Por que devo ler este artigo?
Se você trabalha no agro e deseja manter sua marca relevante e competitiva, precisa conhecer as tendências que estão moldando o setor. Este artigo revela insights essenciais para empresários e gerentes de marketing se adaptarem às novas exigências de mercado. É uma leitura estratégica para quem busca resultados reais no agronegócio.
O agronegócio brasileiro é um dos setores mais dinâmicos e essenciais da economia do país. Além de representar quase 24% do PIB nacional, é responsável por mais de um terço dos empregos formais no Brasil, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Porém, não basta ser eficiente apenas na produção: investir em estratégias de marketing para o agronegócio é fundamental para aumentar a visibilidade, fortalecer marcas, abrir novos mercados e acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores.
Por isso, entender as tendências que estão impactando o setor é essencial para se manter competitivo. Confira, a seguir, as 8 principais tendências do agronegócio em 2025.
Tendências no agronegócio em 2025
O cenário do agro está em constante evolução, impulsionado pela tecnologia, pela sustentabilidade e por um consumidor cada vez mais conectado e exigente. Veja a seguir as 8 principais tendências no agronegócio neste ano:
-
Incorporação de mais tecnologia
A presença de tecnologias inovadoras no campo é irreversível. A evolução tem acontecido de forma exponencial e, com a mesma velocidade, tem contribuído para que o setor agro produza mais e melhor.
A Internet das Coisas (IoT) conecta equipamentos e sistemas, gerando dados em tempo real. Com isso, vem aumentando a eficiência dos processos agrícolas por meio de sensores instalados nos equipamentos que monitoram as temperaturas do solo e do ar, e medem a velocidade do vento.
Muitas melhorias são percebidas em colheitas realizadas no tempo certo e em adaptações que proporcionam maior produtividade, como o controle do volume de água destinado à irrigação das plantações. Além disso, proporciona redução de custos e maior rentabilidade financeira.
Entre outras tendências de incorporação de tecnologia no campo estão os sensores inteligentes, que monitoram o solo, o clima e o desenvolvimento das plantas, otimizando recursos.
Os drones agrícolas estão realizando operações cada vez mais eficientes de pulverização, adubação, imageamento, além do monitoramento mais preciso de diversos índices nas lavouras.
A biotecnologia oferece sementes geneticamente adaptadas a diferentes ambientes, enquanto o Big Data permite a análise de grandes volumes de informações para tomada de decisão mais estratégica nas operações.
-
Produção sustentável
Durante muito tempo no Brasil, o meio ambiente foi negligenciado na produção agrícola, resultando em milhões de hectares de terras degradadas. Contudo, com o aumento da conscientização e devido à pressões internas e externas, mudanças necessárias têm sido realizadas.
Dessa forma, a produção sustentável continua sendo uma das mais importantes tendências no agronegócio. As boas práticas de sustentabilidade criam valor agregado aos produtos o que, consequentemente, aumentam o preço de venda, gerando maior retorno financeiro.
Outra tendência em alta são as práticas de agricultura regenerativa, que visam restaurar a saúde do solo e dos ecossistemas agrícolas. A descarbonização — redução das emissões de carbono na produção — está ganhando espaço com a adoção de fontes limpas e eficiência energética.
Entre outras ações que continuam sendo adotadas pelo setor agro, podemos citar:
- tecnologias que conservam água, florestas e a fertilidade natural das terras;
- produção de energia limpa;
- economia verde – eficiência no uso de recursos, baixa emissão de carbono e busca pela inclusão social.
Essas ações objetivam preservar os recursos hídricos, uma vez que a sua disponibilidade é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio, garantindo segurança alimentar para toda a cadeia.
Da mesma forma, o investimento constante em projetos agrícolas dirigidos para a produção de energia eólica, solar e de biomassa amplia a competitividade das organizações que desejam crescer no setor.
-
Diferenciação de produtos agrícolas
Produtos personalizados ou mesmo edições especiais também são tendências no setor agrícola, pois conquistam novos mercados e clientes que procuram por novidades.
O agronegócio brasileiro tem um enorme potencial e a capacidade de criar parcerias agrícolas com diversos países – tanto os que pertencem aos chamados mercados em desenvolvimento (como os tigres asiáticos e os países árabes), quanto os que fazem parte dos considerados mercados maduros (países das três Américas e da Europa).
Os países de mercados em desenvolvimento apresentam maior crescimento populacional e econômico e costumam comprar alimentos em maior quantidade com o objetivo de atender as necessidades de consumo da população crescente.
Países de mercados maduros são parceiros históricos do Brasil e mantêm uma relação estreita. Geralmente pagam mais pelos produtos adquiridos, pois buscam maior qualidade.
Essa distinção é muito importante para que o produtor brasileiro tenha clareza ao posicionar seus produtos no mercado internacional. Para os mercados considerados maduros, os produtores rurais devem buscar, também, os que estão fora das grandes commodities.
Isso, aliás, vem acontecendo, já que marcas diferenciadas estão ganhando maior destaque, valorizando e agregando aos seus produtos às exigências do consumidor da atualidade, como a qualidade, a sustentabilidade e a praticidade. Para esses casos, também é necessário um investimento mais expressivo em marketing.
A diferenciação de produtos agrícolas é uma tendência do agronegócio em alta atualmente. Como exemplo, podemos citar as certificações orgânicas, que garantem práticas sem o uso de químicos sintéticos e aumentam o valor de mercado.
A denominação de origem valoriza produtos ligados a regiões específicas, como cafés da Serra da Mantiqueira. Já os produtos premium, como cafés especiais ou carnes nobres, conquistam nichos de mercado que buscam qualidade superior.
-
Utilização de ferramentas de gestão
O desenvolvimento e crescimento do agronegócio passam, necessariamente, pela organização de todas as operações pertencentes ao processo. Em outras palavras, necessitam de otimização da gestão, e isso inclui, é claro, a utilização de softwares e aplicativos capazes de auxiliar os gestores nas tarefas diárias, principalmente, no que diz respeito aos custos de produção.
As ferramentas de gestão agrícola evoluíram muito. Sistemas modernos permitem automatizar rotinas de produção, como irrigação e controle de pragas. Além disso, facilitam a tomada de decisão, inclusive à distância, já que muitas utilizam a nuvem, dispositivos móveis e recursos avançados para a coleta de dados.
A integração de informações — clima, solo, produtividade — facilita a tomada de decisão estratégica. Além disso, a análise de dados com apoio de Inteligência Artificial (IA) permite prever tendências, reduzir riscos e maximizar o retorno dos investimentos. Isso garante mais produtividade, reduz desperdícios e melhora o planejamento estratégico.
- Negociações em marketplace
Marketplace é um espaço digital onde são realizadas transações comerciais, isto é, uma plataforma onde vendedores e compradores fecham negócios.
A realização de negócios no campo virtual segue como forte tendência do agronegócio. Para atender o setor, muitos aplicativos têm sido desenvolvidos, ampliando os esforços aplicados no mercado agrícola para aumentar os lucros.
Essas plataformas e aplicativos oferecem inúmeras opções de produtos e produtores; assim é possível melhorar a interação entre os agentes pertencentes a este mercado. Funcionam, praticamente, como uma rede de relacionamento.
Marketplaces especializados em produtos agrícolas crescem ano a ano, permitindo a produtores e fornecedores ampliarem seu alcance de vendas e negociarem diretamente com compradores em diferentes regiões do país.
Atualmente, plataformas especializadas permitem que produtores vendam insumos, grãos e outros produtos diretamente a compradores, ampliando sua rede de clientes e aumentando sua margem de lucro.
Essa tendência democratiza o acesso a novos mercados, elimina intermediários e dá mais poder de negociação ao agricultor.
-
Digitalização acelerada no agronegócio
A digitalização no agro vai além do campo: ela envolve toda a jornada de venda e relacionamento com o cliente.
Automatizar vendas, realizar atendimentos via WhatsApp e usar estratégias de marketing digital (que vamos abordar mais adiante) são práticas que vieram para ficar. Ter presença online não é mais opcional, é essencial para gerar autoridade e atrair novos clientes.
Empresas que se adaptam a esse novo cenário conseguem agilizar o atendimento, personalizar ofertas e melhorar a experiência do cliente — fatores cruciais para a fidelização e crescimento de marca no agronegócio.
-
ESG e rastreabilidade como fatores decisivos de compra
Hoje, consumidores e investidores cobram mais transparência das empresas – e o agro não poderia ficar de fora.
A rastreabilidade de produtos — capacidade de seguir o caminho de um produto do campo à mesa –, as certificações de sustentabilidade e o fortalecimento de iniciativas ESG (ambiental, social e governança) ajudam as empresas a demonstrar compromisso real com o meio ambiente e responsabilidade social. São fatores que influenciam diretamente as decisões de compra e parcerias no mercado nacional e internacional.
Empresas que conseguem comprovar a origem de seus produtos e mostrar compromissos reais com sustentabilidade e responsabilidade social saem na frente, tanto no mercado interno quanto para exportação.
- O protagonismo das novas gerações no campo
As novas gerações de produtores rurais que assumem a gestão das propriedades agrícolas trazem uma mentalidade diferente. Buscam inovação constante, sustentabilidade nos processos e desejam se relacionar com marcas que sejam autênticas, transparentes e com propósito claro.
Para essas gerações, valores como responsabilidade socioambiental e tecnologia de ponta são pré-requisitos. Também valorizam experiências digitais, transparência nas relações e agilidade na comunicação.
Construir estratégias de marketing voltadas para esse público significa investir no futuro do agronegócio de forma sólida e sustentável.
A importância de investir em estratégias de marketing para o agronegócio
Ao longo dos últimos anos, o marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de promoção para se tornar parte estratégica da gestão de empresas do agro. Uma estratégia de marketing e comunicação bem estruturada pode:
- construir a imagem de marcas confiáveis;
- facilitar a inserção de novos produtos no mercado;
- gerar valor agregado à produção;
- aumentar a percepção de qualidade;
- conectar o produtor ao consumidor final de maneira mais direta.
Com consumidores mais exigentes e atentos às questões de sustentabilidade, rastreabilidade e inovação, o marketing se tornou um grande aliado na construção de confiança e relacionamento com o mercado.
Comunicação e marketing agro mais estratégico
A produção de conteúdo relevante tem sido vital para se conectar ao público da marca. Estratégias de marketing de conteúdo, otimização para motores de busca (SEO) e inbound marketing ajudam marcas do agro a educar o mercado, gerar leads e construir relacionamentos mais sólidos.
Estratégias de marketing de conteúdo permitem educar o público e construir autoridade no mercado do agronegócio, que é tão concorrido. Investir em SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para ser encontrado nas buscas do Google por produtores e empresas do setor.
O inbound marketing também ganha força, com ações focadas em atrair, engajar e converter o público ao longo de sua jornada de decisão. Essas práticas posicionam a marca como referência no setor.
Já o storytelling, ao comunicar histórias reais de produtores e processos únicos, cria uma conexão emocional e agrega valor à marca, tornando o consumidor parte da narrativa.
Em suma, as tendências do agronegócio em 2025 têm como objetivo promover aumento na produtividade, na qualidade e, sobretudo, na lucratividade, levando em conta todos os fatores ambientais que estão intimamente relacionados à sustentabilidade.
O ideal, então, é estar sempre atento às melhores práticas do mercado para poder inseri-las, de maneira estratégica, em seu negócio. Ao preparar um bom plano de marketing, você tem a grande possibilidade de ganhar vantagem competitiva diante da concorrência.
A Agência Dois tem mais de 20 anos de experiência atuando com comunicação, design e marketing para empresas do agronegócio, como Jacto, Baldan, Colombo e Marispan.
Se você deseja fortalecer sua marca e impulsionar seus resultados, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar!