o-que-se-sabe-sobre-a-volta-do-orkut-e-seus-impactos o-que-se-sabe-sobre-a-volta-do-orkut-e-seus-impactos

O que se sabe sobre a volta do Orkut e seus impactos?

3 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O Orkut saiu do ar em 2014, deixando um legado de interações nas redes sociais que gera burburinho até hoje. Isso é um marco, afinal, diante da saturação de informação que vivemos, não é fácil uma plataforma inexistente há quase 10 anos ainda ser tão lembrada. Por essa razão, a volta do Orkut passou a ser cada vez mais discutida.

Essa rede social foi desenvolvida em 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, cujo primeiro nome foi usado para batizar a plataforma. Porém, com o tempo, a popularidade do Orkut caiu, principalmente pelo surgimento de concorrentes, como o Facebook.

Contudo, o dinamismo do mundo fez as coisas mudarem, e boa parte do público saudosista pedia o retorno da rede social. Assim, o seu fundador trouxe novidades sobre o assunto. Quer entender mais? Continue a leitura!

O que se sabe sobre a volta do Orkut?

o-que-se-sabe-sobre-a-volta-do-orkut

Conforme mencionado, a volta do Orkut é uma possibilidade que surgiu em meio ao clamor do público que sente falta das características dessa rede social. Enquanto estava no ar, ela teve 300 milhões de usuários e era uma das formas de comunicação mais comuns na época. 

As interações ocorriam a partir de ferramentas como os ‘’Depoimentos’’, que ranqueavam as mensagens de um amigo para outro. Além disso, o Orkut também contava com o ‘’Ver quem visitou seu perfil’’, função muito solicitada por uns e temida por outros usuários das redes sociais atuais. 

Diante disso, em abril de 2022, Orkut Büyükkökten reativou o Orkut para deixar uma mensagem que sinalizava a volta da rede social. 

A mensagem afirma o quanto as redes sociais podem servir de ferramenta para que as pessoas se conectem e se conheçam mais. Naturalmente, o mundo e os usuários não são os mesmos de quase 10 anos atrás. Assim, o fundador finaliza a carta afirmando que em breve anunciará novidades. Então, os interessados podem colocar o e-mail para receber a notícia em primeira mão.

Quais são os impactos que a volta do Orkut pode gerar?

quais-sao-os-impactos-que-a-volta-do-orkut-pode-gerar

Como visto, a volta do Orkut é possível e uma realidade cada vez mais próxima. Logo, as demais redes sociais precisam se preparar para os impactos gerados. Por exemplo, até 2014, essa plataforma era, no geral, um ambiente livre de discursos de ódio e mais seguro para interações. 

A mesma realidade não ocorre nos dias atuais, como no Facebook, TikTok, Instagram ou Twitter. Naturalmente, caso o Orkut volte, como esperado, a rede social terá desafios para manter o padrão anterior. De todo modo, isso tende a incentivar o maior investimento em segurança digital nas demais plataformas. 

Por exemplo, em negociação com o Twitter, Elon Musk, afirmou que essa rede social deve permitir a liberdade de expressão, mesmo que ela signifique divulgar teorias da conspiração. Por outro lado, Büyükkökten fala em colocar limites em discursos de ódio e polarizados, além de citar a maior segurança de dados.

Ou seja, a volta do Orkut pode tirar muitas redes sociais da zona de conforto e mudar a maneira como elas se comportam atualmente. É importante se preparar para esse retorno e usá-lo nas estratégias da sua empresa, por exemplo, ao utilizar ferramentas usuais do Orkut para entreter o público.

Quer ficar por dentro de outras dicas para se preparar para o retorno do Orkut e de outras temáticas do mundo digital? Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856