Descubra neste texto tudo sobre o conceito de Buzz Marketing, quais são os pilares e qual importância dele.
De maneira resumida, podemos definir buzz marketing como o conjunto de estratégias que tem por objetivo ampliar o alcance de uma mensagem de determinada marca usando pessoas como seu canal.
Há muito tempo as empresas sabem da importância do “boca a boca” e todas querem ser assunto nas rodas de conversas, não é mesmo? O buzz marketing se propõe a fazer justamente isso!
Esse tipo de marketing tem se popularizado, especialmente graças às mídias sociais, que permitem que mensagens sejam amplamente compartilhadas e cheguem a um grande número de pessoas.
Se você deseja que sua marca se torne um dos assuntos mais comentados nas redes, continue lendo e entenda por que o buzz marketing é tão importante, como ele pode auxiliar as outras estratégias de comunicação da empresa e confira como começar a utilizá-lo na prática.
Veja o que você vai encontrar neste conteúdo:
- O que é buzz marketing
- Qual a sua importância
- Como fazer buzz marketing
- Construa uma rede
- Inicie um concurso
- Esteja presente nas redes
- Recompense a lealdade
- Crie parcerias
- Pilares do buzz marketing
- Diferenças entre buzz marketing e marketing viral
O que é buzz marketing
De maneira resumida, podemos definir buzz marketing como o conjunto de estratégias que tem por objetivo ampliar o alcance de uma mensagem de determinada marca usando pessoas como seu canal. A ideia é gerar um engajamento contagiante no público, o que é feito por meio de ações que incentivem as pessoas a falarem sobre um assunto.
Com o crescimento das redes sociais, o buzz marketing se tornou popular e encontrou espaço onde há conversas acontecendo constantemente e, o principal ponto, elas podem ser compartilhadas e alcançar milhares de pessoas em pouco tempo.
Os esforços do buzz marketing não são voltados apenas para a venda de um produto, mas também para criar condições para que um negócio ganhe notoriedade social. Isso ocorre quando as pessoas são fisgadas e se mantêm entretidas falando proativamente sobre a marca.
Vale dizer que buzz marketing não é o mesmo que marketing viral, embora esses termos tenham suas semelhanças. Enquanto o viral consiste na construção de uma mensagem altamente compartilhável, que tem por objetivo se espalhar o máximo possível e alcançar muitas pessoas, o buzz marketing não deseja apenas atingir pessoas de qualquer maneira, mas sim fazer com que elas conversem sobre a marca.
Qual a sua importância
O comportamento de compra dos consumidores na atualidade é muito diferente do visto há alguns anos, pois o fácil acesso à comunicação e à opinião de outras pessoas estimula a busca por informações confiáveis sobre uma marca ou um produto.
As pessoas hoje estão sempre conectadas e trocando experiências sobre diversos assuntos. Além disso, elas valorizam aquilo que os amigos ou conhecidos dizem a respeito do que estão consumindo, o que influencia na percepção de uma marca e na decisão de compra.
Aliado a isso, existe o fato de que o público, exposto a um bombardeio de mensagens publicitárias, tem escolhido filtrar esse conteúdo e ignorar o que não interessa, especialmente por acreditar que a publicidade muitas vezes não corresponde à realidade.
É nesse contexto que as empresas precisam tentar atingir seus consumidores potenciais, por isso é tão importante criar estratégias que os alcançarão, como no caso do buzz marketing, que utiliza opiniões e experiências fornecidas por terceiros.
O buzz marketing oferece diversos benefícios às empresas, entre os quais destacamos:
- grande alcance: as inúmeras conexões que as pessoas têm por meio das redes sociais permitem que uma mensagem se espalhe para milhares ou até milhões no planeta inteiro em poucos segundos;
- credibilidade: no buzz marketing, as pessoas não depositam sua confiança exatamente na marca, mas no amigo que está a recomendando, o que diminui as barreiras de compra;
- baixo investimento: só é considerado buzz marketing a atitude que é orgânica, o que quer dizer que as pessoas não são pagas para falarem, mas o fazem espontaneamente.
Como fazer buzz marketing
A primeira coisa que é preciso ter em mente é que as campanhas de buzz marketing mais eficazes são aquelas direcionadas para pessoas que gostam de ser as primeiras a consumir uma novidade do mercado. Elas também devem ser voltadas para aqueles que costumam compartilhar suas opiniões e experiências em seus canais de comunicação.
Ao criar a campanha, é preciso investir tempo, energia e criatividade para criar eventos ou experiências capazes de inspirar as pessoas a compartilharem sua vivência e a espalharem a notícia.
No livro Buzzmarketing, o autor Mark Hughes aponta que existem alguns “gatilhos” capazes de garantir que as pessoas se interessem em discutir sobre determinado assunto. São eles:
- o tabu;
- o incomum;
- o extraordinário;
- o chocante;
- o hilário;
- o segredo.
O objetivo, então, é criar uma campanha de marketing que ative um (ou mais) desses gatilhos, o que fará com que as pessoas falem sobre o assunto nas redes sociais e em qualquer outro lugar.
Isso pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:
- surpreendendo o cliente, fazendo algo inesperado;
- apresentando diferencias que os concorrentes não têm, despertando a curiosidade;
- deixando as pessoas ansiosas sobre o que está por vir;
- superando as expectativas do consumidor, entregando mais do que o prometido.
Para facilitar o entendimento e mostrar como isso pode ser feito na prática, trazemos, a seguir, 5 dicas de como começar a fazer buzz marketing. Confira.
Construa uma rede
Fazer networking é uma estratégia essencial para o marketing, o que pode ocorrer, por exemplo, por meio da participação em feiras. Nesses locais, é possível distribuir material gráfico, como cartões de visita, e encontrar potenciais clientes e influenciadores.
Inicie um concurso
Hoje em dia é possível fazer isso gratuitamente ou com baixo custo, promovendo a ação nas mídias sociais. Os concursos são formas criativas de engajar o público, fazer com que ele se aproxime do produto e que ainda comente sobre o assunto.
Esteja presente nas redes
Qualquer que seja seu tipo de público-alvo, é quase certo que ele esteja presente em alguma rede social — o LinkedIn e o Twitter são os mais indicados para empresas B2B, e o Facebook e o Instagram mais eficazes para B2C.
O primeiro passo é criar uma página da empresa ou grupo, depois compartilhar conteúdo relevante e informações importantes para os seguidores.
Recompense a lealdade
Para que um cliente volte a consumir seus produtos ou serviços, é interessante oferecer uma recompensa, como um brinde ou um desconto, o que também pode ser feito quando ele recomendar a marca para outras pessoas.
Crie parcerias
Existem diversos blogs, com grande número de seguidores leais, que estão dispostos a escreverem sobre suas experiências com produtos recém-lançados. Uma ótima estratégia é fazer uma parceria com esses influenciadores para que eles falem sobre o seu negócio.
Pilares do buzz marketing
Conforme mencionado, o autor Mark Hughes destrinchou alguns pilares que potencializam as estratégias do buzz marketing. Entenda abaixo com maiores detalhes cada um deles.
Tabu
Como o próprio nome sugere, trata-se de assuntos mais controversos e que normalmente faz com que os envolvidos escolham o lado A ou B, desde que não haja desrespeito aos direitos humanos e nem ofenda minorias.
Sabe a redação do Enem, em que o candidato deve escolher e apresentar diferentes argumentos com embasamento sobre determinado assunto, sem que isso fique em lado oposto aos direitos humanos? Então, é uma lógica parecida, embora o foco seja sempre em falar sobre temáticas controversas.
Incomum
Especialmente na Era da Informação em que vivemos, continuar oferecendo mais do mesmo dificilmente vai atrair atenção e gerar comentários nos canais de comunicação. Por isso, quando uma marca consegue criar algo incomum, com qualidade e comprometimento com a proposta, o buzz marketing pode se sustentar.
Um exemplo disso foi as estratégias de marketing da cantora Manu Gavassi, durante a participação no reality show Big Brother Brasil, em que pela primeira vez na história, um participante teve conteúdos preparados antes do programado e com o intuito de serem divulgados a cada participação, de uma forma que atraísse e conversasse com as pautas do programa.
Extraordinário
Quando algo oferece um diferencial ou importância tão grande, o desejo pelo burburinho não poderia ser outro além das vantagens do que foi produzido. É o caso das vacinas contra o coronavírus, que têm a eficácia comprovada e a adesão pela população deve ocorrer simplesmente porque se trata de algo que pode acabar com uma pandemia, tornando o produto extraordinário.
Chocante
Esse é o mais comum de todos, já que tudo aquilo que nos choca gera comentários. Lembra de quando o milionário Chiquinha Scarpa anunciou que enterraria seu Bentley, um carro de luxo, no jardim de sua mansão? O anúncio gerou inúmeros comentários e no final, o empresário estava participando de uma campanha de doação de órgãos com slogan: “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”.
Assim, o objetivo inicial de chocar as pessoas e gerar atenção para uma campanha importante foi atingido com sucesso. Porém, é preciso ter cuidado para que o choque gerado não cause impactos negativos.
Hilário
O humor é sempre uma estratégia interessante para prender atenção das pessoas e fazer com que o assunto seja compartilhado e comentado pelos diferentes canais de comunicação, desde os grupos de WhatsApp da família até os espaços profissionais.
Segredo
Esse gatilho envolve o termo Fomo, que traduzido para o inglês é o medo de ficar de fora, que ocorre quando as marcas exploram a necessidade de participação das pessoas, para que elas não fiquem para trás.
Um exemplo disso é a rede social Clubhouse, que em pouco tempo se tornou extremamente popular. Parte desse buzz marketing gerado é explicado pela exclusividade da rede, que exige a entrada dos participantes apenas por meio de convites e com celulares IOS, o que aguça a curiosidade e interesse de quem ficou de fora.
Diferenças entre buzz marketing e marketing viral
O marketing viral tem o objetivo de chamar atenção do maior número de usuários. Porém, para que isso ocorra, na maioria das vezes, não existe um plano estratégico por trás para que o burburinho gerado tenha continuidade e resultados positivos concretos, como o buzz marketing, que, além disso, é pensado para um público específico e coerente com a identidade da marca.
Um exemplo do marketing viral são os vídeos produzidos de forma espontânea e divulgados na internet, e que por algum motivo acabam chamando atenção dos usuários. Em alguns momentos, os participantes podem até ser chamados para campanhas publicitárias.
É o caso do grupo Fundo de Quintal, em que alguns amigos com instrumentos improvisados e cenários de lama se juntaram para cantar hits do momento em forma de brincadeira. Porém, o conteúdo fez sucesso e atualmente eles fazem parte da nova campanha da Nissan.
Como foi possível ver, o buzz marketing pode promover vários benefícios para a sua empresa e gerar excelentes resultados, tanto no aumento de vendas e lucro quanto no fortalecimento de sua marca.
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