Veja como as 5 forças de Porter vão mudar seu negócio para sempre

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A teoria das cinco forças de Porter pode transformar a relação da sua empresa com o mercado. Isso porque, quando bem utilizada, essa ferramenta de análise pode proporcionar grandes saltos do seu negócio em meio à concorrência.

Se você deseja aumentar sua vantagem competitiva no mercado, preste atenção nos próximos tópicos. Neste post, você vai encontrar informações, definições e dicas sobre como as cinco forças de Porter podem transformar a sua empresa. Boa leitura!

Mas, afinal, o que são as 5 forças de Porter?

De forma simplificada, as cinco forças de Porter consistem em uma ferramenta criada por Michael Porter, nos anos 70, cujo objetivo principal é avaliar e analisar o cenário externo no qual uma determinada empresa está inserida.

É por meio das cinco forças de Porter que você terá uma visão mais ampla e consistente sobre a sua concorrência direta e indireta. Essa consciência, portanto, fará com que você identifique erros de processo e desenvolva melhorias dentro do seu próprio negócio.

Com quais objetivos as 5 forças de Porter foram criadas?

A análise estratégica feita com base nas cinco forças de Porter é considerada uma excelente ferramenta empresarial que se aplica aos mais diferentes setores, independentemente do seu segmento ou tamanho.

As informações e conclusões geradas a partir dessa ferramenta, além de destacarem qual a posição da sua empresa no mercado, mostram pontos positivos e negativos praticados no negócio. Ou seja, ela também ressalta as forças e as fraquezas presentes na sua organização e na concorrência.

Nesse sentido, fazer uso dessa estratégia permite que a equipe de gestores e empresários tenha um conhecimento mais aprofundado sobre seus produtos, serviços, clientes e concorrentes diretos e indiretos.

Quais são as cinco forças de Porter que influenciam seu negócio?

Agora que já temos um conhecimento mais básico sobre o que são as 5 forças de Porter e a forma que elas podem auxiliar os gestores de uma organização, vamos entender de uma maneira mais detalhada como cada uma delas pode agregar no desenvolvimento do seu negócio.

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Mas, primeiramente, quais são as 5 forças de Porter?

  1. rivalidade entre concorrentes;
  2. poder de negociação dos fornecedores;
  3. poder de negociação dos clientes;
  4. ameaça de novos concorrentes;
  5. ameaça de novos serviços e produtos.

Rivalidade entre concorrentes

A rivalidade entre empresas de um mesmo segmento é um ponto crucial a ser analisado. Sendo assim, procure conhecer melhor seus concorrentes diretos, além de acompanhar suas estratégias.

Portanto, tente estudá-los com frequência e se pergunte quais são as alternativas que eles estão utilizando. A partir disso, descubra como se destacar no mercado. Além disso, analise as vantagens dos concorrentes e conheça seu público-alvo.

Poder de negociação dos fornecedores

Os fornecedores exercem um poder significativo no desenvolvimento da sua empresa. Assim, observe e avalie o tamanho do impacto deles sobre o seu negócio. Para isso, pense primeiramente em quantos fornecedores você tem. 

Poder de negociação dos clientes 

Entenda que o poder de decisão do cliente, ou melhor do consumidor final, é muito forte quando se trata da relação entre preço e qualidade do seu produto ou serviço. Por isso, avalie cuidadosamente a forma como seus consumidores estão recebendo seus itens.

Ameaça de novos concorrentes 

Nessa análise, os empresários e gestores têm a função de elaborar estratégias e ações que dificultem ou até mesmo barrem a entrada de novos concorrentes no mercado. Alguns dos fatores que costumam interferir nesse processo são a formação de patentes e os contratos de exclusividade.

Ameaça de novos serviços ou produtos 

Procure listar os concorrentes que têm produtos ou serviços que resolvem um problema específico, que também é tratado pelo seu negócio de uma forma parecida ou até mesmo igual. Avalie criteriosamente essa análise. 

Viu! Para ter uma empresa de sucesso, não basta somente ter uma ideia extraordinária, é preciso ficar atento ao que acontece à sua volta. Logo, se você deseja aumentar a vantagem competitiva da sua empresa no mercado, deve investir na análise das cinco forças de Porter.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a visita ao nosso blog e acesse agora mesmo o texto “Marketing de diferenciação: saiba como traçar uma nova estratégia“.

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