A Imagem apresenta um homem em uma mesa de trabalho segurando um ipad, a imagem acompanha o seguinte título: Como compor um logotipo de forma estratégica, veja nossas dicas! A Imagem apresenta um homem em uma mesa de trabalho segurando um ipad, a imagem acompanha o seguinte título: Como compor um logotipo de forma estratégica, veja nossas dicas!

Como compor um logotipo de forma estratégica? Veja nossas dicas

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Que tal contar com uma representação visual formada por símbolos, cores e palavras a fim de gerar identidade para sua marca? Isso tem nome: logotipo. Com ele, é possível tornar sua empresa reconhecida no mercado, desde que a estratégia esteja alinhada com os objetivos da instituição e que seja coerente com o seu segmento.

Para isso, é necessário seguir algumas recomendações para externalizar todos esses elementos de forma visual para colaboradores, consumidores, parceiros e público em geral. Neste conteúdo, reunimos as melhores dicas e informações para você criar um logotipo que seja a cara do seu empreendimento. Confira.

Na imagem é apresentado um homem com camisa branca em um escritório com o título escrito "O que é Logotipo?"

O que é logotipo?

Logotipo é uma espécie de símbolo que representa uma marca pelo conjunto ícone + tipografia (texto). Quando uma companhia desenvolve uma representação visual, é importante que a equipe responsável pela sua criação considere todos os valores da empresa, pois esse é um dos principais objetivos dessa estratégia.

Uma boa pesquisa é essencial para a criação de um logotipo. Sem falar que as etapas de desenvolvimento contam com diversos fatores de design, psicologia e marketing. Afinal, o foco é tornar a companhia reconhecível de forma imediata pelo público.

Quais são os benefícios de compor um logotipo de modo estratégico?

Um logotipo de qualidade pode gerar diversas vantagens ao empreendimento. Conheça as mais notáveis.

Reconhecimento de marca

Muitas pessoas dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Quando se trata de gestão de marcas, elas estão corretas. Ter um logotipo potente e marcante ajudará o seu empreendimento a “grudar” na mente das pessoas. Quanto mais cativante ele for, maiores serão as chances de se destacar entre a concorrência.

Profissionalismo

Um detalhe que instituições de sucesso têm em comum é que elas contam com logotipos. Ter uma representação visual, mesmo se for simples, influencia a forma como os clientes e fornecedores tratam você.

As pessoas associam possuir um logo com ser um empreendimento estabelecido. Mesmo se o seu empreendimento tiver alguns anos de existência, não ter um logotipo pode fazer com que o público pense que você é uma empresa novata ou amadora.

Personalidade

É possível promover a personalidade do seu negócio por meio do logotipo, tornando-o mais atrativo para a audiência. Por exemplo, usar um desenho amigável com uma combinação de cores harmoniosa pode gerar credibilidade antes de os clientes negociarem com você.

Proximidade

Expor a sua marca para o mundo é outra maneira de garantir confiança e longevidade. O seu logotipo colocado nas mercadorias pode potencializar esses efeitos. É possível utilizar abordagens comerciais com o seu logo para fomentar vendas futuras.

Canetas, chaveiros ou sacolas personalizadas com a representação visual da sua empresa podem gerar um efeito interessante. Com o uso diário desses materiais, o logotipo ficará em destaque, tornando os clientes mais próximos do seu negócio.

Na imagem é apresentado um homem com uma caneta em uma mesa de trabalho e o seguinte título "Como Criar um Logotipo?".

Como criar um logotipo?

Separamos dicas e recomendações que podem auxiliar no processo de desenvolvimento do seu logotipo. Confira a seguir.

Mantenha a simplicidade

A primeira instrução é usada para quase todas abordagens de marketing. Priorizar a simplicidade é essencial para o sucesso do desenvolvimento de um logotipo, que deve corresponder a uma representação gráfica sintetizada (resumida) da empresa. Assim, ela será identificada com facilidade por conter apenas as informações mais necessárias.

Logotipos exagerados passam a ideia de amadorismo e desorganização. É importante utilizar somente um tipo de fonte, mesmo que tenha um slogan abaixo do símbolo. A tipografia estruturada transmite profissionalismo.

Faça uma pesquisa de mercado

Pesquise o mercado para identificar tendências e desenvolver ideias promissoras. Lembrando que não se trata de copiar traços ou combinações de cores, apenas de encontrar referências. Aqui, vale dizer que demandas que agradam ao público são simbolismos únicos e minimalistas, pois facilitam a assimilação.

O benchmarking faz parte desse processo de pesquisa. No entanto, ele foca na procura de inspiração em marcas que oferecem produtos ou serviços similares aos do seu empreendimento. Assim, é possível avaliar cores, detalhes e mensagens usadas para que seu logotipo seja diferente e atrativo.

Pense no público-alvo

A representação visual deve ser elaborada de acordo com o perfil do público-alvo. Para isso, considere o comportamento e os princípios das pessoas que você deseja alcançar. Com uma base sólida do que gera impacto para seu nicho de mercado, você direciona a idealização do logotipo de uma forma mais consistente, aumentando as chances de sucesso.

Na imagem é apresentado um homem em uma mesa de trabalho movendo palheta de cores com suas mãos com o seguinte título "Defina o conceito".

Defina o conceito

Levante e considere os ideais e valores que o logo deve transmitir. Embora seja subjetivo, um conceito devidamente definido faz com que o logotipo transpareça a companhia com naturalidade. Pensar nesse detalhe é indispensável para gerar impacto genuíno na audiência.

Escolha a tipografia

Tipografia é o nome mais adequado para o estudo, a criação e a aplicação de caracteres para a formação e a apresentação visual de palavras.

Existe uma infinidade de fontes, mas há um detalhe que as separa em dois grandes grupos, a chamada “serifa”, que corresponde ao prolongamento nos cantos da letra. Portanto, fontes podem ser serifadas ou não. Alguns exemplos de fontes com serifa são Courier New, Georgia e Times New Roman, ideais para textos contínuos presentes em livros, jornais e revistas.

Já as fontes sem serifa — Arial, Helvetica, Tahoma, Verdana etc. — são recomendadas para textos curtos e elaboração de peças de design gráfico. Por isso, elas são aplicadas na criação de logotipos.

Por fim, é importante reforçar a importância de a fonte ser legível. O segredo está em escolher uma que não seja muito enfeitada para não prejudicar a legibilidade.

Selecione as cores

As cores devem respeitar a paleta de tons que configuram a identidade visual da empresa. Para isso, considere as características do público, os detalhes do segmento e os recursos de abordagem comercial.

Jamais exagere na variedade de cores e tenha cuidado com o excesso de informações. Priorize o minimalismo na hora de idealizar o logo ideal para sua marca.

Contrate um bom designer

Após realizar todos os procedimentos mencionados, recomenda-se procurar uma companhia especializada em design gráfico para ajudar no desenvolvimento do logotipo. Para isso, basta apresentar todos os esboços, decisões e ideias para garantir uma comunicação visual de qualidade. Nesse sentido, nós, da 2dcb, podemos auxiliar seu negócio da melhor forma. Entre em contato com a gente para conhecer nosso catálogo de soluções, tirar dúvidas e fecharmos uma parceria.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856