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O que é marketing de relacionamento 2.0 e qual sua importância?

7 minutos para ler

De fato, os últimos anos foram marcados por mudanças significativas no relacionamento entre empresas e clientes. O avanço da tecnologia trouxe um poder de comunicação muito forte, fazendo com que as pessoas busquem uma relação quase pessoal com as marcas.

Nesse contexto, fazer o uso correto das redes sociais e outras ferramentas tecnológicas faz toda a diferença ao se relacionar com o cliente. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar o que é marketing de relacionamento 2.0, seus principais benefícios e como aplicar a estratégia na sua empresa. Boa leitura!

O que é o marketing de relacionamento 2.0?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que têm como objetivo fidelizar os clientes, criando uma relação duradoura e positiva para ambas as partes.

Seu conceito de surgiu por volta dos anos 90, quando as empresas começaram a entender que investir apenas na divulgação de produtos não era mais o suficiente para garantir bons resultados.

Nos últimos anos, contudo, com o avanço da tecnologia, da internet e das mídias sociais, vemos surgir o marketing de relacionamento 2.0, que trouxe essa relação para o ambiente online.

Para promover uma comunicação mais próxima com o cliente, são utilizadas diversas ferramentas, como blogs, redes sociais, e-books, vídeos, infográficos, transmissões ao vivo, entre outras.

Mas essa estratégia visa mais do que conquistar vendas. Sua ideia é fazer com que os clientes sejam verdadeiros fãs da marca, contribuindo com feedbacks, se interessando pelos novos lançamentos e ajudando a fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Quais são os principais benefícios?

Agora que você conferiu o que é marketing de relacionamento 2.0, vejamos os seus principais benefícios:

Conhecimento sobre o público-alvo

Antes da “era 2.0”, conhecer o público-alvo era um trabalho que exigia muitos formulários, pesquisas de mercado e investimento de tempo e dinheiro na análise dos dados. Já com as redes sociais e outros canais na internet, ficou mais fácil interagir com as pessoas, o que possibilita uma percepção maior das necessidades do cliente.

Além disso, as ferramentas de automação de marketing ajudam a reunir um grande volume de dados, como número de pessoas que acessaram o site, abriram um e-mail, baixaram algum material, entre outras ações.

Com essas informações, as empresas podem aprimorar suas estratégias, melhorar seus produtos e conquistar mais vendas.

Diversidade de ações

O marketing de relacionamento tradicional, geralmente, se resume a algumas ações como entrega de brindes em datas comemorativas e realização de eventos. Apesar de muito eficaz, promover esse tipo de contato exige um grande investimento financeiro e pode limitar o alcance de clientes.

Agora, ao se relacionar com as pessoas no ambiente online, é possível atuar em vários outros canais, como e-mail marketing, Facebook, Twitter, Instagram, blogs, sites, entre outros. E, além de terem uma abrangência muito maior do seu público-alvo, essas ações têm um ótimo custo-benefício.

Fortalecimento da marca

A comunicação se tornou muito mais rápida e democrática com a internet. Afinal, hoje todos podem compartilhar suas opiniões e influenciar nas escolhas das pessoas. Diante desse novo comportamento, as empresas precisam mostrar diferenciais que tragam um destaque positivo no ambiente online.

CTA BannerFinal Branding

Os clientes que têm uma boa relação com a empresa, além de contribuírem para um bom faturamento, viram verdadeiros defensores da marca. E esse marketing “boca a boca” ajuda a trazer autoridade para o negócio, fortalecendo a imagem da empresa no mercado.

Como aplicar na minha empresa?

O primeiro passo é analisar o perfil do seu cliente e como ele costuma se comportar na internet.

Ele utiliza muito as redes sociais? Costuma receber e-mails de empresa? Realiza muitas pesquisas antes de fechar negócio? Essas são informações relevantes para começar a criação da sua estratégia. Veja, a seguir, algumas práticas utilizadas pelas empresas:

Invista no conteúdo

Independentemente do seu segmento de negócio, um conteúdo elaborado sempre será um ponto de destaque na comunicação com o cliente na internet. Para isso, desde o site até as redes sociais, é necessário que exista um padrão de linguagem de acordo com o seu público-alvo.

Um dos fatores que mais influenciam a fidelização dos clientes é o valor que eles enxergam no relacionamento com a empresa, e o conteúdo pode ajudar nesse sentido. Então, identifique quais são as maiores necessidades dos seus clientes e crie um blog que os ajudem a solucionar as principais dúvidas.

Se a sua empresa é da indústria pecuária, por exemplo, é interessante criar um post explicando quais são as partes do boi, as diferenças entre cada uma delas, como o seu preço é definido etc. Além do blog, é possível utilizar vários formatos de conteúdo, como vídeos, e-books, infográfico, entre outros.

Tenha uma identidade visual

Comunicar-se com o cliente não envolve apenas conteúdo escrito, mas também uma identidade visual bem definida. Essa característica ajuda a destacar a sua empresa da concorrência, além de refletir quais são os valores e propostas da marca.

Uma agência de design pode ajudar a padronizar sua comunicação visual, passando mais credibilidade ao cliente e melhorando a experiência com a sua empresa na internet.

Use as redes sociais para se aproximar do cliente

De acordo com uma pesquisa realizada pela comScore, somos o país mais conectado às redes sociais no mundo. A popularização dos smartphones fez com que as pessoas pudessem passar mais tempo conectadas, produzindo e consumindo informações o tempo todo.

Diante dessa realidade, é fundamental que as empresas estejam presentes nesse canal, oferecendo conteúdo de qualidade, trocando informações com o cliente e promovendo um relacionamento mais próximo entre o público e a marca.

Conte com a ajuda de uma agência de agência especializada

Como toda estratégia, o marketing de relacionamento 2.0 exige um investimento de tempo para começar a trazer retorno. Além disso, é importante que existam pessoas dedicadas a produzir conteúdo, cuidar da parte visual, coletar e analisar dados, entre outras atividades.

Dedicar uma equipe interna para esse trabalho nem sempre é uma opção viável para as empresas, já que demanda espaço físico e reestruturação dos colaboradores. Dessa forma, a melhor alternativa para conquistar bons resultados é contar com uma agência especializada.

Sem dúvida, essa parceria pode garantir uma redução de custos e economia de tempo, além de agilizar o aparecimento dos resultados.

Investir no relacionamento com o cliente na internet ainda pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e fortalecer a imagem da marca. E, para estimular essa interação, é importante estar atento às novas estratégias e conhecer as necessidades do seu cliente.

Enfim, gostou deste artigo? Agora que já sabe o que é marketing de relacionamento 2.0 e qual é sua importância, aproveite para conferir também como a sua empresa pode ter uma estratégia de marketing digital eficiente!

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