Feedback de clientes: veja como coletar na empresa

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Obter feedback de clientes é uma estratégia para identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Afinal, com o retorno dos consumidores, a empresa tem mais informações relevantes sobre os seus acertos, diferenciais, falhas e fatores que precisam de mais atenção.

Ao compreender as perspectivas dos clientes sobre a sua empresa, as chances de fazer adaptações e implementações de sucesso para garantir a fidelização só tendem a aumentar. Desse modo, é possível realizar melhorias constantes e ter um bom posicionamento no mercado.

No entanto, coletar feedbacks nem sempre é uma tarefa simples para as empresas. Por esse motivo, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a conhecer a opinião dos clientes. Confira!

Preenchimento de formulários

Os formulários são espaços que permitem comentários anônimos, desde reclamações até sugestões. Uma das suas principais vantagens é a objetividade das perguntas, que ajuda na coleta de dados sobre os clientes que a empresa considera necessários para fazer uma boa gestão de qualidade dos serviços e dos produtos.

Vale a pena destacar também que os formulários podem ser preenchidos de maneira anônima. Com isso, os clientes se sentem mais confortáveis em expressar a própria opinião. Além disso, esse formato combina tanto com um negócio virtual quanto com um estabelecimento presencial.

Pesquisas por e-mail

Outra maneira de coletar o feedback de clientes online é por meio de pesquisas de satisfação enviadas por e-mail. Nesse caso, é possível elaborar as próprias perguntas e fazer o envio, ou contratar um serviço especializado nesse tipo de atividade.

As pesquisas podem oferecer dados quantitativos, como em avaliações de satisfação por pontuações de 0 a 10, ou qualitativos, que oferecem espaço livre para que os clientes façam as suas considerações.

Recompensas por avaliações

Oferecer um feedback custa tempo e energia aos clientes, por mais breve que seja a avaliação. Por esse motivo, oferecer estímulos para que mais pessoas participem desse processo pode ser uma estratégia eficiente para obter mais informações sobre a perspectiva do público sobre o seu negócio.

As recompensas por avaliações, como cupons de desconto e brindes, são úteis para criar uma proximidade com o público, a fim de gerar confiança e interesse para responder aos questionários. Além disso, ainda são estratégias interessantes para construir um bom relacionamento com o cliente.

Monitoramento de redes sociais

O engajamento nas redes sociais, como comentários, quantidade de seguidores, mensagens recebidas e qualidade das avaliações, também pode entrar como um recurso para conhecer o feedback dos clientes. Por essa razão, vale a pena marcar presença digital e fazer um monitoramento das atividades nesses canais.

Definir métricas e acompanhar com frequência os resultados nas redes sociais pode também ser uma maneira de encontrar oportunidades para investir em novas estratégias nas campanhas de marketing digital. Com isso, é possível estruturar um planejamento completo para atrair, reter e fidelizar os consumidores.

Conversas ao vivo

O contato direto com o cliente não deixa de ser um recurso valioso para conhecer a opinião sobre o atendimento, o serviço ou o produto. Por esse motivo, é possível apostar também nas conversas ao vivo, por meio dos vendedores, atendentes em canais remotos e demais oportunidades.

O importante mesmo é buscar o feedback de clientes e fazer uma avaliação criteriosa sobre os comentários recebidos. Com isso, é possível aproveitar as informações para elaborar planejamentos e garantir cada vez mais a satisfação do público, com base em dados estratégicos e vindos diretamente dos consumidores.

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