Nos últimos anos, a cultura do cancelamento ganhou espaço em inúmeras discussões. Isso é válido para participantes do BBB, famosos que tiveram alguma situação delicada exposta, empresas com posturas antiéticas etc.
Assim, ficar por dentro dessa pauta é uma maneira de proteger a marca contra esse problema. Afinal, se o cancelamento ocorrer, é natural que haja prejuízos financeiros e na imagem dos envolvidos, mesmo que isso dure pouco tempo.
Percebe como é importante tomar cuidado com a cultura do cancelamento? É por essa razão que preparamos este post para você ficar por dentro do assunto!
O que é a cultura do cancelamento?
Como dito, a cultura do cancelamento ganhou nome e repercussão especialmente nos últimos anos. No entanto, ela já existe há um tempo. Ela corresponde ao ostracismo, perda de prestígio e exclusão que as pessoas têm como uma espécie de punição ou decepção enfrentada.
Um exemplo antigo desse acontecimento ocorreu com o artista brasileiro Wilson Simonal, nos anos 70, após a associação da imagem dele com a Ditadura Militar. Assim, gradativamente, suas obras perderam popularidade. Mesmo com a comprovação de que o cantor não tinha envolvimento com o regime, no ano do seu falecimento, em 2000, ele continuava no ostracismo.
Um exemplo recente de cancelamento foi o que ocorreu com a cantora Karol Conká durante sua participação no BBB 2020. A artista perdeu contratos, milhares de seguidores e saiu com recordes de rejeição. Ainda assim, com o tempo, ela conseguiu recuperar parte do prestígio e muitas das suas cenas negativas viraram memes.
Como fugir da cultura do cancelamento?
Conforme mencionado, a cultura do cancelamento traz consequências para as marcas. Algumas vezes, as pessoas conseguem reverter o quadro, mas isso não é uma regra. Logo, o melhor a fazer é evitar ser cancelado. Acompanhe algumas dicas a seguir!
Invista em uma boa comunicação
Uma boa comunicação evita que uma marca se comunique de forma dúbia, perca o timing ao falar de determinados assuntos ou mostre incoerência. Assim, é importante investir nesse quesito.
Pratique a escuta ativa
Muitas vezes, ao receber críticas ou sugestões de melhorias, as marcas podem agir de modo reativo por discordarem do que foi apontado. No entanto, para evitar a cultura do cancelamento, é importante praticar a escuta ativa. Isso ajuda a entender quando algum comentário, imagem ou posicionamento se mostra ofensivo, por exemplo.
Tenha cuidado ao usar o humor
O humor é uma ferramenta essencial de comunicação e conexão de uma marca com o público. Porém, não se pode fazer piada sobre tudo e nem a qualquer momento. Aprender a filtrar isso é importante para fugir da cultura do cancelamento.
Então, entendeu como a sua empresa deve agir para proteger marcas e evitar a cultura do cancelamento? Se estratégias como as mencionadas não forem seguidas, uma pessoa ou empresa tende a perder prestígio e cair no ostracismo. Isso também representa quebra de contratos e parcerias, que resultam em prejuízos financeiros.
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