Existem produtos, geralmente educativos, criados para serem distribuídos e consumidos de maneira digital. É o caso de videoaulas (cursos), audiobooks, podcasts, aplicativos, softwares, sites para membros etc. Afinal, se hoje em dia o público é tão presente nos meios digitais, nada mais justo que se unir a eles, certo?
Até conteúdos e materiais educativos mais antigos, de quando a transformação digital não era tão intensa, passaram a fazer parte desse mundo. Por exemplo, o Telecurso 2000, lançado em 1977 e exibido na TV aberta até 2014, foi levado para um portal gratuito na internet. Assim, quem pretende fazer exames supletivos oficiais pode absorver o conhecimento necessário.
Mas claro, os produtos digitais também servem para empresas que desejam nutrir o público-alvo com conteúdos que levem à conversão. Continue a leitura e saiba mais sobre alguns deles para aprender a tirar o melhor proveito!
Videoaula (curso)
Com esse produto digital, é possível apresentar para os ouvintes algumas dores da persona e como solucioná-las. Por exemplo, um agronegócio poderia lançar esse tipo de material para informar aos agricultores, caso esse seja o público-alvo, como aumentar a produtividade na plantação de soja.
As aulas podem ser síncronas, ocorrendo em tempo real, ou assíncronas. Nesse último caso, o aluno acompanha o material conforme o próprio tempo e ritmo. Ainda, é possível atualizar o conteúdo frequentemente, para torná-lo perene e para que seja aproveitado por muito mais tempo.
Audiobook
É similar a um e-book, um livro digital. Porém, a grande diferença é que, em vez da leitura, é possível ouvir o conteúdo. Essa é uma vantagem porque muitos não conseguem se concentrar ou não têm tempo de ficar parados lendo. Além disso, ouvir áudios já é um hábito de muitas pessoas, comum no uso do WhatsApp, por exemplo. Logo, o audiobook une o útil ao agradável.
Podcast
Falando no hábito das pessoas de ouvir áudios, o podcast é outro produto digital popularizado nos últimos tempos. Basta analisar a quantidade de podcasts ou até videocasts que surgiram nos últimos anos. Assim como o audiobook, ele tem a vantagem de poder ser ouvido enquanto o usuário realiza outras atividades.
Softwares
Os softwares são outros tipos de produtos digitais, podendo facilitar a vida do público na execução de alguma demanda. Por exemplo, alguns atuam na gestão financeira, como ao automatizar o pagamento dos funcionários. Isso evita atrasos e erros no processo, além de agilizá-lo.
Clubes de Assinatura
Existem vários materiais disponíveis gratuitamente na internet. No entanto, os Clubes de Assinatura disponibilizam conteúdos exclusivos para os assinantes, desde que seja pago um valor. É o caso de grandes influenciadores do YouTube, o que é uma alternativa para aumentar a fidelização e a monetização do produtor de conteúdo.
Então, o que achou das alternativas de produtos digitais populares nos últimos tempos? Elas são opções de monetização atrativas para empreendedores que sabem usar a criatividade e a inovação para desenvolver materiais infinitamente escaláveis.
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