Conheça alguns dos produtos digitais mais utilizados

3 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Existem produtos, geralmente educativos, criados para serem distribuídos e consumidos de maneira digital. É o caso de videoaulas (cursos), audiobooks, podcasts, aplicativos, softwares, sites para membros etc. Afinal, se hoje em dia o público é tão presente nos meios digitais, nada mais justo que se unir a eles, certo?

Até conteúdos e materiais educativos mais antigos, de quando a transformação digital não era tão intensa, passaram a fazer parte desse mundo. Por exemplo, o Telecurso 2000, lançado em 1977 e exibido na TV aberta até 2014, foi levado para um portal gratuito na internet. Assim, quem pretende fazer exames supletivos oficiais pode absorver o conhecimento necessário.

Mas claro, os produtos digitais também servem para empresas que desejam nutrir o público-alvo com conteúdos que levem à conversão. Continue a leitura e saiba mais sobre alguns deles para aprender a tirar o melhor proveito!

Videoaula (curso)

Com esse produto digital, é possível apresentar para os ouvintes algumas dores da persona e como solucioná-las. Por exemplo, um agronegócio poderia lançar esse tipo de material para informar aos agricultores, caso esse seja o público-alvo, como aumentar a produtividade na plantação de soja.

As aulas podem ser síncronas, ocorrendo em tempo real, ou assíncronas. Nesse último caso, o aluno acompanha o material conforme o próprio tempo e ritmo. Ainda, é possível atualizar o conteúdo frequentemente, para torná-lo perene e para que seja aproveitado por muito mais tempo.

Audiobook

É similar a um e-book, um livro digital. Porém, a grande diferença é que, em vez da leitura, é possível ouvir o conteúdo. Essa é uma vantagem porque muitos não conseguem se concentrar ou não têm tempo de ficar parados lendo. Além disso, ouvir áudios já é um hábito de muitas pessoas, comum no uso do WhatsApp, por exemplo. Logo, o audiobook une o útil ao agradável.

Podcast

Falando no hábito das pessoas de ouvir áudios, o podcast é outro produto digital popularizado nos últimos tempos. Basta analisar a quantidade de podcasts ou até videocasts que surgiram nos últimos anos. Assim como o audiobook, ele tem a vantagem de poder ser ouvido enquanto o usuário realiza outras atividades.

Softwares

Os softwares são outros tipos de produtos digitais, podendo facilitar a vida do público na execução de alguma demanda. Por exemplo, alguns atuam na gestão financeira, como ao automatizar o pagamento dos funcionários. Isso evita atrasos e erros no processo, além de agilizá-lo.

Clubes de Assinatura

Existem vários materiais disponíveis gratuitamente na internet. No entanto, os Clubes de Assinatura disponibilizam conteúdos exclusivos para os assinantes, desde que seja pago um valor. É o caso de grandes influenciadores do YouTube, o que é uma alternativa para aumentar a fidelização e a monetização do produtor de conteúdo.

Então, o que achou das alternativas de produtos digitais populares nos últimos tempos? Elas são opções de monetização atrativas para empreendedores que sabem usar a criatividade e a inovação para desenvolver materiais infinitamente escaláveis.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficar por dentro dos exemplos de produtos digitais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856