Social Ads: guia completo para adotar esses anúncios

13 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Criar uma estratégia de social ads vai ajudar você a firmar sua presença digital e atrair mais pessoas nas redes sociais. Confira!

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Uma das maiores falácias quando o assunto é marketing digital é a de que vender no ambiente virtual é fácil e barato, já que não é preciso gastar para criar redes sociais comerciais e garantir presença nelas, por exemplo. Se você já ouviu e acreditou nisso, precisa saber mais sobre os social ads e como essa estratégia pode ajudar o seu negócio.

Considere que o meio virtual tem inúmeros concorrentes, desde empresas do mesmo ou de outro segmento a contas pessoais, que os usuários acompanham e que podem roubar a atenção do seu possível cliente e afastá-lo da chance de conversão em vendas. Diante desse contexto, é preciso pensar em estratégias que fortaleçam a presença na sua empresa, e os social ads são uma delas.

Isso porque optar apenas pelo tráfego orgânico pode não ser suficiente para uma marca ter bons resultados digitais. Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre social ads, que são anúncios pagos, e como eles podem ajudar você. Acompanhe!

O que são social ads?

Conforme mencionado, social ads são anúncios pagos e podem ajudar sua empresa a ter mais destaque em meio a tantos concorrentes. Isso porque redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e muitos outras, permitem que publicações apareçam para um público muito maior a partir de um pagamento fornecido, além do preenchimento de inúmeras informações que tornam a estratégia mais valiosa, como o objetivo do anúncio.

As redes sociais coletam dados valiosos que contribuem para um conhecimento mais amplo sobre os usuários, como preferências e hábitos comportamentais, a partir das conexões sociais, conteúdos compartilhados, reações etc.

A estratégia que faz uso dos social ads também inclui a segmentação do público-alvo, para aumentar as chances de os atingidos com os anúncios serem interessados, e fazer valer o dinheiro investido. Não à toa, as plataformas mencionadas, que inicialmente tinham conteúdos majoritariamente orgânicos e com o intuito de relacionamento, atualmente, tornam-se cada vez mais comerciais, favorecendo e estimulando anúncios pagos.

Para que servem os social ads?

Como foi citado, diante de um ambiente com inúmeros usuários e informações, para chamar atenção dos consumidores e aumentar as chances de conversão, investir em anúncios pagos para ter mais destaque é uma estratégia acertada. Mas além disso, é necessário que esse anúncio seja corretamente formulado para atingir o público certo e no momento adequado.

Afinal, lembre-se de que, como o próprio nome sugere, redes sociais foram feitas para socialização, e ainda têm uma forte presença de interessados em conferir publicações de amigos e familiares, além de encontrar entretenimento.

Por outro lado, uma parcela considerável segue marcas e gosta de acompanhá-las nesses espaços, como mostram pesquisas realizadas pela Opinion Box. Assim, as empresas atuam como ‘’intrusas’’ nesses espaços e, portanto, devem saber como se portar para ser bem recebidas pelos usuários.

Isso é refletido com as visitas na página oficial, a partir de um anúncio divulgado pelo Facebook Ads, por exemplo, ou ao entrar em contato com o chat de uma marca para tirar dúvidas. Ações como essas sinalizam que o público considera o anúncio relevante e foi atingido por ele, em vez de ser ignorado ou ter chateado o cliente, que pode atuar bloqueando suas propagandas.

Causar um impacto negativo ao cliente, por não ter acesso a estratégias de segmentação e personalização que os social ads possibilitam, tende a ser mais comum nas ações orgânicas. Por isso, os anúncios devem ser adotados em complemento com elas. 

Qual a importância dos social ads?

Como foi possível perceber, se as estratégias de social ads forem aplicadas corretamente, uma empresa tem mais chances de ser certeira e atingir positivamente o público-alvo, o que pode levar as pessoas a se tornarem clientes, posteriormente, fidelizá-los e aumentar o número de amantes e advogados de uma marca.

Caso contrário, ao optar apenas por ações orgânicas, principalmente, em um contexto de alta competitividade — até perfis pessoais e empresas de segmentos completamente diferentes são considerados concorrentes, já que disputam a atenção do usuário — no ambiente digital, o que você investe pode não ter o retorno desejado e nem no tempo esperado.

Saiba que, segundo pesquisas da Microsoft, a capacidade humana de atenção é de oito segundos. Se você não conseguir atrair o usuário rapidamente, por meio de uma comunicação personalizada, de acordo com os interesses do seu público-alvo, é possível que nem tenha outra chance.

Afinal, o próprio algoritmo das principais redes sociais favorece o aparecimento de postagens vindas de perfis com que as pessoas se engajam, já que isso é sinal de interesse. A incapacidade de chamar atenção diminui suas chances de aparecer com frequência na timeline do usuário organicamente. Então, nada melhor do que contar com uma ajudinha extra dos anúncios pagos.

Quais são os tipos de social ads?

Depois de entender a relevância e como os social ads atuam favorecendo o seu negócio digital, é preciso conhecer os diferentes tipos existentes dessa estratégia.

Facebook 

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo, tendo 102 milhões de brasileiros com contas registradas, de acordo com dados divulgados pela própria plataforma. Tudo isso torna conveniente o investimento em anúncios pagos nesse espaço, que podem variar em diferentes formatos, como textos, vídeos, carrossel, mensagens instantâneas ou imagens.

Para isso, é possível configurar a Central de Anúncios, chamada de Facebook Ads, e personalizar a campanha a partir da idade, gênero, localização geográfica, interesses, curtidas etc. Assim, os responsáveis podem monitorar os resultados, realizar testes A/B para experimentar qual proposta tem resultados mais positivos, definir o pagamento de acordo com as ações, impressões, número de cliques etc.

Instagram

O Instagram é a sexta rede social mais utilizada em todo o planeta e também possibilita a personalização dos anúncios por idade, região, preferências, dispositivos e muitas outras questões, para que eles sejam construídos de acordo com sua persona.

Mesmo que a Central de Anúncios dessa plataforma não seja tão completa quanto o Facebook, o Instagram Ads, disponibiliza inúmeros recursos que podem aumentar a interatividade e o engajamento, como gifs, stickers, Stories e filtros.

LinkedIn

Trata-se da rede social profissional mais conhecida e utilizada no Brasil, e nela também é possível segmentar as postagens. Porém, os próprios usuários costumam disponibilizar dados essenciais para facilitar os anunciantes, como cargos, habilidades, histórico etc.

Tudo isso se torna especialmente relevante para negócios B2B, que podem veicular diretamente para quem toma as decisões de uma corporação, por exemplo. Ainda, o LinkedIn conta com recursos exclusivos para a captação de leads.

Tik Tok

O Tik Tok rapidamente se tornou o queridinho de muitos usuários da internet e é uma alternativa para as empresas que querem se comunicar de forma divertida com seus públicos. Assim, os anúncios são exibidos em forma de banners de vídeos, de acordo com as configurações personalizadas da plataforma.

Twitter

O Twitter é outra opção interessante para empresas que querem se comunicar de forma direta e curta com seus usuários, além de entender a dinâmica acelerada da plataforma, que torna as informações ultrapassadas de forma muito rápida.

Nesse sentido, o Twitter Ads permite a escolha do público-alvo, definição de orçamento e criação de campanhas. Os formatos podem ser textos, enquetes, vídeos, contas, imagem e gifs promovidos, entre outros. 

YouTube

O YouTube é a segunda rede social mais popular mundialmente, tornando o espaço em ricas oportunidades de anúncios e com diferentes recursos para as empresas que desejam se destacar. Isso é ainda mais eficaz porque os vídeos são formatos queridinhos pelos usuários, além de possibilitar a segmentação dos anúncios.

Google

O Google é o maior buscador da internet e pode ser definitivo quanto ao sucesso de uma página, de acordo com o posicionamento que ele garante na plataforma. Nesse sentido, o Google Ads, que antes era conhecido como Google Adwords, atua como um método de publicidade que, quando aplicado corretamente, pode melhorar o posicionamento no buscador.

Como usar os social ads de forma eficiente?

Se você continuou a leitura do artigo até aqui, precisa ter em mente algumas lições. A principal delas é que não basta garantir presença nos espaços digitais para ter destaque e aumentar as chances de conversão em vendas, e não é suficiente investir em anúncios pagos no ambiente virtual para atingir tais objetivos. É preciso saber usar essas estratégias com eficiência. Por isso, reunimos algumas dicas indispensáveis.

Tenha objetivos definidos

É evidente que toda empresa deseja aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o lucro. Mas para chegar a esse objetivo final, existem outros que podem contribuir para uma melhora de resultados, como o maior engajamento entre os seguidores — que indica um relacionamento mais forte entre marca e consumidor, e pode torná-la mais conhecida na mente do público.

Ter esse tipo de resposta bem definida evita que erros e perdas de recursos ocorram, seja pela escolha errônea da plataforma, seja pelo formato ou conteúdo da publicação anunciada. Anúncios no Linkedin com o objetivo de contratar colaboradores, produzidos com um formato de conteúdo comum no Tik Tok, podem não ter a eficiência desejada. Isso mostra a importância de ter objetivos definidos.

Saiba qual o seu público-alvo

Como ficou nítido, a maior parte dos social ads possibilita que os anúncios sejam segmentados de acordo com o seu público-alvo, para aumentar as chances de ele ser atingido e atraído pelo que acompanhou.

Como as ferramentas disponibilizam muitas funções sobre o público, quanto mais clareza você tem sobre ele, menores as chances de erro e desperdício de recursos. Um exemplo de falha é anunciar para pessoas do Brasil inteiro, quando seu público se encontra apenas no Nordeste.

Percebeu a importância de conhecer bem seu cliente? Assim, cria uma persona com base em pesquisas e análises aprofundadas.

Conheça cada plataforma

Cada plataforma digital conta com públicos, formatos e dinâmicas diferentes. Para anunciar de forma certeira, é necessário conhecer com profundidade as características de cada uma para não errar na comunicação e para que não seja ignorada ou transformada em um case popular do que não fazer quando se trata de social ads.

Para entender melhor, tenha em mente que:

  • Twitter tem, na maioria dos conteúdos, textos curtos e que perdem a validade rapidamente, já que as informações circulam com muita rapidez nesse espaço;
  • Linkedin é uma rede mais séria e formada, em sua maioria, por interessados em assuntos profissionais;
  • TikTok é uma plataforma mais leve e divertida, com boa parte dos assuntos voltados para o entretenimento.

Essas informações precisam ser levadas em conjunto com outras, para garantir mais profundidade no conhecimento de cada plataforma e fazer com que as ações definidas sejam coerentes com cada uma delas.

Meça seus resultados

Para aumentar a eficácia das campanhas e fazer com que os esforços investidos em determinada direção estejam valendo a pena, é necessário acompanhar os resultados com frequência para realizar os devidos ajustes, e até fazer um redesign de marca, se necessário, para garantir que tudo esteja caminhando na direção do objetivo definido previamente.

Isso é relevante para otimização da campanha vigente e para o aprimoramento de campanhas futuras, já que a sua empresa terá em mãos dados concretos, que mostram o que é valioso para o cumprimento das metas, o que pode não ter resultados desejados, para que seja possível evitar erros e ter referências. Ainda, pense que esse monitoramento também evidencia o valor de um trabalho eficiente.

Faça testes A/B nos anúncios

Uma das melhores formas de avaliar a eficiência de anúncios é por meio de testes A/B, em que publicações são feitas e comparadas de acordo com suas diferenças. Podem ser as cores utilizadas, o estilo do título escolhido, o tamanho da fonte e muito mais. 

A partir desses comparativos, é possível analisar o que tem melhores resultados e deve ser usado como integrante da campanha principal. Porém, a eficiência de testes A/B leva em consideração muito mais do que a simples publicação de conteúdos com algumas variáveis diferentes, o que você precisa ficar de olho.

Como mensurar os resultados?

Além da realização de testes A/B, que é um método de colher feedbacks instantâneos com um público menor, existem outras formas de mensurar os resultados de uma campanha. É o caso das métricas disponibilizadas nos anúncios de cada plataforma e até algumas outras, que podem ser calculadas manualmente ou com plataformas extras, como ROI, CAC, LTV etc.

Quais os benefícios do Social Ads?

Conheça melhor alguns dos principais benefícios das estratégias de Social Ads:

  • maior reconhecimento da marca;
  • mensuração de resultados para comprovação e reformulação de estratégias;
  • segmentação de anúncio para o público ideal;
  • geração de tráfego para outros canais da marca;
  • etc.

Como você pôde notar, as ações de Social Ads podem ser significativas para aumentar o crescimento da sua empresa digitalmente, ao potencializar as campanhas de uma maneira que respeite o ambiente e o público que não é tradicional, e que pode preferir campanhas que se adequem a isso, menos invasivas ao dialogar com as pessoas.

Então, o que achou do conteúdo? Gostou? Teve dúvidas? Compartilhe conosco e com os demais leitores por meio de um comentário. Vamos debater sobre o assunto!

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