Você sabe como o Social Media wall funciona e como isso é benéfico para uma empresa? Descubra tudo sobre neste texto.
Devido à enorme quantidade de informação disponível, as pautas circulam e mudam rapidamente entre os usuários. A melhor maneira de uma marca ficar por dentro de tudo para continuar relevante, coerente com as necessidades e interesses do público — além de prevenir crises na imagem — é filtrar essas informações. Quanto a isso, o social media wall pode ser muito benéfico.
O social media wall é uma ferramenta que reúne em uma mesma plataforma tudo o que foi discutido pelos usuários nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, a partir de uma hashtag específica que filtra as informações a partir dos interesses de quem realiza a pesquisa.
Quer entender mais sobre como a social media wall funciona e como isso é benéfico para uma corporação? Continue conosco e fique por dentro do assunto.
O que é social media wall?
Sabe quando você tem acesso a todas as câmeras do programa Big Brother Brasil e pode escolher uma específica para acompanhar determinado participante ou pauta a partir de uma única tela? O social media wall funciona de forma semelhante, porém, ainda mais completa e com capacidade de ‘’vigilância’’ superior a conhecida como a casa mais vigiada do Brasil.
Quer dizer, seu nome traduzido para o português literal quer dizer paredes sociais, que podem ser entendidas como ambientes em que todos os assuntos discutidos nas redes sociais digitais são expostos por meio do filtro de uma hashtag.
Assim, do mesmo modo que você pode fazer uma busca de tweets relacionados no Twitter ou Instagram, a ferramenta social media wall alcança tal objetivo de modo complementar, reunindo informações de todas as plataformas de uma única vez e no mesmo lugar. Esse recurso é especialmente válido quando ocorrem eventos de grande porte, como o Super Bowl.
Como funciona o social media wall?
As paredes sociais exibem em tela única os resultados mais relevantes do que foi comentado nas redes sociais digitais, a partir da hashtag escolhida e até dos critérios definidos para a exibição. Além do mais, é possível ter controle sobre cada postagem individualmente. Muitas ferramentas fazem esse processo em tempo real, outras levam cerca de 15 minutos para serem atualizadas.
Adotar esse recurso para a rotina da empresa é especialmente útil se você considerar que, de acordo com pesquisas da Global Digital Overview, quase 4 bilhões de pessoas no mundo usam as redes sociais digitais.
Diante disso, negligência o que os usuários dizem sobre determinado assunto ou até mesmo limitar esse tipo de análise pode resultar na perda de inúmeros insights valiosos, prevenção de crises de imagem, gerenciamento da reputação de uma marca e muito mais. Afinal, todos os ‘’sinais de fumaça’’ podem estar presentes nesse ambiente virtual.
Quais os benefícios do social media wall?
A própria definição do social media wall deixa evidente muitos dos benefícios que a técnica proporciona, mas existem muitos outras que você precisa conhecer e se aprofundar para ter um melhor aproveitamento da técnica.
Aumento do engajamento
Alguns especialistas em marketing e análise das redes sociais afirmam que quando os comentários realizados pelos usuários são respondidos rapidamente, os algoritmos da plataforma favorecem o engajamento, o que aumenta a visibilidade de uma publicação e ajuda no fortalecimento do relacionamento com a audiência.
Assim, contar com a técnica de social media wall, que exibe todos os comentários relacionados a uma hashtag, facilita o controle e consequentemente as respostas às interações realizadas.
Fortalecimento da marca
Marcas que se ausentam das discussões atuais do público-alvo e que perdem o timing ao divulgar campanhas, deixam de fortalecer a marca por não acompanhar de forma atualizada e integrada o que os usuários andam comentando.
Um exemplo de como isso ocorre na prática é ao utilizar memes nas redes sociais, alinhados com o público-alvo e com os valores da marca. Quando isso ocorre estrategicamente e de forma adequada, as chances dos usuários se engajarem e terem impressões positivas da empresa são altas.
Diferentemente de quando você escolhe usar o meme quando ele já foi saturado ou até mesmo se ausentar de posicionamentos importantes, discutidos e cobrados pelos seus consumidores.
Conteúdo relevante
As redes sociais recebem milhões de conteúdos por dia, tanto produzidos pelos usuários quanto pelas marcas. Diante dessa saturação de informação, a capacidade de atenção humana é cada vez mais reduzida, registrando 8 segundos máximos de concentração em 2015, de acordo com pesquisas da Microsoft.
Assim, as contas profissionais das marcas nas redes sociais concorrem não apenas com empresas do mesmo segmento, mas também contas pessoais, que podem tirar a atenção dos usuários. Tudo isso exige o desenvolvimento de conteúdos relevantes, para que a atenção seja capacitada e o investimento na produção tenha realmente valor.
A partir da análise exibida pelo social media wall, é possível ter uma noção mais embasamento do que o seu público-alvo considera relevante e com base nisso, surgem insights de campanhas digitais e demais ações atrativas para o seu público-alvo, de uma maneira que sem o auxílio da ferramenta, esse processo seria mais difícil e com mais chances de erro.
Como utilizar o social media wall na prática?
Depois de entender a definição do social media wall e os seus benefícios, é importante descobrir como inserir a técnica em sua estratégia, para que seja desenvolvido um planejamento com base nisso. Confira:
- entenda quais são as necessidades e os interesses do seu público;
- escolha as plataformas certas para serem incluídas no social media wall;
- tenha uma meta definida ao utilizar o social media wall;
- incentive a interação com a sua audiência para gerar mais insights;
- modere o social media wall a partir dos filtros disponíveis etc.
Percebeu a relevância do social media wall? Muitas empresas de destacarem já se deram conta e incluem a ferramenta em sua estratégia, é o caso da Rádio iHeart, FIBA Basketball, Jamie’s Bike Britain e muitas outras. O uso mais comum dessas marcas específicas são em grandes eventos, como campeonatos esportivos e os principais lançamentos musicais, no caso da Rádio iHeart.
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