SAIBA COMO FAZER ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NA ESTRATÉGIA DE MARKETING

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Fazer uma boa análise de concorrência quanto às estratégias de marketing é essencial para que você identifique padrões que podem ser replicados para sua própria corporação. 

Esse tipo de pesquisa normalmente envolve a verificação das campanhas de vários concorrentes e quais os principais canais utilizados.

Para conseguir extrair o máximo de informações relevantes, além de orientar sua própria abordagem, é necessário ter alguns critérios na hora de realizar a análise da concorrência. 

Pensando nisso, organizamos um conteúdo detalhado que pode ajudar em sua jornada. Quer saber mais? Então siga a leitura e confira nossas recomendações.

O QUE É E COMO FUNCIONA A ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

A análise de concorrência nada mais é do que um processo no qual se coletam dados, que são avaliados e interpretados para entender mais sobre os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio.

Esse método permite ter um panorama sobre o cenário competitivo da empresa e, com isso, encontrar maneiras de se diferenciar e ter destaque. O objetivo principal é conseguir insights que auxiliem a empresa a tomar decisões e a desenvolver estratégias eficazes para se destacar no mercado.

Seu funcionamento pode ser dividido em várias partes, as quais envolvem a identificação dos concorrentes, coleta de informações, avaliação do marketing, identificação de oportunidades e vários outros aspectos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER A ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA?

A análise de concorrência é importante por vários motivos. Por exemplo, ela é útil para identificar o posicionamento de mercado da empresa e, com isso, investir em campanhas de marketing que auxiliem a melhorá-lo.

Além disso, pode ajudar a investir em melhorias contínuas nas ações de publicidade, assegurando diferenciação de mercado e maior alcance de quem realmente é o público-alvo do negócio.

Por fim, vale destacar que a análise de concorrência ajuda a compreender os riscos que podem fazer sua organização ficar para trás, o que permite ajustes a fim de melhorar os resultados e a lucratividade.

COMO FAZER A ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NA PRÁTICA?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise de concorrência, que tal descobrir quais são os principais passos para fazê-la, na prática? Destacamos cada um deles, a seguir.

SAIBA QUEM SÃO SEUS CONCORRENTES

O primeiro passo para avaliar as ações dos concorrentes é entender quem são eles. Nesse sentido, você pode listar as empresas que competem diretamente e indiretamente com a sua.
Por exemplo, quem oferece os mesmos produtos ou serviços que os seus são concorrentes diretos, já quer atingir o público-alvo que o seu, são indiretos. Essa classificação auxiliará a fazer um diagnóstico mais preciso para a sua empresa.

LISTE OS PONTOS A SEREM ANALISADOS

Após ter bem claro quem são os seus concorrentes, é hora de saber quais são os pontos que precisam ser avaliados. Existem diversos aspectos cruciais para as próximas etapas serem eficientes, como:

  • participação no mercado dos concorrentes;
  • público-alvo e como estão anunciando para eles;
  • informações básicas da empresa.

A partir desses fatores, você consegue entender de vez se o negócio selecionado na primeira etapa é realmente um concorrente ou não.

AVALIE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Além dos itens que destacamos anteriormente, é preciso analisar as soluções oferecidas pelas companhias que você estabeleceu como concorrentes. 

Esse passo envolve analisar a qualidade do produto, como está relacionado ao seu e quais são os diferenciais que ele oferece. Ainda é possível observar a precificação para compreender se está com um preço mais ou menos competitivo que o seu. 

Porém, tenha cuidado com essa etapa e realize um estudo de custo-benefício, pois pode haver diferença na qualidade ofertada ao público.

CONSIDERE OS PONTOS FORTES E FRACOS

Entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa em relação aos concorrentes é mais uma etapa importante na sua avaliação. 

Para esse passo, você pode usar metodologias já consolidadas, como a análise SWOT. Por meio dela, torna-se possível investigar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Com isso, você pode fazer o plano de marketing incorporando todos esses fatores em seu negócio.

ATENTE AOS CANAIS DE VENDAS

Observar os canais de vendas dos concorrentes vai te permitir avaliar a qualidade do atendimento, bem como a estrutura que eles utilizam para atingir o público-alvo e fazer as vendas necessárias.

Há várias opções comumente utilizadas, como telefone, e-mail marketing, redes sociais e outros. 

É válido avaliar detalhadamente cada um desses canais para ter mais informações e encontrar oportunidades de diferenciação.

ANALISE O PAPEL DA TECNOLOGIA

O uso de ferramentas específicas para isso pode contribuir na hora de levantar dados, ver indicadores e entender se as campanhas dos concorrentes estão sendo efetivas em seu propósito.

A maioria das ferramentas são gratuitas e contribuem para que você levante informações relevantes sobre a estratégia. Entre as principais, vale a pena conferir o Google, a Biblioteca de Anúncios do Meta, o SemRush e fazer o monitoramento constante das redes sociais da concorrência. Saiba mais a seguir.

QUAIS FERRAMENTAS PODEM AJUDAR NESSA TAREFA?

Existem diversas ferramentas que facilitam a visualização da campanha e das estratégias de comunicação dos seus concorrentes. 

O primeiro passo é começar com uma pesquisa simples no Google para identificar quem são os concorrentes diretos e indiretos. Avalie a posição de cada um deles nos resultados de busca, os temas que abordam e as informações disponíveis.

Outra ferramenta importante é a Biblioteca de Anúncios do Meta. Por meio dela, você consegue conferir os anúncios que estão em uso. Para tanto, é possível fazer filtros de anúncios para palavras-chave ou pesquisar diretamente quais são os anúncios que cada concorrente está usando para o Facebook e o Instagram.

Realizar uma boa análise de concorrência é essencial para que você calibre sua própria comunicação de maneira eficiente. Por meio dela, pode-se entender mais sobre o comportamento dos consumidores, seus interesses e ter acesso a um ponto de vista interessante para abordar em sua estratégia.

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