Filme da Barbie: como o live-action está fazendo um trabalho de marketing impecável

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

No dia 20 de julho, estreou o filme da “Barbie”, um dos mais aguardados do ano. Com uma base de fãs dedicados e uma história e personagens icônicos, a franquia da Barbie expande seus horizontes para atrair tanto o público jovem quanto adulto. 

Aqui, vamos comentar com você as estratégias de marketing utilizadas para promover o filme e conquistar esses dois públicos distintos. Vem com a gente!

Warner Bros. Pictures/Divulgaçã

O começo da conquista de novos públicos

Desde que foi lançada há mais de 60 anos, graças a uma ideia inovadora da Mattel de criar uma boneca adulta para o mercado infantil, Barbie conquistou o mercado.

Mais recentemente, ela se estabeleceu graças à sua conexão com o público jovem e adulto provocada por campanhas marcantes. Uma delas foi a parceria com a Fiat em 2013, em que uma Barbie foi produzida e vendida com uma miniatura do Fiat Cinquecento.

Claro que tanto sucesso não ia ficar de fora da onda das produções em live-action, que têm ganhado cada vez mais espaço e conquistando público. 

A Barbie entrou na brincadeira e veio com tudo, reinventando não apenas a boneca no mundo real, mas também outros personagens importantes desse universo, como o Ken. 

O marketing por trás do filme da Barbie

Mas o que tem mesmo chamado muita atenção é o trabalho de marketing realizado para divulgar o filme, com um elenco pra lá de estrelado.

As estratégias traçadas pela equipe de marketing da produção vão além da simples divulgação pela internet, comerciais televisivos e a atriz Margot Robbie desfilando recriações de looks icônicos da Barbie em premiéres.

Já no começo, vários fãs foram convidados a participar do evento Barbie quando viralizou a foto de um outdoor completamente rosa. Nele, só constavam a data do lançamento do filme no canto inferior direito com a identidade visual da Barbie, mostrando que só a cor característica e a fonte utilizadas já remetem à icônica marca.
Isso reforça o grande poder de Branding apresentado pela Mattel, a fabricante que detém os direitos da boneca. Apenas marcas que apresentam detalhes característicos, como cores e fontes bem definidos, podem se dar ao luxo de usar estratégias como essa e ter o reconhecimento imediato do público.

Outdoor utilizado para divulgar a data de estreia do filme. (Imagem: Reprodução)

Um mundo de colabs

Ações em parcerias com diferentes marcas e segmentos vêm sendo realizadas nos últimos meses. Uma delas é uma missão especial lançada pelo jogo de celular Candy Crush, que envolve a Barbie. 

Outra ação marcante é um show de fogos de artifícios rosa que rompe na tela ao pesquisar “Barbie” no buscador do Google. Os resultados de pesquisas mudam do típico azul para (adivinhe?) rosa.

Animação do conteúdo exclusivo “We Are Barbie”, no app Candy Crush. (Imagem: Candy Crush / Divulgação).
Resultado de pesquisa ao digitar Barbie no buscador do Google (Imagem: Reprodução)

Uma deliciosa jogada de marketing

A rede de fast food Burger King também entrou na onda, criando o Pink Burger. No combo especial, que vem em uma caixa personalizada, está o sanduíche com um molho especial cor de rosa. O combo dá direito a um milkshake e um donut com cobertura na mesma cor.

A loja da rede na Avenida Paulista, em São Paulo, ganhou uma decoração especial, tornando-se a “Casa da Barbie”.

Imagem: Burger King Comunicação/Divulgação

Vivendo como uma Barbie

Muitos fãs cresceram brincando com a boneca e assistindo as animações da Barbie, sonhando em um dia morar em uma casa cor de rosa, com jardim, piscina e cada espaço temático.

Pensando nisso, o Airbnb, em parceria com a produtora Warner Bros., lançaram uma casa rosa-choque em Malibu, na Califórnia, EUA.

Foto: Airbnb/Divulgação

Até mesmo a marca de sapatos norte-americana Crocs, que faz muito sucesso entre os jovens, não ficou de fora. Também realizou uma collab com a Mattel e lançou 3 novos modelos inspirados na Barbie.

Foto: Crocs/Divulgação

As estratégias por trás

Várias dessas ações que você viu até agora, voltadas para a divulgação do live-action, são resultado de um forte trabalho de co-branding

Trata-se de uma estratégia de marketing em que empresas fazem colabs e desenvolvem produtos para obter benefícios mútuos, como aumento de clientes, maior visibilidade e expansão de marca.

O chamado “fan service” também foi muito utilizado. No artigo produzido pela Mundo Marketing, “3 lições que o Marketing do filme da Barbie ensina sobre lançamento de produtos“, a MBA em marketing Jennifer de Paula cita um pouco sobre o assunto.

“É dar aquilo que os fãs querem, isso tem sido amplamente utilizado pelo filme e reforça um importante ponto do Marketing, conhecer bem seu público-alvo”. Jennifer ressalta no artigo que, tanto para desenvolver o produto, quanto para desenhar a estratégia de marketing para seu lançamento, é fundamental entender qual é o público com quem a marca pretende falar.

No geral, o live-action do filme da Barbie promete ser um sucesso e a equipe de marketing, tanto da produtora do longa quanto de agências Brasil e mundo afora, está dando uma verdadeira aula de estratégia

Tudo foi cuidadosamente planejado para atrair diversos públicos e convencê-los ao ver o longa com o bom e velho recurso das mensagens subliminares, visual chiclete e par de protagonistas lindos e de sucesso. 

Barbie para todos

Ao reinventar a imagem da boneca e abordar temas relevantes, a franquia Barbie expande o seu apelo para uma nova geração de fãs.

Com uma forte presença nas redes sociais, parcerias estratégicas, premieres cuidadosamente planejadas e eventos promocionais, o marketing do filme se destaca pela sua abordagem multiplataforma e pela criação de uma experiência envolvente para todos os públicos.

Ingresso comprado para o filme da Barbie? Porque, mesmo que não saiba, você ainda vai ser levado a assisti-lo.

Eles já assistiram!

Os influencers também entram na onda do filme da Barbie! Vários deles já assistiram e estão compartilhando por aí suas opiniões.

Teve gente que adorou, como o Ailton Junior. Já a Juliana Latache fez críticas não tão favoráveis à produção da Warner Bros. 

Se você quer saber o que cada um deles achou, confira aqui os vídeos deles no TikTok! Mas é bom lembrar que, se não quiser receber spoiler, melhor não dar o play, combinado?

@julatache

🎀 ATENÇÃO: PODE TER SPOILER!!! Para mim homens e mulheres não devem ser retratados como rivais, o mal só se vence com o bem. No caso do machismo, ele nunca será vencido enquanto mulheres se referirem aos homens como a “escória” do mundo. Muita gente perguntando se eu levaria um filho(a) pequeno(a) ou pré adolescente para assistir e a minha resposta é NÃO!! Não é essa a mensagem que gostaria de passar para um filho meu, mas sim de que todos somos igualmente importantes e valiosos, sobretudo pelas nossas diferenças. #barbie #filmedabarbie #criticabarbie

♬ som original – Juliana Latache
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