Como usar o chatbot para atendimento ao cliente? Saiba aqui!

3 minutos para ler

Chatbot para atendimento é uma tecnologia que não pode faltar no seu negócio

O chatbot para atendimento monitora as caixas de entrada de diversos canais de comunicação e tem autonomia para responder rapidamente às mensagens. Essa é uma tecnologia que contribui para que o cliente tenha uma boa experiência com a marca.

É comum que os consumidores reclamem sobre as tentativas sem sucesso de falar com as empresas. Os canais de comunicação sempre estão cheios, e as respostas, quando chegam, demoram bastante.

Veja, neste artigo, o que é um chatbot para atendimento e como ele funciona. Conheça, ainda, maneiras de como essa tecnologia pode ser inserida na sua estratégia de atendimento!

imagem- celular com a representação de um chatbot de atendimento em projeção holográfica
Foto: Representação Chatbot em um celular

O que é chatbot para atendimento e como funciona?

O chatbot é uma tecnologia de Inteligência Artificial que representa uma grande evolução na relação entre pessoas e marcas. Trata-se de um robô que conversa com os consumidores por meio de chats.

Parece simples, mas não é!

Mark Zuckerberg, CEO da rede social Facebook, explica a necessidade que as pessoas têm de se comunicar com as empresas da mesma maneira que falam com os amigos e familiares. Tudo deve ser simples, rápido e sem a necessidade de instalar novos aplicativos.

Esse é o objetivo do chatbot para atendimento!

imagem- representação tecnologia do chatboot para estratégias de atendimento

Como inserir essa tecnologia em sua estratégia de atendimento ao cliente?

Há várias maneiras de inserir o chatbot na estratégia de atendimento. Nós listamos as principais a seguir.

Alimentar a base de dados do CRM

Alimentar com dados a ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) requer uma grande quantidade de tempo dos colaboradores. Entretanto, quando há a integração dela com o chatbot, consegue-se reduzir a demanda por recursos humanos.

Essa é uma maneira inteligente de crescer a base de clientes de forma acelerada, pois o chatbot não tem um limite de pessoas para atender. Ele ainda qualifica os leads e capta, durante as conversas, informações essenciais para serem armazenadas pelo CRM.

Oferecer opções para os clientes

Antes que o cliente diga o que necessita, o chatbot pode ser programado para oferecer as opções mais procuradas por meio de uma lista. Em um e-commerce, por exemplo, elas podem ser:

  • verificar o status do pedido;
  • visualizar o código de rastreamento;
  • falar com um atendente.

Uma lista de opções ajuda o usuário a direcionar suas necessidades de maneira prática e objetiva. E a comunicação pode ser feita seguindo o tom de voz e a personalidade de cada marca!

Fornecer conteúdo informativo pelo chatbot

Independentemente do seu modelo de negócios, muitos visitantes chegam ao site em busca de informações. Por mais que elas estejam nesse ambiente, nem sempre são encontradas facilmente.

É importante garantir que o chatbot tenha acesso a essas informações. Assim, ele direcionará os visitantes conforme as dúvidas de cada um.

De que forma chatbots oferecem mais rapidez e praticidade?

Note que o chatbot para atendimento consegue direcionar o usuário, visitante ou cliente para que resolva sua necessidade de maneira prática e objetiva. Esse processo pode acontecer por meio de aplicativos já existentes, como o WhatsApp Business.

Em muitos casos, as pessoas desejam informações muito simples e que podem ser fornecidas por uma tecnologia de Inteligência Artificial ― poupando o tempo de um profissional que pode se dedicar a casos mais complexos.

Nesse sentido, todos ganham!

Preparado para ter um chatbot para atendimento no seu negócio?

Fale com a 2dcb e elabore conosco seu projeto de chatbot!

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