Descubra como começar a produzir conteúdo para o mercado agro:
A produção de conteúdo para internet se tornou extremamente importante nas estratégias de marketing de marcas que querem se tornar referência em seu segmento e se posicionar no mercado. No mercado agro, isso não é diferente.
Um exemplo prático para entendermos o porquê disso e como isso funciona é: você, com certeza já pesquisou alguma dúvida sua no Google e, provavelmente, achou a resposta no conteúdo de alguma empresa. No entanto, isso não serve só para o mecanismo de busca, muita gente está à procura de informações nas redes sociais também, como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter, entre outras.
Já imaginou sua marca sendo umas das que tiram as dúvidas do público do seu setor e, assim, se tornam uma referência? Já pensou, também, que isso pode aumentar suas vendas? Por consequência de o setor agropecuário já ter uma alta demanda, há muitas pessoas com incertezas sobre ele. Continue a leitura do artigo para entender melhor como funciona a produção de conteúdo!
1. Planeje a estratégia
Como qualquer ação na área do marketing, a produção de conteúdo precisa fazer parte de um planejamento com um objetivo. Então, esse é o primeiro passo: defina o que você quer atingir com estratégia. Isso pode ser a geração de leads, tráfego, conversões ou outros.
Após pensar nisso, entenda agora quem é seu público-alvo, ou seja, com quem sua marca falará nos conteúdos. Dessa forma, é possível fazer uma comunicação personalizada. Esse passo também é importante para saber em quais canais você estará (em quais redes sociais, por exemplo), já que precisa ser um que seu público acessa.
Nossa última dica neste tópico, mas não menos importante, é criar um calendário editorial. Nele, terá informações como frequência de postagem, tipos de conteúdos, pessoa responsável, data de publicação, entre outras que ajudarão no andamento da estratégia de forma organizada.
2. Crie títulos interessantes
O título é a primeira coisa do seu conteúdo que o leitor verá, portanto, é imprescindível que ele chame atenção e desperte o interesse. Porém, lembre-se de que ele não deve conter falsas promessas, isso causará uma impressão ruim quando a pessoa consumir seu texto ou vídeo e ver que não é nada daquilo que ele pensou que seria.
Um bom título deve ser claro e interessante para incitar um desejo na pessoa, no sentido que ela sentirá que, ao ler seu conteúdo, ganhará algo com aquilo. E, isso serão as informações valiosas que sua marca dará a ela.
3. Invista em diferentes formatos
Quando falamos de conteúdo, não pensamos apenas em textos. Como citado no início do artigo, existe uma variedade de redes sociais, e cada uma delas pode pedir um formato diferente. Alguns exemplos desses são:
- blog posts;
- posts para redes sociais;
- newsletters;
- vídeos;
- ebooks;
- infográficos;
- webinars.
Procure diversificar o formato dos seus conteúdos para que seu público sempre esteja interessado e não fique entendiado por falta de novidades.
4. Analise a concorrência
Esse tópico é importante para uma empresa conseguir se diferenciar dos concorrentes. Não adianta você produzir conteúdos iguais aos que existem por aí. Tente entender quais pontos relevantes a concorrência não aborda para que sua marca se aprofunde mais nesses assuntos.
Neste artigo, você conseguiu ver a importância da produção de conteúdo para posicionar sua marca no mercado. Vale ressaltar que, ao contar com ajuda de um profissional focado nessa parte, fica mais fácil de ter melhores resultados. A 2 Design pode auxiliar nisso. Somos uma agência especializada em ações para o setor agrícola/agropecuário, portanto, entendemos do ramo e somos qualificados para ajudar na produção de conteúdo relevante para seu público.
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