidas sobre o monitoramento de redes sociais. Vamos lá?

O conceito de monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais consiste na ação de utilizar ferramentas para acompanhar o que está sendo dito sobre sua marca na internet, por exemplo, no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Manter essa análise tornou-se necessário para identificar novas oportunidades, além de se prevenir de comentários negativos. Dessa forma, as empresas que mantêm os olhos atentos às redes sociais garantem o diferencial competitivo.

Seu funcionamento é baseado no rastreamento e indexação das redes sociais, nos quais, em alguns casos, os dados são extraídos praticamente em tempo real. Dessa forma, menções, opiniões e sentimentos sobre uma marca, produto ou serviço poderão ser encontrados e utilizados para gerar um diferencial competitivo.

As cinco principais dúvidas sobre o monitoramento de redes sociais

1. Quais são os benefícios?

Quando sua empresa acompanha o que está sendo dito nas redes sociais, tem a possibilidade de manter a marca mais próxima do público. Ou seja, cria uma relação significativa com a audiência, garantindo fidelização, recomendações e maior autoridade digital. Além disso, ainda faz da clientela a maior fonte de insights e ideias inovadoras.

Por outro lado, ter olhos atentos às redes sociais permite que o seu negócio responda comentários negativos, de modo a evitar possíveis crises. É importante lembrar que um cliente insatisfeito buscará alguma forma de demonstrar sua insatisfação. Manter o controle acerca dos sentimentos detratores, os associando a uma estratégia de reengajamento, pode transformar sua empresa de “vilã” em “super-herói”.

2. Como deve ser feito?

Para fazer o monitoramento de redes sociais, é importante ter uma estratégia traçada. Saiba quais são os principais termos de busca que estão de acordo com a seu planejamento. Acompanhe, também, o que a concorrência tem feito e não se esqueça de listar as hashtags e termos que estão sendo mais utilizados.

Powered by Rock Convert

Além disso, defina o seu público-alvo e entenda como ele se comporta, de modo que sua empresa sempre foque em alcançar aquelas pessoas que têm interesse na marca. Também é importante estar presente nas redes sociais mais adequadas. Se o seu público de interesse são diretores do setor agrícola, é mais provável que ele esteja mais presente no Facebook e no LinkedIn do que no Instagram, não é mesmo?

3. O que é medido e observado?

As métricas de avaliação das redes sociais variam de acordo com os objetivos da estratégia traçada, assim como o meio utilizado. No Facebook, por exemplo, acompanhar o número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações são algumas medidas que podem ser monitoradas. Caso postagens tenham chamadas para ação, mensurar esse resultado também é muito importante.

Contudo, tenha atenção às métricas de vaidade. As redes sociais são ferramentas utilizadas para alcançar objetivos empresariais. Por isso, não se prenda somente a curtidas, compartilhamentos e comentários. Tenha sempre em mente os objetivos de suas campanhas para que o retorno sobre o investimento seja realmente comprovado.

4. Quais ferramentas são usadas?

Utilizar uma ferramenta para fazer o monitoramento das redes sociais é indispensável. Elas permitirão unir diversas informações em um único local, facilitando todo o trabalho de acompanhamento das mídias. Abaixo, separamos algumas, para tornar seu dia a dia mais produtivo:

  • Reportei: essa ferramenta une relatórios de redes sociais e Google Analytics em templates predefinidos. Apesar de ainda não permitir customizar os dados apresentados nos relatórios, os dois modelos existentes são simples, completos e de fácil compreensão;
  • Instamizer: se seu público está presente no Instagram, essa é uma boa ferramenta de monitoramento. Com ela, é possível criar stories, posts, interagir com os usuários e monitorar comentários;
  • AdEspresso: essa é a ferramenta ideal para monitorar o Facebook Ads. Com ela, é possível impulsionar posts, otimizar anúncios, criar segmentações e fazer testes A/B. Todas as informações são compiladas no dashboard e relatórios customizáveis;
  • Scup Social: monitorar, gerir e analisar os dados das redes sociais, conhecendo o mercado de atuação, o público-alvo e os concorrentes: o Scup Social entrega tudo isso de maneira simples e eficaz;
  • mLabs: além de gerenciar várias redes sociais, com essa ferramenta, é possível analisar métricas, gerar relatórios e responder ao público utilizando um painel que organiza todas as informações.

5. Vale a pena terceirizar?

Para algumas empresas, apesar de contar com um time de marketing, muitas vezes é complexo dedicar um colaborador para monitorar as redes sociais. Além gerar custos à organização, essa pessoa será responsável em manter o controle sobre todas as mídias e ter a habilidade de lidar com as situações boas e ruins que surgirem.

Por isso, muitas vezes é preciso terceirizar para executar essa função. Além da expertise com as demandas de acompanhamento das métricas de desempenho nas redes sociais, uma empresa como a 2dcb poderá contribuir com a manutenção da imagem e do posicionamento da marca.

Sendo assim, fica claro que fazer o monitoramento de redes sociais é indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado. Afinal, seu público tem voz, e será por meio das mídias sociais que declararão sua satisfação ou insatisfação com a sua marca.

Contar com uma empresa terceirizada que acompanhe as curtidas, comentários e compartilhamentos permitirá a melhoria contínua e a identificação de novas oportunidades de negócio, além de garantir a satisfação e a fidelização de clientes.

Se você deseja que sua empresa tenha uma presença forte nas redes sociais e ganhe destaque no mercado, utilizando estratégias robustas, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conteúdos Especiais criados pela 2dcb

para te ajudar

Fechar

Gostaria de saber mais sobre a

Agência 2?

Fechar

Visite nosso Site