Catálogo digital: descubra o que é e comocriá-lo de forma eficiente

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

O catálogo digital é um importante aliado das empresas que negociam online. Afinal, estamos falando de uma ferramenta que reúne informações detalhadas e simplifica a visualização dos itens comercializados, sendo capaz de facilitar a interação entre o cliente e o vendedor, além de acrescentar profissionalismo à sua marca.

De maneira geral, as pessoas são bem visuais. Visualizar bem o produto e informar-se sobre as suas características e funções é um passo fundamental antes de tomar a decisão de compra. Portanto, um catálogo digital pode impulsionar as suas vendas. Mas como criá-lo de forma eficiente? Neste post, vamos abordar as melhores práticas para um catálogo que dá resultado. Confira!

O que é um catálogo digital?

O catálogo digital nada mais é do que a versão informatizada do catálogo físico. Ambos podem ser definidos como uma revista composta por informações de serviços ou produtos oferecidos por uma empresa. Para que o processo de consulta seja mais organizado e rápido, os itens são divididos por categoria.

A finalidade dos catálogos digitais é aproximar a marca do seu público. Eles podem ser utilizados tanto no negócio B2B, que é feito de empresa para empresa, quanto no negócio B2C, que é feito de empresa para cliente final. Os modelos digitais podem ser construídos em diferentes formatos, sendo que o mais comum deles é o PDF, sendo disponibilizados no site da empresa e enviados por e-mail, WhatsApp, entre outras plataformas.

A adoção de um catálogo digital é um importante fator para vender mais. Isso porque a iniciativa demonstra que a sua marca é inovadora e acompanha a tecnologia. Sem falar que é um grande facilitador de vendas, pois os produtos e suas respectivas informações podem ser visualizados com mais facilidade, em uma única tela.

De acordo com a pesquisa ‘’Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil’’, feita pela Rock Content em parceria com outras empresas de marketing, 94% das empresas entrevistadas investem no marketing digital como principal estratégia de crescimento. Nesse sentido, o catálogo digital é um dos recursos de marketing que impulsionam os resultados dos negócios.

A partir do catálogo digital, a abordagem do vendedor junto ao potencial cliente se torna mais prática, já que ele conta com imagens que podem ilustrar tudo aquilo que está falando, o que também transmite autoridade no assunto. Somado às técnicas de venda desse profissional, o catálogo impulsiona a conversão de vendas.

Quais erros devem ser evitados em um bom catálogo digital?

Uma boa maneira de entender como construir um catálogo digital é descobrindo o que não deve ser feito. Há uma série de erros que acabam comprometendo a qualidade do conteúdo e, consequentemente, a compreensão dos clientes. Veja, a seguir, quais erros a sua empresa nunca deve cometer.

Não planejar as informações e visualizações

A construção do catálogo digital deve se basear no cliente o tempo todo, possibilitando a ele o máximo de praticidade na hora de se informar e de visualizar os produtos. Nesse sentido, é fundamental evitar textos exageradamente grandes, pois eles devem ser detalhados e informativos, mas objetivos.

O excesso de informações desnecessárias faz com que o catálogo se torne prolixo e chato de ler. Como consequência, o cliente perde o interesse rapidamente. Outro cuidado indispensável é referente às imagens, que devem ser profissionais, sem borrões ou demais defeitos que dificultem a visualização dos detalhes dos produtos.

Na atualidade, as pessoas visualizam os catálogos não só no computador, mas também no tablet e no smartphone. Por isso, é preciso evitar letras muito pequenas ou distorcidas para que não prejudiquem a experiência de leitura dos usuários de dispositivos móveis.

Não trabalhar a identidade visual

Um erro muito comum que as empresas cometem é criar um catálogo que apenas mostra e informa sobre os produtos, sem dar a ele a sua cara. É importante ter em mente que essa ferramenta representa a sua marca, logo, deve ter a sua identidade visual.

Ao trabalhar a identidade visual no catálogo, você reforça os valores da marca, seu posicionamento, seu conceito e sua personalidade, o que ajuda a estreitar o laço entre a empresa e o potencial cliente.

Transmitir uma mensagem que não conversa com a marca

A sua marca foi planejada de acordo com as características do seu público-alvo, não é mesmo? Esse mesmo posicionamento deve ser empregado no catálogo digital. Do contrário, há o risco de transmitir uma mensagem que não conversa com a marca e que pode afastar os seus potenciais clientes.

Não contar com um time especializado para elaborar o catálogo

Sem dúvidas, esse é um dos maiores erros que a sua empresa pode cometer. A elaboração do catálogo por pessoas que não são especialistas no assunto pode ter um resultado desastroso, com um conteúdo mal diagramado e difícil de visualizar.

Por outro lado, quando essa tarefa é feita por um time especializado em design, você pode contar com um catálogo que transmite profissionalismo em cada detalhe, com informações relevantes e imagens de qualidade, garantindo uma boa experiência de visualização para os seus clientes.

Como criar um catálogo eficiente?

Os materiais digitais são uma ótima forma de atrair clientes. Para isso, é necessário que cada detalhe que envolve a sua produção e distribuição seja cautelosamente planejado. Acompanhe, abaixo, quais são as práticas mais adequadas para um catálogo digital eficiente.

Analise a área de atuação da empresa

Em primeiro lugar, é necessário avaliar a área de atuação da sua empresa para entender como o catálogo digital deve ser produzido e distribuído. Por exemplo, para setores nos quais os clientes já estão acostumados a negociar online, pode-se apostar apenas no catálogo digital.

Já para áreas que ainda estão se acostumando com essa nova realidade, como as empresas do agronegócio, é importante ter o catálogo na versão digital e o modelo impresso, para que os clientes que ainda têm certa resistência ao mundo digital continuem se informando sobre os produtos da empresa.

Organize os produtos por categorias

No catálogo digital, as categorias funcionam como as prateleiras de uma loja física. Sendo assim, é imprescindível que os produtos sejam organizados por categorias, de modo lógico e estratégico, o que melhora a experiência do cliente e simplifica as suas compras.

Invista em imagens de qualidade

Antes de tudo, as pessoas consomem com os olhos. Dessa forma, as imagens do seu catálogo digital devem ser de altíssima qualidade para tornar os seus produtos mais atrativos.

Em se tratando de produtos que são revendidos, é possível utilizar as imagens fornecidas pela marca distribuidora. Porém, se você comercializa produtos fabricados pela sua própria empresa, o ideal é investir em fotografias profissionais, que valorizem ao máximo as suas mercadorias.

Inclua informações relevantes e objetivas

A definição das informações que estarão presentes no catálogo digital pode ser determinante para cativar ou não clientes. O conteúdo deve se preocupar em sanar todas as dúvidas que o seu público consumidor possa vir a ter.

Algumas das informações que não podem faltar no catálogo incluem nome do produto, sua marca, código, SKU (Unidade de Manutenção de Estoque), atributos, especificações técnicas e preços. Todas as informações devem estar sempre atualizadas. 

A disponibilização de um catálogo digital é um recurso indispensável para se adaptar às vendas no ambiente online, aproximar a sua marca dos clientes e vender. Na hora de produzir esse conteúdo, é altamente recomendável contar com o suporte de uma empresa especializada, como a 2dcb, que trabalha com a produção de catálogos físicos e digitais.

Com uma equipe de designers que transformam ideias e ideais em projetos esteticamente belos, funcionais e eficientes, produzimos catálogos que não apenas apresentam produtos, mas também representam a sua marca e ajudam a converter vendas.

Quer vender mais com catálogos eficientes? Entre em contato com a 2dcb e conheça melhor o nosso trabalho!

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