Voce já conhece o Algoritmo BERT?
Confira no texto as principais novidades do novo algoritmo do Google
Você já deve ter ouvido falar que há um novo algoritmo do Google implementado. E se há um assunto que causa polêmica entre profissionais de Marketing Digital, além das constantes atualizações do Facebook, é esse.
O fato é que milhões de usuários utilizam a ferramenta de busca todos os dias para sanar dúvidas e resolver problemas. Para uma empresa, não estar em conformidade com exigências do algoritmo é sinônimo de queda do tráfego orgânico do site.
Por isso, neste post, mostraremos o que você precisa saber sobre BERT, o novo algoritmo do Google. Além disso, você verá também quais as principais atualizações da plataforma e como as empresas devem se adaptar a elas. Confira agora!
O que é BERT?
Bidirectional Encoder Representations from Transformers {(Representações Codificadoras Bidirecionais de Transformadores)} ou BERT, como é mais conhecido, é o nome do novo algoritmo do Google.
Você deve estar se perguntando o que essa sigla significa, não é?
Consiste em uma tecnologia de rede neural desenvolvida com a finalidade de aprimorar o processamento de linguagem natural. Isto quer dizer que ajuda os robôs a compreenderem a linguagem de uma maneira mais parecida com a dos humanos.
Atualmente, o Google utiliza um sistema de indexação e rastreamento que considera as keywords (palavras-chave) que os usuários usam para realizar pesquisas. No entanto, com o BERT, a plataforma passará o considerar também o contexto da frase.
Quais as novidades do novo algoritmo do Google?
Para facilitar o seu entendimento, mostraremos as atualizações mais impactantes para as empresas que o BERT trouxe.
Leitura de frase
Como já foi dito, no atual modelo, o algoritmo considera a ordem dos termos na frase utilizada pelo usuário para pesquisar. Quando o novo algoritmo do Google for implementado, a totalidade da frase será analisada, considerando o contexto de uma apalavra a partir dos termos que vêm antes e depois (por isso, o “B” de “bidirecional”).
Resumindo, é como se agora a plataforma fosse capaz de entender a intenção das pessoas ao realizarem uma busca.
RankBrain
RankBrain é o nome da primeira tecnologia de Inteligência Artificial que o Google desenvolveu para melhorar o entendimento dos robôs em relação às buscas feitas pelos usuários.
O RankBrain analisa as keywords usadas na busca, o comportamento do usuário nos cliques dados na página de resposta e o conteúdo dos sites indexados. Seu objetivo é entender o que o usuário quis dizer com a pesquisa e o que realmente quer.
Esse algoritmo também é responsável por rankear os resultados conforme a performance de cada página, baseando-se em pesquisas realizadas anteriormente. Seu objetivo é semelhante ao do BERT, não é verdade?
O Google passará a utilizar as duas tecnologias para oferecer os melhores resultados ao usuário. Com isso, o Google se tornará mais preciso.
Google Assistente
O assistente virtual da maior plataforma de pesquisas do mundo também passará por atualizações. Quando o usuário realizar uma pesquisa por meio do Google Assistente, os resultados de busca ou Featured Snippets — aquele box que aparece em alguns resultados, com uma resposta direta, sem a necessidade do usuário visitar o site — serão influenciados pelo novo algorítimo.
YouTube e Google Maps
Ainda não há muita informação disponível sobre quais serão exatamente as mudanças nos critérios de rankeamento dessas plataformas, mas elas também serão impactadas pelo BERT.
Produtores de conteúdo e profissionais de marketing digital precisam ficar atentos daqui em diante.
Como as empresas devem se adaptar às mudanças do algoritmo?
Apesar de muita gente ter sido pega de surpresa com as exigências do novo algoritmo do Google — em especial profissionais que atuam com marketing digital e produção de conteúdo para web — a empresa recomenda, há muitos anos, a criação de conteúdos de qualidade, relevantes e que respondam as dúvidas dos usuários.
O BERT foi desenvolvido justamente para interpretar a intenção por trás das pesquisas realizadas. Sendo assim, para se adaptar, é preciso focar na qualidade e não na quantidade. Já ouviu a expressão “conteúdo é rei”? Pois bem, a premissa é exatamente essa.
Em outras palavras, a preocupação deve ser focada em escrever da melhor maneira possível. A escrita “mecanizada”, que tem como objetivo principal ser interpretada por máquinas e algoritmos, ficou para trás.
Como você pôde conferir:
O novo algoritmo do Google traz novidades que beneficiarão milhões de usuários. Produzir conteúdo relevante e realmente útil será um pré-requisito para manter seu negócio bem rankeado.
Agora que você já conhece as principais mudanças no novo algoritmo do Google,
Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre os principais critérios e reprovações dos anúncios no Facebook!
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3 comentários em “Bert: O Novo Algoritmo do Google: Fique por dentro das principais novidades”