Você já estranhou a pouca quantidade de pessoas que visualizam os seus stories ou se engajam nas suas publicações? Situações como essas podem se tratar do shadowban no Instagram. Mesmo que isso nunca tenha sido notado na sua conta, é comum encontrar reclamações desse tipo. Isso é ainda mais presente em perfis que trabalham com a produção de conteúdo digital.
Afinal, trabalhar nas redes sociais, como no Instagram, significa que a lucratividade de alguém depende do nível de engajamento gerado. Então, se o conteúdo produzido deixa de ser entregue para todos os seguidores, os lucros ficam comprometidos.
A melhor maneira de evitar situações como essas é ao conhecer mais sobre o assunto. Então, tem interesse em saber mais? Continue conosco e fique por dentro do shadowban no Instagram!
O que é shadowban no Instagram?
Conforme mencionado, shadowban no Instagram corresponde a uma limitação na visualização e consequentemente no engajamento dos seguidores com os seus conteúdos. Ou para entender melhor, ocorre um banimento à sombra, como a própria tradução do termo sugere.
Esse tipo de banimento funciona como uma punição da rede social a usuários que se comportam de maneira inadequada. Por exemplo:
- compra de seguidores ou curtidas;
- uso de hashtags irrelevantes ao conteúdo proposto;
- uso de bots para interagir com o público;
- curtir ou seguir muitas pessoas em um curto período;
- etc.
Naturalmente, nem todos os usuários se dão conta que podem agir de maneira inadequada e sofrer punições do Instagram por isso. Afinal, além de muitos desconhecerem com mais profundidade os funcionamentos das redes sociais, o shadowban no Instagram não é admitido publicamente.
O conceito existe desde 2006 no universo digital, já que outras mídias digitais também poderiam utilizar esse tipo de banimento. Entretanto, apenas entre 2016 e 2017 ele se popularizou entre os profissionais de marketing digital.
A maior disseminação desse conhecimento contribui para que o Instagram declarasse que algumas práticas poderiam levar a limitação na visualização e no engajamento. Ou seja, mesmo sem a admissão oficial, ela deixou clara que esse problema existe.
Como identificar o shadowban no Instagram?
Após entender o funcionamento do shadowban no Instagram, é natural se perguntar como identificar esse problema na conta administrada. Para isso, algumas dicas podem ajudar. É o caso de:
- publicar no perfil em questão;
- inserir as hashtags de costume (preferencialmente as menores);
- pesquise o uso dessa hashtag a partir de pelo menos 5 perfis que não seguem sua conta;
- se não houve o aparecimento do seu perfil nessas contas, possivelmente você sofreu shadowban no Instagram.
Ainda assim, é importante não confundir esse tipo de punição com o algoritmo da rede social. Afinal, ele também influencia na quantidade de engajamento recebido nas publicações. Assim, podem ser priorizados no aparecimento para o público conteúdos mais alinhados com o algoritmo.
Como reverter um shadowban no Instagram?
Então, você realmente detectou que sofreu shadowban no Instagram? Existem algumas práticas que podem reverter a situação. Por exemplo:
- entre em contato com o suporte da plataforma;
- reveja o tipo de conteúdo a ser publicado;
- passe um tempo sem atuar no perfil;
- diminua a frequência de posts;
- etc.
Então, conseguiu entender mais sobre shadowban no Instagram? Seguir as recomendações citadas é sempre válido para evitar e reverter essa situação. E ainda, vale a pena desenvolver um planejamento dos conteúdos e estudar mais sobre o funcionamento dessa rede social para agir conforme as boas práticas.
O nosso post foi útil para você entender mais sobre essa temática? Assine a nossa newsletter e continue por dentro das nossas atualizações de conteúdo!