gráficos com seleção de público em forma de holografia em cima de um tablet, com uma pessoa de terno segurando o aparelho eletrônico,simulando o Outbound marketing gráficos com seleção de público em forma de holografia em cima de um tablet, com uma pessoa de terno segurando o aparelho eletrônico,simulando o Outbound marketing

Quais são os Princípios do Outbound Marketing? Entenda aqui!

6 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Como abordar o consumidor da maneira correta? A estratégia do Outbound Marketing, antiga na área no Marketing, permite que as soluções da empresa sejam oferecidas aos clientes de uma forma ativa.

Outbound: se você já pesquisou sobre Marketing na internet, deve ter se deparado com esse termo. E vamos ser sinceros, provavelmente também leu sobre leads, prospects, métricas e outras nomenclaturas que estão relacionadas à área.

Em um primeiro momento, o termo pode até parecer complexo. Afinal, são necessárias estratégias, técnicas, ações e muita, mas muita pesquisa para atrair clientes. E como sabemos, conhecer os principais fundamentos para aumentar vendas não é um mero detalhe, pode ser uma questão de sobrevivência para algumas empresas.

Neste texto, vamos explicar o que é Outbound Marketing e suas principais aplicações. Continue a leitura!

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O que é Outbound Marketing?

Sabe as propagandas de TV, Rádio ou até mesmo aquele enorme anúncio que você encontra em uma página de revista? Pois é, esses são exemplos do que chamamos de Outbound Marketing.

Trata-se, basicamente, de um estilo de marketing em que as estratégias são mais ativas e o objetivo de suas ações é vender. Os conteúdos são produzidos de forma explícita para influenciar o consumidor a comprar.

Com a evolução das estratégias de comunicação, esse tipo de marketing não ficou restrito às mídias tradicionais. O digital também comporta campanhas Outbound, como: propagandas em vídeos na internet, pop-ups e e-mails.

Qual a importância do Outbound para empresas?

Você provavelmente já ouviu que o Outbound marketing está ultrapassado, que ninguém mais presta atenção em campanhas da TV e que agora o que vale é a internet.

De fato, o mundo on-line tem bastante espaço no momento e é muito difícil, para não falar impossível, que ao ter um negócio, não se pense em estratégias para o digital. Contudo, o Outbound ainda é muito necessário e pode trazer vantagens para o marketing como um todo.

Por exemplo, o fato de sua abordagem ser mais impessoal ajuda a atrair consumidores variados, além de ser bastante valorizadas em mercados B2C. Também, a taxa de atração de novas vendas costuma ser mais rápida já que este é o foco da estratégia.

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Foto: Princípios Outbound Marketing

Quais são os princípios mais importantes do Outbound?

Experimentação

Um dos primeiros fundamentos é o investimento nas experimentações das campanhas. Afinal, para saber se uma estratégia funciona ou não, é fundamental testá-la.

Obviamente que as métricas podem auxiliar nesse processo. Porém, o Outbound, por ser um marketing em que as campanhas são mais abrangentes e o foco não é exatamente só um tipo de público, é difícil encontrar números. Por isso, a experimentação é necessária. 

Nesse sentido, além de avaliar as métricas, é fundamental analisar as melhores ações, quais são as abordagens mais adequadas de venda e quem são os clientes alvos.

Foco nos resultados

Nesse tipo de marketing, o foco não é em gerar engajamento. O objetivo não é que o consumidor venha até a empresa naturalmente, a ideia é que ele seja influenciado. Ou seja, veja a propaganda e queira adquirir o seu produto.

Sendo assim, a meta principal nas análises dos números é saber o quanto o investimento em determinada propaganda trouxe de retorno financeiro, isto é, que tipo de resultado trouxe para a empresa.

Especialização do time

É evidente que no processo de divulgação dos serviços ou produtos de um negócio não é possível que só uma pessoa faça tudo. É fundamental ter um time e mais do que isso, um grupo de especialistas. Há diversas áreas responsáveis por fazer Outbound Marketing acontecer e é preciso não só conhecê-las como investir em indivíduos que tenha experiência e formação.

Por exemplo, para a prospecção será necessário um SDR (Sales Delopment Representative) que será responsável por entrar em contato com os clientes e também com a pré-venda. Também será necessário um SDR de Inbound que atenderá aqueles que procurarão a empresa. Outro profissional importante é o de Customer Success, que cuida dos consumidores já conquistados.

Criatividade

Esse é a base para os dois tipos de marketing! Entretanto, com advento da internet, as pessoas não são mais tão receptivas a qualquer propaganda. É só observar como os espectadores pulam os anúncios do Youtube.

Justamente, diante disso, é necessário que os conteúdos produzidos sejam criativos e que haja um investimento em estratégias que vão conectar o público com sua marca. Também, no digital há a possibilidade de fazer anúncios virtuais pelo o Facebook Ads, Google Ads que facilitam muito que o público venha até a empresa.

imagem peças de jogo de xadrez-sobrepostas a um filtro rosa com texto "principais diferenças entre o outbound  inbound marketing"

Quais são as principais diferenças entre Outbound e Inbound?

Já sabemos que Outbound Marketing está relacionado às mídias tradicionais e a um jeito mais ativo de atrair os clientes, já que o objetivo é realizar a venda. O que o difere bastante de outra forma de fazer marketing: o Inbound.

Nesse tipo de estratégia, o objetivo também é vender, porém, esse não é o foco principal. As suas ações são muito mais para que o cliente venha atrás do negócio por conta própria e engaje com a empresa. Como quando alguém faz uma busca no Google procurando saber como fazer uma pizza e encontra um site de uma pizzaria que tem a receita, mas ao ver os outros tópicos, faz um pedido.

Não é a toa que o conteúdo é muito importante na estratégia Inbound, já que é o principal meio de atração. Sendo assim, ele precisa ser de qualidade para obter bons resultados. Além disso, é essencial conhecer bem o público para que a produção seja certeira.

Entre outras diferenças, ainda estão o preço que costuma ser bem mais barato que o Outbound e também, ser de maior duração. No marketing tradicional, se o investimento é cortado, a campanha some, não é o caso do Inbound.

Bem, até aqui, mostramos para você as principais características sobre o Outbound Marketing.

Uma forma de realizar a divulgação do seu negócio mais tradicional, em que o foco está realmente na venda e não em apenas atrair o consumidor. 

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