O agronegócio vive um bom momento no Brasil. Para confirmar isso, podemos citar uma matéria da CNN Brasil que cita um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenado pela professora Silvia Matos. A pesquisa faz uma projeção de que o resultado desse setor será até 5% maior no nosso país até o final de 2022, devendo impulsionar o PIB neste ano. Essa é uma boa notícia para as empresas do segmento, mas também acende um alerta: como se destacar da concorrência?
O seu público-alvo está na internet pesquisando as opções do mercado e, para que a sua empresa não passe despercebida, é necessário agir. Neste artigo, vamos mostrar alguns motivos da importância do marketing no agronegócio e, no final, você verá como facilitar a aplicação dessa estratégia na sua indústria. Boa leitura!
Por que é necessário investir no marketing no agronegócio?
Independentemente do segmento, o investimento na comunicação digital é muito importante, mas o setor agrícola possui algumas especificidades. Confira, a seguir, os principais motivos para investir nessa estratégia.
Melhor segmentação do público-alvo
Não é segredo que a escolha certa do público-alvo em uma campanha de marketing é um dos fatores para o seu sucesso. Quando a divulgação é realizada por meio de algumas mídias tradicionais, como outdoors, rádio e TV, fica difícil determinar quem vai consumir aquele conteúdo. Ou seja, o investimento pode não ter o retorno esperado.
Ao investir na comunicação no meio digital, as ferramentas utilizadas permitem uma melhor segmentação do público-alvo. Ao utilizar o Facebook Ads ou Google Adwords, por exemplo, é possível determinar qual será a localização do anúncio, a faixa etária das pessoas alcançadas, o sexo, entre outras informações relevantes.
Mensuração dos resultados
A mensuração dos resultados sempre foi um desafio nas campanhas de marketing. As empresas nunca conseguem identificar com precisão qual a porcentagem de clientes que são conquistados por meio de anúncios nas mídias tradicionais.
Com o marketing digital, quase todas as estratégias possibilitam mensurar os resultados com exatidão. Por exemplo: é possível identificar quantas pessoas viram um anúncio no Facebook e qual a porcentagem delas que efetivamente clicaram. Esses dados são vitais para realizar ajustes e otimizar a divulgação da empresa.
Aumento da visibilidade da marca no mercado
Se destacar entre a concorrência é fundamental para as empresas de agronegócio, mas existe outro motivo para aumentar a visibilidade da marca no mercado. De acordo com especialistas, o Brasil possui um alto potencial de produção agropecuária e pode alcançar uma fatia maior no faturamento mundial do setor, estimado hoje em U$$ 15 trilhões.
O país ainda não alcançou melhores resultados por conta do baixo investimento em marketing no agronegócio, principalmente na comunicação no ambiente online. É importante que as empresas percebam que o avanço tecnológico e das mídias sociais trouxe essa necessidade e que comecem a investir o quanto antes.
Alavancamento dos resultados e das vendas do negócio
Essa questão do desempenho das vendas está diretamente relacionada com a visibilidade que o negócio tem. Trata-se daquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”. E é claro que o marketing, seja o online ou o offline (o digital ou o tradicional), é sinônimo de divulgação e presença.
Dessa forma, ao aparecer e atrair atenção do público-alvo, mostrando o que você tem para oferecer para ele, as chances de venda são maiores e, consequentemente, os resultados são melhores.
Marcação de presença nas redes sociais
Considerando o tópico anterior, para conseguir ser lembrado pelo seu público-alvo, é importante estar nos canais utilizados por ele. De acordo com a pesquisa de hábitos do produtor rural da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 42% dos agricultores e pecuaristas costumam usar a internet. Destes, 77% acessam as redes sociais, sendo que as mais usadas são o WhatsApp (96%), o Facebook (67%) e o YouTube (24%).
Melhor relacionamento com o público-alvo
A interação e a comunicação com o público-alvo, facilitada pelas mídias sociais, têm o poder de criar um relacionamento e uma proximidade com ele. Isso será essencial na hora de os clientes lembrarem da sua indústria em um momento de consideração de compra.
Além disso, durante e após a compra, o investimento nessa parte de comunicação não pode terminar, já que ajudará a fidelizar o consumidor.
Então, produzir conteúdos e ações de publicidade que conversem e engajem com o seu público, bem como ouvi-lo e respondê-lo sempre que necessário em toda a jornada dele, configuram coisas essenciais para o marketing no agronegócio.
Posicionamento do seu negócio frente à competitividade do mercado
Por meio das estratégias de divulgação, sobretudo a produção de conteúdo relevante para seu público, é possível posicionar o negócio como uma referência quando se trata de qualidade e especialidade.
O motivo é que, ao fazer isso, o público verá que a empresa sabe falar sobre o produto que vende e todo assunto que o envolve. Isso mostra que ela entende muito bem o que faz, o que é sinônimo de fazer bem. Assim, os consumidores sentirão confiança na sua indústria e priorizarão ela em um momento de necessidade de compra.
Como uma agência de comunicação ajuda no marketing no agronegócio?
Colocar em prática todas as ações necessárias para alcançar bons resultados exige conhecimentos em marketing agrícola, além de tempo hábil e ferramentas de automação do processo. Contar com a ajuda de uma agência de comunicação integrada representa um ótimo custo-benefício, já que esse serviço oferece todas as estratégias e a garantia de retorno.
Para você entender melhor a importância do marketing no agronegócio, vamos pensar em um exemplo em que você quer aprimorar o marketing digital praticado na sua indústria. Em resumo, com uma agência de comunicação, você terá disponível para suas estratégias:
- Profissionais especializados e atualizados com relação às práticas mais recentes do mercado;
- Tecnologias, ferramentas e práticas inovadoras, como os CMSs, usados para blogs, e os CRMs, empregados para a automação de marketing;
- Gestão de orçamento mais previsível e eficaz, já que haverá um bom monitoramento de dados e resultados ao longo do processo da estratégia.
Sendo assim, você não terá que se preocupar com nada disso dentro da sua indústria.
O marketing no agronegócio é necessário para que as empresas do segmento possam se relacionar melhor com seu público-alvo e conquistar mais espaço no mercado nacional e internacional. Neste artigo, mostramos alguns motivos para investir nessa estratégia e como é importante contar com uma agência especializada para aplicá-la de forma eficaz.
Tem interesse em melhorar a comunicação no seu negócio? Você pode entrar em contato com a 2dcb agora mesmo para entender as inúmeras maneiras que temos de ajudá-lo nessa questão. Estamos prontos para atendê-lo!