Explore 10 ferramentas digitais para analisar a concorrência

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Se você gerencia o departamento de uma empresa, especialmente o Marketing, sabe da importância do benchmarking para a sobrevivência do negócio. Sem avaliar o que a concorrência está fazendo e as tendências para o futuro do mercado, fica difícil prever situações e planejar caminhos para se manter competitivo. Essa dinâmica é facilmente percebida por companhias que usam a internet para atrair e se relacionar com os consumidores

A boa notícia é que há diversas ferramentas digitais para ajudar nesse caso. Algumas são gratuitas, outras parcialmente pagas e ainda existem aquelas que não abrem mão do seu cachê. Independentemente da solução escolhida, será possível obter insights significativos para o negócio, que poderão ensinar muito sobre o que os concorrentes estão fazendo em seus sites, newsletters e mesmo nas mídias sociais para captar os clientes que deveriam estar procurando por você.

Neste artigo, compartilharemos 10 ferramentas digitais que você pode utilizar para avaliar a concorrência e o seu desempenho. Acompanhe!

1. Ahrefs

O Ahrefs é, certamente, uma das ferramentas digitais mais úteis quando o assunto é análise de SEO. Você pode utilizar o software online para analisar backlinks (ou seja, links que apontam para o seu site e o de seus concorrentes), avaliar a autoridade de domínios, fazer pesquisas de palavras-chave, criar alertas de menções à marca e conduzir uma auditoria de otimização das páginas.

A plataforma é considerada por muitos profissionais de SEO como uma das melhores, se não a melhor, e talvez por isso não ofereça planos gratuitos. Seus preços começam em US$99, mas você pode fazer um teste de sete dias gratuitamente.

2. Alexa

Essa também é uma opção excelente de ferramenta digital para verificar a relevância de websites. O Alexa, que pertence à Amazon, fornece informações sobre backlinks, origens de tráfego e palavras-chave, por exemplo, além de comparar esses dados, lado a lado, com os sites de seus concorrentes. Você também pode obter alguns insights sobre a audiência que visita o site de outras empresas do nicho em que você atua, o que é um dos grandes diferenciais da solução.

Os planos começam a partir de US$149/mês, mas você pode testar o sistema incluindo uma URL, ou seja, um endereço de site na página principal do Alexa. Assim, é possível obter algumas informações, como principais palavras-chave que geram tráfego orgânico, taxa de rejeição (uma importante métrica de marketing) e tempo médio que as pessoas gastam no website.

3. Buzzumo

Investe em marketing de conteúdo? O Buzzsumo ajuda você a desvendar quais conteúdos funcionam melhor para os seus concorrentes, considerando os artigos que mais ganham sinais sociais, ou seja, que mais são compartilhados em sites e aplicativos, como Twitter, Facebook e LinkedIn.

Nele, você pode escrever tanto uma URL quanto um tópico para buscar os conteúdos que melhor performaram em determinado período filtrado por você. Após descobrir o que seus concorrentes ou especialistas da área estão falando sobre o assunto e conferir o que já foi produzido, crie algo ainda mais completo e interessante.

4. Fanpage Karma

Nem só de sites sobrevive uma empresa na internet. Na verdade, as mídias sociais são as plataformas mais utilizadas e os destinos de investimentos para atrair e engajar as personas da empresa. O Fanpage Karma é uma ferramenta digital que permite analisar, monitorar e publicar em páginas comerciais do Facebook, além de contar com outros recursos interessantes.

Na plataforma, você pode comparar os números de fãs, o crescimento semanal, o número de posts por dia e o nível de engajamento que as páginas conseguem manter com a sua audiência.

5. Link Explorer

O Open Site Explorer da Moz deu lugar ao Link Explorer, mas suas funções básicas continuam as mesmas — e são sensacionais. Grande parte dos recursos são gratuitos e você pode utilizar o site para conferir a autoridade de domínios e páginas específicas. Além disso, é possível analisar quantos links cada endereço recebe e até quais são os textos âncoras utilizados!

Sem dúvidas, essa é uma das principais ferramentas digitais para quem quer entender um pouco mais sobre as estratégias de SEO, link building e posicionamento da concorrência.

6. Siteliner

Essa solução informa alguns dos principais problemas que podem afetar a performance do seu site em relação ao SEO, como links que já não funcionam e conteúdos duplicados. Basta escrever a URL do seu concorrente na página principal do Siteliner e o sistema vai calcular por alguns segundos esses e diversos outros elementos, inclusive os comparando com a média de mercado.

Uma das indicações que a ferramenta digital traz é a quantidade média dos posts de determinado site. Essa é uma informação muito valiosa para quem deseja investir em marketing de conteúdo a fim de obter melhores resultados no Google do que a concorrência.

7. SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas digitais mais completas para quem investe em marketing na internet. Basta adicionar uma URL no campo de pesquisa que o sistema mostrará algumas métricas interessantes e valiosas, como tráfego orgânico mensal, total de backlinks e principais palavras-chave que geram visitas orgânicas ao site. A solução ainda mostra quanto a empresa investe em anúncios no Google.

Embora não seja uma ferramenta gratuita, o SEMrush permite algumas buscas diárias para avaliação do sistema, especialmente para quem tem cadastro no site.

8. SEO Analyzer

Uma das ferramentas digitais do guru Neil Patel proporciona uma análise muito relevante de SEO. Adicionando a URL de um site, a solução atribui ao seu domínio uma pontuação em relação às suas otimizações para os motores de busca. Além disso, estima o tráfego orgânico mensal e a quantidade de backlinks e de palavras-chave orgânicas.

E não para por aí, o SEO Analyzer avalia as páginas do site para encontrar erros que possam atrapalhar seu negócio na hora de obter melhores posicionamentos no Google, bem como verifica a velocidade de carregamento do website em laptops e smartphones. A ferramenta digital é 100% gratuita, portanto, aproveite!

9. Pro Ranker Tracker

Já ficou curioso sobre qual posição no ranking do Google um artigo do blog da sua empresa está ocupando, mas não tem tempo para ficar procurando seus resultados e os de seus concorrentes? O Pro Rank Tracker pode ajudar!

Basta inserir as URL’s que você deseja acompanhar e mensurar seus resultados quando achar necessário. Se você investe em ações de SEO local, ou seja, quer que o website ganhe o acesso de pessoas de uma determinada região, ainda pode simular o ranking para palavras-chave em diferentes cidades.

Os planos começam a partir de US$25, mas você pode inserir 2 URL’s e 20 palavras-chave para acompanhar gratuitamente.

10. Owletter

Se você costuma se inscrever nas newsletters da concorrência apenas para monitorar suas ações e campanhas, a Owletter pode ser uma solução muito mais rápida e eficiente.

A ferramenta digital captura imagens dos e-mails enviados de um site para alguma lista e as organiza em um painel, no qual você poderá fazer suas análises e aprender sobre o que a concorrência está fazendo nesse sentido. Isso acontece não apenas em relação aos textos e ao design, pois também é possível analisar os dias e horários de mais envio, as sazonalidades e os indicadores de SPAM.

E então, você gostou das opções de ferramentas digitais apresentadas neste artigo? Utilize-as para entender mais sobre as estratégias da sua concorrência, mas sempre elabore planos de ação para obter resultados melhores do que os das outras empresas. Se você ou sua equipe não tiverem conhecimento suficiente, não deixe de considerar o apoio de profissionais com expertise nesse assunto.

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