O que é digitalização industrial e por que conhecer esse conceito?

7 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A otimização de processos é um requisito indispensável para realizar entregas mais ágeis e de alta qualidade em um mercado guiado pela competitividade. Nesse sentido, a digitalização industrial ocupa um papel de extrema relevância, já que é capaz desde promover a ampliação da produtividade até de melhorar a capacidade analítica das empresas.

Diante disso, investir na digitalização dos processos industriais se tornou indispensável para as indústrias de todos os segmentos. Mas, para aproveitar os reais benefícios dessa tendência, se faz necessário entender como ela funciona e de que forma pode impactar as suas atividades.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre digitalização industrial. Confira!

O que é digitalização industrial?

Considerada prioridade em plena era da tecnologia, a digitalização industrial, que também é conhecida como indústria 4.0, consiste em uma transformação tecnológica que tem como objetivo a automatização dos processos dentro de uma companhia.

A indústria 4.0 é definida como o período tecnológico que a sociedade vive desde a década de 2010. Depois da invenção da máquina a vapor e da eletricidade, por exemplo, a quarta fase da indústria se baseia no uso de meios digitais, como sistemas cibernéticos e inteligências artificiais, para a execução dos processos industriais.

Entre os principais pilares da digitalização industrial estão:

  • desenvolvimento e implementação de sistemas automatizados;
  • construção de um banco de dados voltado para o gerenciamento de um grande volume de informações;
  • conexão entre máquinas e equipamentos com a rede de internet.

Esse fenômeno também tem como característica modificar os formatos de automação e troca de dados, além de impactar o fluxo de produção e modelos de negócio. Isso acontece a partir da adoção de máquinas e computadores, que buscam a inovação, customização e eficiência dos processos operacionais da indústria.

Conhecer e se adequar a esse conceito é imprescindível para trazer agilidade para as suas tarefas, tornando-as contínuas e automatizadas, e para ter mais facilidade para identificar e corrigir falhas rapidamente — fatores que alavancam a sua empresa frente à concorrência.

Qual é a importância de se atualizar em relação à digitalização industrial?

De acordo com um levantamento na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 74% das indústrias brasileiras já utilizam pelo menos um tipo de tecnologia industrial, enquanto 35% delas já estão em um nível mais avançado, contando com cerca de três tecnologias diferentes, como computação na nuvem e sensores.

A digitalização industrial funciona como um motor que impacta diretamente no crescimento da cadeia produtiva das indústrias, gerando uma série de benefícios. O primeiro ganho está no processo de produção, que passa a ter acesso à geração de dados e indicadores relevantes, além de estar estruturado por meio da automatização de máquinas.

Além disso, é possível otimizar e melhorar a fabricação de produtos, já que os indicadores de qualidade são mais precisos e podem ser mais bem aproveitados. Existe a possibilidade, ainda, de criar novos modelos de negócios tendo como base a integração da cadeia de produção, com a finalidade de disponibilizar novos serviços e aperfeiçoar a experiência dos consumidores finais.

Quais são as principais tendências em digitalização industrial?

São várias as tecnologias que podem ser implementadas no setor industrial, a fim de impulsionar os seus resultados. Vale ressaltar que elas podem ser adotadas e integradas de acordo com os objetivos de cada ambiente operacional. Veja, a seguir, quais são as principais tendências em digitalização industrial.

Inteligência Artificial

Embora já seja uma tecnologia conhecida nas empresas, a Inteligência Artificial (IA) deve conquistar ainda mais espaço na indústria. O seu uso é voltado principalmente para a coleta e análise de uma enorme quantidade de dados, o que não poderia ser feito por um colaborador humano.

Cibersegurança

A tecnologia traz muitos avanços para as empresas, mas com eles também surge a preocupação quanto à segurança de dados estratégicos para os seus negócios e interrupção de seus serviços.

Diante disso, uma das principais tendência em digitalização industrial é a cibersegurança, a partir do uso de ferramentas e métodos que promovam a governança de risco e combatam as tentativas de ataques cibernéticos de forma ativa.

Internet das Coisas Industriais

A Internet das Coisas (IoT) é responsável por conectar dispositivos físicos com o usuário e internet. Na área industrial, a IoT possibilita a produção e o controle remoto de suas operações, além de prever problemas em tempo real. 

Dessa maneira, a implementação da IoT beneficia os processos de manutenção preventiva. Sem falar que essa tecnologia também utiliza uma grande variedade de sensores, que pode desde criar inventários e gerenciar a cadeia de suprimentos de forma automática até monitorar o comportamento dos colaboradores e impedir acidentes de trabalho.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que pertence à manufatura aditiva, ou seja, aquela cujos processos visam o desenvolvimento de uma peça a partir de camadas. Na atualidade, essa novidade tem sido utilizada em outros segmentos da manufatura.

Com a impressão 3D, as indústrias podem criar protótipos, o que contribui para a redução de custos e diminui o prazo de produção. Entre as principais vantagens desse recurso estão a possibilidade de melhorar o design dos produtos no geral, de diminuir os desperdícios e de promover o ganho de velocidade produtiva.

Quais são os benefícios de se inserir na indústria 4.0?

As organizações que se atualizam e investem na digitalização industrial passam a operar com uma linha de produção automatizada, o que aumenta a sua produtividade, torna o ambiente de trabalho mais seguro e garante a qualidade do seu produto final. Isso é possível porque os equipamentos inteligentes ajudam a construir ciclos de produção mais velozes e eficientes.

Quando se tem uma linha de produção mais rápida e de alta precisão, as atividades repetitivas podem ser realizadas em qualquer horário, sem o risco de desperdícios de matéria-prima, fator que colabora para ampliar o volume de produção.

A combinação entre um sistema de produção veloz e eficiente resulta na redução de custos para a indústria. Todos esses benefícios fazem com que a empresa se mantenha alinhada às atualizações do mercado, explorando novas oportunidades e aumentando a sua competitividade.

A tecnologia é um dos pilares da indústria, sendo vital para a execução diária de seus processos. Sendo assim, a digitalização industrial deve ser tratada como prioridade pelas empresas, visto que se trata de uma questão determinante para o seu sucesso. Essa iniciativa tem que partir de um processo estruturado, que compreenda as demandas e objetivos do seu negócio.

Quer melhorar o relacionamento com o seu consumidor? Veja como usar o chatbot para o atendimento ao cliente!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856