Entenda o que é motion graphics, quais são os seus estilos e como utilizar essa técnica na estratégia de marketing digital da sua empresa.
O motion graphics é uma das maiores tendências da produção audiovisual e uma das melhores formas de produzir um vídeo explicativo sobre uma empresa, um serviço ou um produto. Essa ferramenta é conhecida por explicar conceitos e ideias com facilidade por meio de animações. A sua técnica utiliza efeitos visuais, desenhos, textos, setas, círculos, mapas e entre outros elementos que se movem conforme a história é narrada.
Atualmente, o vídeo em motion graphics também é uma excelente estratégia de marketing. Afinal, em um cenário de competição entre empresas, é interessante apostar em conteúdos que atraiam os consumidores e dão uma cara mais profissional para a marca. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!
Conheça os principais estilos de motion graphics
Entender sobre os estilos do motion graphics ajuda você definir melhores ações para sua estratégia de marketing. Antes disso, tenha em mente que muitos dos seus conceitos têm ligação com o design, arquitetura e artes visuais. Confira a seguir!
Flat design
O estilo flat design não utiliza efeitos de luz, sombras, degradês e não tem profundidade. A sua proposta é tornar o vídeo mais limpo e elegante, eliminando tudo que não é extremamente necessário.
Ele também tem elementos com aspectos planos e chapados, que referenciam o estilo minimalista. Geralmente, as fontes usadas não têm serifa e acompanham um design moderno com cores sólidas.
A sua origem remonta a Escola de Design Suíça, das décadas de 40 e 50. Porém, ele só se tornou conhecido no final dos anos 2000, com o lançamento de produtos de grandes empresas no estilo flat design, como o Windows Phone 7.
3D
O 3D é marcado por retratar um ambiente parecido com a realidade, com imagens que transmitem uma ideia de profundidade e perspectiva. Nesse caso, ele é criado a partir de pontos de fuga, sombras, reflexos, iluminação e texturas.
Esse tipo de produção é muito interessante para os negócios que desejam obter um visual mais profissional para o conteúdo.
Infantil
O motion design com estilo infantil tem como objetivo atrair a atenção de crianças. Por isso, ele utiliza cores chamativas e vivas, e ilustrações mais caricaturais e exageradas. Para criar esse modelo de vídeo, é possível aplicar técnicas do flat design ou 3D, desde que utilize os elementos certos para atrair o público infantil.
Whiteboard animation
Ele se trata de uma animação inspirada no quadro branco, um objeto muito comum para os professores e alunos em sala de aula. O conteúdo desse estilo de motion graphics se passa nesse item, como se fosse escrito ou desenhado por alguém. Sendo assim, o whiteboard animation tem o propósito de explicar ideias e conceitos a fim de prender a atenção do expectador e promover um aprendizado.
Colagem
Como o próprio nome já indica, esse tipo de vídeo é uma colagem animada. Ele aplica a sobreposição em diversos elementos, como objetos e paisagens a fim de construir um conteúdo divertido e interessante.
Retrô moderno
A proposta desse estilo de vídeo motion graphics é implementar características que remetem às décadas de 70, 80 e 90, porém com uma aparência mais moderna. Geralmente, ele é produzido em flat design ou minimalista.
As suas características variam de acordo com a década em que é inspirado, mas no geral, é possível destacar cores vivas, fontes personalizadas e texturas. Ele é uma ótima forma de atrair a atenção do público e proporcionar uma sensação de nostalgia, criando um vínculo afetivo com a audiência.
Corporativo
O corporativo também mescla características de outros estilos, como o flat design. No entanto, o seu foco é aplicar o design animado para empresas de modo a transmitir credibilidade e autoridade. Nesse caso, o seu visual é mais limpo, com predominância de ícones e poucas cores.
Minimalismo
Apesar de o minimalismo parecer muito com o flat design, ele não precisa necessariamente apresentar elementos planos e chapados. Ele deve ser simples e incluir apenas os itens essenciais. Outros elementos que marcam esse estilo são o uso de tipografias limpas e espaços vazios.
As suas vantagens incluem facilidade de produção, baixo custo, sofisticação e informações transmitidas de forma clara e direta.
Entenda como usar o motion graphics na estratégia de marketing
Para utilizar os vídeos em motion graphics na estratégia de marketing da sua empresa, é importante ter uma persona bem definida para criar um conteúdo que atenda às suas necessidades. Assim, você atinge as pessoas certas e obtém melhores resultados.
Além disso, é fundamental conhecer as principais aplicações dessa técnica.
São elas:
- vídeos de marketing;
- vídeos institucionais;
- vídeos de tutoriais;
- vídeos explicativos;
- videoclipes;
- vídeos de produtos;
- vídeos para marketing de conteúdo;
- vídeos propagandas, entre outros.
A partir disso, os gestores do seu negócio conseguem pensar em qual tipo de material é o ideal para o seu público. Depois, é preciso elaborar um roteiro, encontrar um locutor, desenvolver um storyboard e contratar um profissional especialista em motion graphics.
Segundo uma pesquisa da Cisco, o formato de vídeo representa 82% de todo tráfego global entre os consumidores da internet. Portanto, ele é uma excelente ferramenta para incluir na estratégia de marketing.
Nesse momento, o motion graphics traz grandes vantagens, pois, é um recurso que exige menos investimento em relação a outros tipos de produção de vídeo — que, geralmente, dependem de outros fatores como atores, cenários, equipamentos de qualidade e logística de transporte.
Em um vídeo institucional, por exemplo, essa técnica é muito usada para chamar a atenção dos clientes e despertar o interesse no público, além de ter um conteúdo mais simples e leve de entender.
Implementando Motion Graphics na Estratégia de Marketing
Agora que você conhece os estilos de motion graphics e como utilizar essa técnica na sua estratégia de marketing, implemente-a para melhorar as ações do seu negócio. Afinal, com cada vez mais usuários consumindo conteúdos no formato de vídeo, é importante que as empresas acompanhem essa evolução na hora de divulgarem os seus produtos e serviços. Assim, é possível atingir seus objetivos de publicidade e garantir resultados mais satisfatórios.
Gostou deste artigo? Acompanhe mais conteúdos e informações como essas seguindo nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!