Veja como as 5 forças de Porter vão mudar seu negócio para sempre

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A teoria das 5 forças de Porter pode transformar a relação da sua empresa com o mercado. Isso porque, quando bem utilizada, essa ferramenta de análise pode proporcionar grandes saltos do seu negócio em meio à concorrência.

Se você deseja aumentar sua vantagem competitiva no mercado, preste atenção nos próximos tópicos. Neste post, você vai encontrar informações, definições e dicas sobre como as cinco forças de Porter podem transformar a sua empresa. Boa leitura!

Mas, afinal, o que são as 5 forças de Porter?

De forma simplificada, as cinco forças de Porter consistem em uma ferramenta criada por Michael Porter, nos anos 70, cujo objetivo principal é avaliar e analisar o cenário externo no qual uma determinada empresa está inserida.

É por meio das cinco forças de Porter que você terá uma visão mais ampla e consistente sobre a sua concorrência direta e indireta. Essa consciência, portanto, fará com que você identifique erros de processo e desenvolva melhorias dentro do seu próprio negócio.

Com quais objetivos as 5 forças de Porter foram criadas?

A análise estratégica feita com base nas cinco forças de Porter é considerada uma excelente ferramenta empresarial que se aplica aos mais diferentes setores, independentemente do seu segmento ou tamanho.

As informações e conclusões geradas a partir dessa ferramenta, além de destacarem qual a posição da sua empresa no mercado, mostram pontos positivos e negativos praticados no negócio. Ou seja, ela também ressalta as forças e as fraquezas presentes na sua organização e na concorrência.

Nesse sentido, fazer uso dessa estratégia permite que a equipe de gestores e empresários tenha um conhecimento mais aprofundado sobre seus produtos, serviços, clientes e concorrentes diretos e indiretos.

Quais são as cinco forças de Porter que influenciam seu negócio?

Agora que já temos um conhecimento mais básico sobre o que são as 5 forças de Porter e a forma que elas podem auxiliar os gestores de uma organização, vamos entender de uma maneira mais detalhada como cada uma delas pode agregar no desenvolvimento do seu negócio.

Mas, primeiramente, quais são as 5 forças de Porter?

  1. rivalidade entre concorrentes;
  2. poder de negociação dos fornecedores;
  3. poder de negociação dos clientes;
  4. ameaça de novos concorrentes;
  5. ameaça de novos serviços e produtos.

Rivalidade entre concorrentes

A rivalidade entre empresas de um mesmo segmento é um ponto crucial a ser analisado. Sendo assim, procure conhecer melhor seus concorrentes diretos, além de acompanhar suas estratégias.

Portanto, tente estudá-los com frequência e se pergunte quais são as alternativas que eles estão utilizando. A partir disso, descubra como se destacar no mercado. Além disso, analise as vantagens dos concorrentes e conheça seu público-alvo.

Poder de negociação dos fornecedores

Os fornecedores exercem um poder significativo no desenvolvimento da sua empresa. Assim, observe e avalie o tamanho do impacto deles sobre o seu negócio. Para isso, pense primeiramente em quantos fornecedores você tem.

Poder de negociação dos clientes

Entenda que o poder de decisão do cliente, ou melhor do consumidor final, é muito forte quando se trata da relação entre preço e qualidade do seu produto ou serviço. Por isso, avalie cuidadosamente a forma como seus consumidores estão recebendo seus itens.

Ameaça de novos concorrentes

Nessa análise, os empresários e gestores têm a função de elaborar estratégias e ações que dificultem ou até mesmo barrem a entrada de novos concorrentes no mercado. Alguns dos fatores que costumam interferir nesse processo são a formação de patentes e os contratos de exclusividade.

Ameaça de novos serviços ou produtos

Procure listar os concorrentes que têm produtos ou serviços que resolvem um problema específico, que também é tratado pelo seu negócio de uma forma parecida ou até mesmo igual. Avalie criteriosamente essa análise.

Viu! Para ter uma empresa de sucesso, não basta somente ter uma ideia extraordinária, é preciso ficar atento ao que acontece à sua volta. Logo, se você deseja aumentar a vantagem competitiva da sua empresa no mercado, deve investir na análise das cinco forças de Porter.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a visita ao nosso blog e acesse agora mesmo o texto “Marketing de diferenciação: saiba como traçar uma nova estratégia“.

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