Conheça os princípios básicos da técnica de copywriting e conheça tudo sobre esta estrátegia de produção de conteúdo
É verdade que a venda não é apenas uma única ação. Para que ela realmente se efetive, existem diversos processos e técnicas que não só atraem o cliente, mas que fazem com que ele se decida. Um desses métodos é o copywriting, uma estratégia bem conhecida dos produtores de conteúdo escritos.
Apesar de já fazer parte há um bom tempo das táticas do que conhecemos como marketing digital, é bastante comum que exista uma confusão e até mesmo desentendimento do que realmente ele é.
Para sanar as possíveis dúvidas, neste texto vamos explicar os princípios básicos dessa técnica! Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!
O que é copywriting?
Vamos destacar aqui que a técnica de copywriting tem uma relação com a venda, mas a sua influência vai além disso. Ele pode ser utilizado para fazer com que o indivíduo consuma determinado conteúdo, como assistir a um vídeo, acessar um site, entre outros. Sendo assim, a sua melhor definição é ser uma técnica para convencer as pessoas a realizarem uma ação.
Para chegar a esse objetivo, são utilizados alguns métodos de escrita persuasiva, de forma que, ao ler o texto, o leitor se sinta tentado a tomar uma decisão.
Qual é o seu papel no marketing de conteúdo?
O copywriting pode ser um recurso muito usado no marketing de conteúdo, mas é preciso ter cuidado para não confundi-lo com o próprio marketing.
Enquanto a técnica de copywriting é um método de persuasão ligado diretamente à executar uma ação, ou seja, o objetivo é que o cliente faça algo, o segundo tem uma intenção mais ampla, em que a ideia é manter o consumidor engajado com a marca em todas as etapas de funil, ou seja, a meta é a jornada do cliente.
É claro que o copywriting pode e deve ser utilizado junto, como falamos no início do texto, inclusive na última etapa, em que o objetivo é que a venda seja efetivada.
Como aplicá-lo?
Dizemos que copywriting é uma técnica, mas dentro dela existem diversos métodos e estratégias para que sua aplicação seja bem-sucedida. Vamos conhecer as principais.
Determine os objetivos
Essa é uma maneira de ter um guia para definir as estratégias de persuasão. É bom lembrar que definir o que você pretende com o copywriting é fundamental, já que é uma técnica para levar o consumidor a uma ação. É por meio do objetivo que você vai saber para onde quer levá-lo.
Pense no público-alvo
Em qualquer estratégia de marketing, é difícil avançar se não conhecer o seu público-alvo. No copywriting não seria diferente. Portanto, é importante saber quem eles são e, principalmente, o que os aflige. Conhecer a dor deles é um dos pontos principais para acertar no conteúdo.
Soluções
A gente falou no tópico anterior sobre conhecer a dor de seus clientes, não é? Pois bem, é interessante pegar essa informação e listar não só os problemas, como os desejos também. Isso vai ser um bom material para mostrar o porquê seu produto ou serviço é ideal para eles.
Utilize comparações e verbos de ação
Como tática mais específica para o conteúdo, utilizar de alguns macetes persuasivos, como comparações e verbos de ação, é uma boa estratégia. O primeiro ajuda o leitor a se sentir mais familiar e a realizar associações com o seu texto. Já o segundo provoca uma sensação de urgência, de que ele tem de fazer para não perder uma oportunidade.
Ao longo deste texto, falamos sobre as principais características da técnica de copywriting e como ele é uma importante estratégia para o marketing de conteúdo, principalmente por ser capaz de fazer com que o cliente decida e realize uma ação.
Gostou do nosso texto?
Não se esqueça de compartilhar o conteúdo, e fazer o seu comentário sobre o texto!
Quer continuar aprendendo sobre estratégias de divulgação?
Então, confira como fazer um bom marketing promocional!