O conceito de marketing abrange várias estratégias para a divulgação de um negócio, buscando sempre reforçar a marca e aumentar as vendas. Dentro desse universo de possibilidades temos o marketing promocional, que se aplica a todos os tipos de mercado e tem muita relevância atualmente.
Uma das consequências diretas da aplicação desse tipo de marketing é o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI) da empresa, entre outras vantagens que serão tratadas nesse post. Ficou interessado? Então, continue a leitura para conferir!
O que é marketing promocional?
Basicamente, trata-se de uma vertente do marketing cujos objetivos estratégicos são aumentar as vendas, fidelizar clientes e construir a marca de um negócio. Para isso, são utilizadas diversas estratégias e análises do mercado, além de ações de interação com o consumidor por diversos meios — sempre com o intuito de encontrar a melhor maneira de informá-lo sobre o produto ou serviço oferecido.
Para explicar isso melhor, vale a pena fazer aqui uma comparação. É comum que o marketing promocional seja confundido com o live marketing, por exemplo, mas eles utilizam estratégias bem diferentes.
Para uma loja de sapatos ortopédicos, uma ação promocional poderia seria a de distribuir panfletos em clínicas de ortopedia e oferecer descontos para quem apresentasse um no momento da compra. Já no live marketing, poderia ser realizado um evento em que, entre outras coisas, os clientes experimentassem os calçados em uma esteira para comprovar a sua qualidade. Ou seja: nesse tipo de marketing, a experiência do cliente é sensorial.
Qual é a importância das suas ações?
Ações de marketing promocional não se baseiam apenas em liquidações ou descontos de produtos e serviços, mas sim em proporcionar experiências agradáveis aos consumidores durante todo o processo de compra.
Por isso, quando uma empresa busca se aproximar do seu público, é preciso encantá-lo. Deve-se estimular sentimentos como a ansiedade pela chegada de um novo produto ou serviço, por exemplo, ou a sensação de escassez que fará os clientes aproveitarem uma promoção limitada.
É dessa forma que as ações de marketing promocional conseguem expor melhor os seus produtos e serviços, ao mesmo tempo em que estimula, a fidelidade e a confiança do público consumidor.
Quais são as vantagens de usar o marketing promocional?
De fato, está cada vez mais difícil chamar a atenção do público e conseguir novos clientes — afinal, eles estão mais interessados em conteúdos que vão além de uma simples promoção ou oferta. Ações de marketing promocional, porém, se bem planejadas podem oferecer experiências positivas além desse mero contexto comercial.
Vejamos, a seguir, quais são as vantagens de uma estratégia bem planejada nesse sentido:
- atração e fidelização de clientes — graças aos incentivos para que eles se aproximem da empresa e dos seus valores;
- construção e manutenção da marca — é possível aumentar a percepção de valor aliando esse marketing a uma boa estratégia de branding;
- aumento do tráfego nos canais de vendas — pois gera o interesse a partir das promoções;
- interação com os clientes a partir de ações que os convidem a “conversar com a marca”.
Existe marketing promocional no mundo digital?
Essa vertente do marketing ainda é muito associada à distribuição de promoções e brindes, no entanto, suas ações também podem ser realizadas a partir de conteúdos digitais. Aliás, podem chegar a resultados ainda melhores, pois as interações acontecem de forma mais dinâmica na internet.
Antes de criar as campanhas on-line, contudo, é necessário responder a algumas perguntas, como:
- Quais canais de marketing serão usados para levar as promoções aos seus clientes?
- De que forma você vai engajar o seu público para que a promoção “viralize” (se espalhe organicamente)?
- Como será o relacionamento da sua empresa com o consumidor durante a promoção?
Empresas famosas e consolidadas no mercado já adotam ações de marketing promocional na internet. A Coca-Cola, por exemplo, é líder nesse canal, promovendo suas ações nas mídias sociais a partir de embaixadores. A fabricante de computadores Dell também aproveita esse recurso para publicar promoções relâmpago e cupons de desconto em sua conta no Twitter, aumentando o engajamento e o número de seguidores na conta.
Quais são as principais estratégias desse marketing?
Agora que você já sabe o que é marketing promocional e entende a sua importância e vantagens, é hora de saber como ele pode ser aplicado na sua empresa. Confira as 7 principais estratégias e como elas funcionam!
Propaganda
As tradicionais peças que anunciam produtos ou serviços da empresa são uma forma de marketing promocional. Porém, para que funcionem hoje elas devem se diferenciar do que existe por aí.
A maioria dos clientes já vê propagandas à exaustão durante o dia, então, é preciso fazer algo interessante, que chame verdadeiramente a sua atenção. Por isso, inclusive, é muito importante fazer uma pesquisa do marketing da concorrência para obter sucesso.
Apresentação de produtos
Essa é uma estratégia muito útil quando uma marca está lançando um novo produto no mercado, ou simplesmente deseja atrair mais clientes, pois permite aos consumidores conhecer melhor o que a empresa oferece.
A distribuição de amostras grátis é um bom exemplo de apresentação de produtos do meio físico. Já no meio virtual, podem ser oferecidos períodos de teste para o produto ou serviço — como a Netflix faz ao oferecer 30 dias gratuitos aos novos assinantes.
Programas de incentivo
Os programas de incentivo ou fidelização têm o objetivo de premiar os clientes mais fiéis a uma marca. Alguns exemplos disso são os programas que oferecem pontos a cada compra, que no final de determinado período podem ser trocados por premiações ou brindes. Outra estratégia excelente é oferecer algum benefício ou premiação quando o cliente indica a sua marca para outras pessoas.
Ofertas
Ofertas e promoções também são muito eficientes nas estratégias comerciais, podendo ocorrer na forma de liquidações, cupons de desconto e períodos com reembolso garantido, por exemplo. Aqui, a regra é a mesma das propagandas: é necessário ter um diferencial para conseguir atingir os consumidores e tornar o seu relacionamento com eles mais forte.
Distribuição de brindes
Outro tipo de ação promocional bastante comum é a distribuição de brindes aos clientes reais ou em potencial. Eles podem ser distribuídos após a compra de um produto ou, simplesmente, como recompensa a alguém que visitou a sua loja, ajudando a deixar a sua marca na mente dessa pessoa.
Já no meio digital, você pode disponibilizar e-book, conteúdos ricos ou funções extras dos seus serviços — em suma, qualquer outra coisa que agregue valor à sua estratégia de marketing.
Sorteios e concursos
Promover sorteios e concursos também aumenta a visibilidade da marca e atrai novos clientes. Nos sorteios, por exemplo, você consegue atrair pessoas para os seus canais de divulgação, pois elas estarão motivadas pela chance de ganhar algo. Já os concursos são uma oportunidade de aumentar o engajamento com a sua empresa, incentivando a criatividade do público e estreitando o seu relacionamento com ele.
Eventos promocionais
Por fim, os eventos promocionais servem para promover experiências únicas aos consumidores e são ações muito úteis de marketing promocional, já que não se baseiam apenas em ofertas e descontos. Um bom exemplo disso são os webnars, uma espécie de videoconferência on-line em que você pode demonstrar o seu novo produto e esclarecer dúvidas sobre ele, criando assim um espaço de interação com seus clientes.
Como vimos até aqui, o marketing promocional não é responsável apenas por criar ofertas e promoções, mas, principalmente, por desenvolver uma série de ações para promover a marca e torná-la mais conhecida entre os consumidores. E agora, com estas dicas, você sabe como empregá-lo ao seu negócio!
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