A gestão de marca é muito importante para que uma empresa se consolide no mercado. Entenda por que neste post!
Se você chegou até este conteúdo enquanto pesquisava sobre branding ou gestão de marketing, é muito provável que entenda a importância de uma empresa saber se posicionar em um mercado altamente competitivo como o atual.
À medida que a transformação digital proporciona facilidades, como o acesso à informação em qualquer lugar, o comportamento de consumo evolui, e as organizações modernas precisam realizar estratégias cada vez mais inovadoras para não se tornarem irrelevantes.
Dado o contexto, preparamos este guia completo para que você saiba como fazer uma gestão de marca eficiente. Nos próximos tópicos, mostraremos o que é gestão de marca, qual a sua importância, como ela funciona e muito mais informações úteis sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!
O que é gestão de marca?
Gestão de marca, ou branding, como também é conhecido, é o conjunto de processos para gerenciar as ações e estratégias de marketing voltadas à consolidação de uma determinada empresa em seu mercado de atuação.
Os procedimentos que integram esse conceito abrangem cada etapa de planejamento e cada elemento que compõe o negócio, como identidade visual, perfil do público-alvo, linguagem de comunicação, redes sociais e todos os recursos que forem necessários para potencializar a percepção da marca na mente do consumidor.
Resumidamente, a gestão de marca trabalha com a premissa de que uma empresa, para se projetar no mercado, precisa ser devidamente planejada, estruturada, gerenciada e promovida. Cada processo envolve esforços para transformar a marca em um conceito de sucesso.
Qual a importância da gestão de marca?
Atualmente, o consumidor moderno está em constante contato com diversas marcas devido ao fácil acesso à internet.
Por um lado, isso é bom porque democratiza o mercado, permitindo que empresas de diversos portes e segmentos compitam de maneira mais justa. Mas, por outro, satura a percepção do consumidor, que se vê bombardeado por informações de diferentes produtos e serviços por todos os lados.
Nesse contexto, a gestão de marca se mostra altamente importante devido ao fato de ajudar a consolidar a empresa em um cenário tão acirrado. Afinal, uma boa estratégia de branding é capaz de agregar valor ao negócio a ponto de os consumidores se tornarem fiéis à marca.
Outro ponto fundamental que as ações de branding proporcionam — quando realizadas de maneira eficiente e fundamentadas em pesquisas mercadológicas — é a conquista da confiança dos clientes, a ponto de eles se tornarem divulgadores espontâneos de sua marca.
Como fazer uma gestão de marca eficiente?
Agora que você já sabe o que é gestão de marca e por que ela é tão importante para a consolidação do negócio em seu nicho do mercado, mostraremos algumas boas práticas para realizar estratégias de branding de forma eficiente.
Faça pesquisas de mercado para entender a percepção do cliente
Conhecer o perfil do público-alvo do negócio é um dos primeiros passos que deve ser dado em qualquer estratégia dentro do vasto universo de marketing. Afinal, são as preferências, ambições, dores e necessidades da persona que servirão como parâmetro para cada ação realizada nas etapas seguintes.
Felizmente, com o auxílio da tecnologia, hoje podemos contar com ferramentas que facilitam as análises mercadológicas, como KPIs para mensurar o comportamento de consumo e para interpretar os dados dos clientes e clientes em potencial.
Desenvolva uma identidade visual
A identidade visual é composta por cada elemento que ajuda a criar a percepção e o reconhecimento da marca no mercado, diante da perspectiva dos consumidores. Sendo assim, quando se fala em identidade visual, o assunto é muito mais amplo do que a logomarca do negócio. A realidade é que o conceito envolve também:
- fontes;
- artes gráficas;
- ilustrações;
- símbolos;
- slogans.
E cada recurso que, quando alinhado com os demais, remete a uma determinada marca.
Defina o posicionamento da marca
Até mesmo as grandes corporações que já estão muito bem posicionadas no mercado têm os seus próprios valores e missões bem definidos e alinhados com as políticas organizacionais.
No contexto da gestão de marca, isso significa que é preciso ter personalidade e propósito, pois esses aspectos facilitam o entendimento de quem procura por uma empresa que dialogue melhor com os seus próprios valores.
Em tempos de transformação digital, sabemos que o consumidor 4.0 é exigente a ponto de escolher realizar compras com a empresa X no lugar da Y apenas por questões ideológicas. Nesse contexto, saber se posicionar é crucial.
Invista em social media
Nos tempos em que vivemos, se a empresa não quer se tornar obsoleta e irrelevante, não há como ignorar as redes sociais. São nessas mídias que o consumidor moderno busca informações, entretenimento e comunicação. Portanto, investir em social media é uma das práticas de gestão de marca fundamentais para que o negócio não seja ultrapassado pela concorrência.
É nas estratégias de social media que são definidos aspectos como frequência de postagens, perfil de imagens, linguagem dos conteúdos, canais de comunicação nos quais a empresa deve atuar, entre outras questões cruciais.
Embora já tenha sido dito, vale a pena reforçar que conhecer o público-alvo do negócio é a melhor maneira de poupar esforços e aplicar os recursos de marketing na direção correta, isto é, nas redes sociais nas quais os usuários mais interagem com as suas ações. Para isso, é preciso monitorar e gerenciar crises nessas plataformas constantemente.
Trabalhe com Marketing de Conteúdo
Por fim, mas não menos importante, um dos principais fundamentos de uma estratégia pautada em Inbound Marketing é a produção de conteúdo relevante e de qualidade para o público do negócio, com o adicional de ser gratuito. Ou seja, informação útil para os usuários com alto potencial de engajamento e de se tornarem consumidores ativos da marca.
Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma das melhores ações de gestão de marca, visto que ajuda a tornar o negócio uma referência em seu mercado de atuação, a ponto de criar tendências e inspirar outras empresas.
Considerações finais
Como você pôde contemplar neste conteúdo, o conceito de gestão de marca é bastante abrangente, mas cada ação tem como foco potencializar a percepção do negócio diante dos olhos do consumidor. De certa forma, pode-se afirmar que a premissa do branding é desenvolver a identidade visual do negócio a ponto de a empresa se destacar em meio à concorrência.
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