Micro-momentos: confira os principais impactos no marketing digital

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Se você é empreendedor e quer melhorar ou reposicionar a imagem da sua marca no mercado, especialmente com estratégias de marketing de conteúdo, precisa conhecer os micro-momentos e a sua importância para a criação de uma comunicação corporativa eficaz na aquisição de clientes.

Neste artigo, explicamos o conceito, a relação com a jornada do consumidor e a sua importância. Acompanhe!

A definição de micro-momentos

Os avanços tecnológicos e o crescente acesso à internet por smartphones facilitam a busca e o consumo de informações sobre diversos assuntos de nosso interesse, incluindo produtos, serviços e empresas.

Além do smartphone, somos capazes de acessar a internet por tablets, computadores de mesa, TVs, relógios e laptops, muitas vezes, utilizando mais do que um dispositivo ao dia, gastando muito tempo com buscas e consumo de conteúdo, seja ele em vídeo, infográficos ou artigos.

Nesse cenário, tomar decisões comerciais é muito diferente do que costumava ser antigamente, seguindo a mudança na jornada de compra do consumidor, que, antes de adquirir produtos ou serviços, procura informações por conta própria, escolhendo onde e quando se engajar com as empresas.

Hoje, a decisão de compra acontece em pequenos momentos. Esses instantes são conhecidos como micro-momentos, que demonstram a real intenção do cliente. É durante eles que as preferências podem ser alteradas e as decisões, tomadas.

Os tipos de micro-momentos

A cada momento de intenção demonstrada pelo consumidor há uma potencial oportunidade de venda. Quando ele faz buscas nas redes sociais, no Google ou assiste a um vídeo no YouTube, ainda que não haja intenção de compra, isso caracteriza o seu interesse acerca de algum assunto, que pode ser uma necessidade ou desejo que, futuramente, deverá ser sanado.

Em geral, as pessoas levam em consideração a qualidade do produto ou do serviço, o tempo que o engajamento demanda e a relevância da mensagem da empresa. Conheça, agora, os tipos de micro-momentos e sua relação com cada etapa da jornada do consumidor.

Eu quero saber

Esse micro-momento ocorre quando o usuário busca informações na internet e, em questões de minutos ou segundos, acessa a informação desejada para sanar uma curiosidade ou necessidade.

É o que acontece quando, em uma reunião ou encontro, alguém utiliza o celular para buscar algum dado que precisa ser confirmado ou esclarecido, prática que, de acordo com o Google, é comum entre 69% dos brasileiros usuários de smartphones.

Eu quero ir

Esse tipo de busca ocorre quando alguém procura localizações específicas ou atividades para fazer em determinada região. Por exemplo: buscas como “empresas agrícolas Ribeirão Preto” ou pelo título de uma empresa distribuidora de insumos.

De acordo com o Google, pesquisas com “próximo a mim” cresceram 55% entre 2014 e 2015, o que mostra a importância desse micro-momento para negócios locais.

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Eu quero fazer

Esse tipo de busca está relacionada a quando o consumidor quer aprender a fazer algo, após surgir uma dúvida ou necessidade. Entre janeiro e junho de 2015, de acordo com o Google, houve um aumento de 72% das buscas de “como fazer” no YouTube, nos Estados Unidos.

É o tipo de micro-momento que ocorre quando você procura “como agricultura familiar faz uso da terra” ou “como ser um pecuarista de sucesso”, por exemplo.

Eu quero comprar

De acordo com a mesma pesquisa, 79% dos consumidores brasileiros afirmam que suas decisões de compra estão mais rápidas, graças às pesquisas online.

Esse micro-momento ocorre quando os usuários buscam palavras-chave que demonstram uma real intenção de compra, utilizando termos como “comprar, “preço” ou “produtos”. Exemplo: “tabela de preços de insumos” e “implementos agrícolas usados”.

A importância dos micro-momentos para estratégias de marketing digital (e como aplicar)

É comum que as pessoas façam buscas ao mesmo tempo em que estão realizando outras atividades do dia a dia. Sobre um mesmo assunto, o consumidor pode fazer uma busca no Google pelo celular, assistir a um vídeo no YouTube pela Smart TV e buscar recomendação ou a reputação de uma empresa em sua fanpage no Facebook. Então, depois disso, ele escolhe quando ser atendido por um vendedor, já muito bem informado e com uma decisão de compra parcialmente formada.

A mudança nos hábitos de consumo de informação do consumidor e de sua jornada exige que novas estratégias sejam criadas por empresas e marcas que desejam ter sucesso, tanto online quanto offline. Para isso, é preciso investir em maneiras de suprir as demandas dos clientes por informação, de modo ideal, em cada um dos micro-momentos que citamos anteriormente.

Redes sociais

Um investimento planejado deve ser feito, principalmente, por meio de redes sociais — como o YouTube e o Facebook —, blogs corporativos (muito eficaz para produção de conteúdo) e e-mail marketing. O importante é sempre pensar na relevância do que for criado para os usuários, suas necessidades e como a persona consome informação.

Estar online é, praticamente, um dever de qualquer marca. Dos usuários de smartphones, de acordo com o Google, 74% realizam buscas enquanto estão em pé em uma loja, decidindo qual produto comprar e comparando preços entre fornecedores.

Site responsivo

Além de produzir conteúdo, é importante ter um site responsivo e que preze pela usabilidade e uma boa experiência do cliente. Lembre-se que grande parte dessas buscas são realizadas por um celular.

Se suas páginas estiverem com um layout que não se adapte ao visor do smartphone ou com excesso de informação, além de prejudicar o seu ranking no Google, poderá confundir o usuário e fazer com que ele desista de continuar a pesquisa.

É preciso entender que o público mudou e, com ele, suas necessidades e hábitos de compra. Toda empresa que quiser crescer e criar valor real para o seu cliente precisa estar adaptada ao novo cenário e estabelecer uma melhor comunicação, ajudando o consumidor em sua jornada.

Estudar os micro-momentos da sua persona é, então, fundamental para fazer uma diferença positiva nos resultados da empresa, aumentando o número de conversões e, consequentemente, sua presença de mercado e retorno financeiro.

Agora que você já é capaz de entender os impactos dos micro-momentos no marketing digital, aproveite para conhecer 7 tendências em redes sociais que estão movimentando o mercado. Boa leitura e até a próxima!

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