Específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Esses conceitos fazem parte das siglas que compõem as metas SMART, que traduzida para o português literal quer dizer esperto. Você já ouviu falar nesse termo?
Independentemente da sua resposta, é possível que você já tenha tido dificuldade para definir metas ou descobrir como atingi-lás. Confere? Isso é comum porque no dia a dia da empresa, ela lida com inúmeras informações que podem desviar o foco.
É o caso da análise da concorrência, desempenho dos colaboradores, número de vendas, reputação da marca, campanhas etc. Naturalmente, a quantidade de dados existentes e a dificuldade em lidar com eles varia conforme o porte da empresa.
Seja qual for o motivo para definição de metas ser tão desafiante, não atingir o objetivo almejado traz sérias consequências. Por isso, conhecer e aprender como aplicar as metas SMART na corporação é quase um requisito de sucesso. Continue a leitura e saiba mais!
O que são metas SMART?
Como o próprio nome sugere, a metodologia SMART é uma ferramenta voltada para definição de metas inteligentes. Afinal, existem metas que podem não se encaixar nesse adjetivo por trazer mais problemas do que soluções. É o caso das que deixam os colaboradores perdidos e desmotivados, por exemplo.
Então, para evitar problemas como os citados, as metas SMART são formadas por 5 características que formam a sigla do termo. Isto é:
- S: specific (específico);
- M: measurable (mensurável);
- A: attainable (atingível);
- R: relevant (relevante);
- T: time based (temporal).
Assim, ao desenvolver metas, segundo a metodologia SMART, é indispensável que elas tenham as características citadas.
O que quer dizer cada aspecto das metas SMART?
Para entender mais sobre as metas SMART, conheça a seguir mais detalhes sobre suas definições e como elas precisam ser trabalhadas!
Específico
O termo específico já sugere que as metas definidas precisam seguir esse critério, em vez de ser algo abrangente. Caso contrário, é mais difícil saber qual caminho estabelecer para que a equipe corra atrás da meta.
Por exemplo, é mais recomendado pensar em ‘’aumentar o número de visitas no site’’ do que ‘’ter sucesso na empresa’’. Conseguiu entender a diferença?
Mensurável
Outra característica essencial das metas é ser mensurável. Isso ajuda uma empresa a entender a proximidade que ela se encontra das metas estabelecidas. Seguir essa lógica contribui para avaliar o desempenho do time e motivá-los a alcançar os resultados.
Assim, é mais recomendado falar em ‘’estamos 76% próximos de bater a meta’’. Isso apresenta uma mensuração do tempo exato para encerramento da meta e do nível de evolução da equipe rumo a ela.
O mesmo não se observa ao falar ‘’estamos perto de bater a meta, que deve ter o prazo finalizado em breve’’. Afinal, falar dessa forma fica muito abstrata e sujeita a interpretações diferentes. Evite isso.
Atingível
Outra característica essencial das metas é ser atingível. Isso porque, dificilmente a equipe empresarial consegue motivar as pessoas a se esforçarem em prol de algo extremamente difícil de ocorrer.
Não entenda mal. A ideia não é desestimular a sua empresa ter ambições, muito pelo contrário. Contudo, é importante não querer ‘’dar um passo maior que a perna’’ e ter como meta algo superior às condições do negócio.
Por exemplo, a Magazine Luiza começou pequena e hoje é referência nacional. Porém, o seu crescimento ocorreu gradativamente. Sendo assim, defina metas realistas e nem tão fáceis de serem atingidas, nem tão difíceis.
Relevante
É fácil pensar que as metas precisam ser relevantes para o negócio. Contudo, será que todos os membros da empresa enxergam algo com a mesma relevância? Isto é, você pode ter como meta dobrar as vendas até o dia X. Naturalmente, isso é importante para o crescimento do negócio.
Ainda assim, é possível encontrar membros desmotivados e sem o empenho necessário para contribuir com essa meta. Por isso, deixe claro a relevância das propostas estipuladas para que todos se empenhem o suficiente.
Isso pode ocorrer ao apresentar os números do negócio, a realidade da empresa e os objetivos estratégicos da mesma. Logo, fica mais fácil entender se a meta pensada é relevante e como argumentar com a equipe para mostrar isso.
Temporal
Você já reparou que fica mais propício a procrastinação quando não tem um prazo definido? Isso porque, sem prazo, é sempre possível deixar algo para um próximo momento e priorizar outras demandas. Nesse sentido, é fundamental que as metas definidas sejam temporais.
Fazer isso ajuda a empresa a organizar um cronograma com as ações envolvidas para atingir a meta dentro do prazo. Por exemplo, imagine que a sua empresa deve produzir uma campanha para o Dia dos Namorados.
Então, o cronograma pode envolver publicações iniciais no estágio de atração sobre dicas de presentes para a data, como comemorá-la etc. Posteriormente, é possível produzir conteúdos de consideração, que falem sobre como a sua marca ajuda na comemoração do Dia dos Namorados.
Seja como for, é indispensável que os prazos estipulados sejam realistas. Assim, converse com a sua equipe para explicar a importância do cumprimento e saber em quanto tempo eles imaginam que as etapas devem ser finalizadas.
Como adotar a metodologia SMART?
Após conhecer as características da metodologia SMART, é o momento de descobrir como colocar a metodologia em prática. Também é uma oportunidade de testar os conhecimentos aprendidos nos tópicos passados, certo?
Então, o primeiro passo é escrever a sua meta e posteriormente, adaptá-la ao modelo SMART. Saiba mais a seguir!
Torne-a específica
A sua meta inicial pode ter sido aumentar as vendas no ambiente digital. Conforme as nossas informações, isso não se caracteriza com uma meta SMART por ser muito abrangente. Logo, pense no que pode ser feito para trazer mais especificidade.
Por exemplo, a meta pode ser potencializar as vendas no Instagram ao fazer uma parceria com um influenciador digital. Muito melhor, não é? Mas ainda é necessário preencher outros aspectos e responder algumas perguntas, como:
- O que: aumentar as vendas no ambiente digital;
- Por quê: pode ser para elevar a lucratividade do negócio e se destacar no ambiente digital;
- Quem: os responsáveis por administrar a meta devem ser definidos;
- Onde: é o local onde você vai exatamente focar em aumentar as vendas, como Instagram, Facebook etc.;
- Como: envolve os requisitos necessários para cumprir a meta, que pode ser fechar parceria com influenciadores digitais.
Deixe-a ser mensurável
Imagine novamente que a sua meta pensado até o momento é elevar as vendas da empresa no Instagram, com auxílio de influenciadores. O passo seguinte é usar indicadores quantificáveis para que a meta se torne mensurável. Nesse sentido, algumas questões ajudam no direcionamento:
- Quanto custo a parceria?
- Qual a quantidade de publicações envolvidas na parceria?
- Qual o tempo de contrato entre a marca e o influenciador escolhido?
- Quais mecanismos serão necessários fornecer ao influenciador para a parceria (equipamentos eletrônicos, viagens etc.)?
Avalie se ela é alcançável
Após responder as perguntas citadas sobre a meta, é o momento de analisar se ela pode ser alcançada. Para isso, avalie a realidade do seu negócio, o que envolve orçamento, tamanho da equipe etc.
Além disso, considere quais recursos precisam existir para que a meta seja realizada e se a empresa dispõe de todos eles. Isso pode ser separar 5% do orçamento para contratar o influenciador, contratar transportes para deslocamento do parceiro nas viagens etc.
Certifique-se da sua relevância
Você já entendeu que uma meta SMART deve ser relevante. Por isso, certifique-se de que isso ocorreu e que ela foi alinhada com os interesses dos colaboradores. E ainda, com valores, missão e cultura organizacional.
Avalie os prazos
Conforme mencionado, os prazos da sua meta devem ser temporais. Assim, certifique-se de responder às seguintes perguntas, com base no exemplo de meta citado:
- Quando começa a parceria com o influenciador digital?
- Em quanto tempo essa parceria pode começar a apresentar o resultado X almejado?
- De que maneira é possível otimizar esse tempo para garantir os resultados pretendidos?
- Após quanto tempo o contrato com o parceiro deve ser encerrado (embora possa ser renovado)?
Qual a diferença entre a meta SMART e a meta OKR?
Após compreender como adotar a metodologia SMART, o passo seguinte é descobrir a diferença dela para a meta OKR. Você já ouviu falar? Saiba mais sobre o assunto a seguir!
O que é a meta OKR?
A meta OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que traduzido para o português quer dizer Objetivos e Resultados-Chave. Na prática, ela funciona para criar metas mensuráveis e capazes de engajar os colaboradores de uma empresa em torno dela.
Inclusive, muitas empresas de sucesso adotam essa metodologia. Você sabia? É o caso do Google, Amazon, Nubank, Airbnb, Microsoft, Walmart etc. Porém, não ache que é preciso ser uma empresa de grande porte para implementar a meta OKR.
Como funciona a meta OKR?
A meta OKR funciona ao adotar a fórmula ‘’eu vou (objetivo X) medido por (Resultados-Chave Y)’’. Conseguiu entender a ideia? Ela é seguida para simplificar a definição de metas e conseguir fazer com que elas sejam claras, ambiciosas e realizadas a curto prazo.
Objetivos
No espaço de objetivo a empresa deve descrever o que almeja alcançar. Para isso, é recomendado focar em algo que motive a equipe, seja curto e envolvente. Por exemplo, a sua meta pode ser ‘’eu vou aumentar as visitas no site da empresa’’. Tem dúvidas de como mensurar isso? É o momento dos Resultados-Chave entrarem na jogada.
Resultados-Chave
Como o próprio nome sugere, resultados-chave servem para mensurar algo. Nesse caso, o objeto de análise é o objetivo em direção aos resultados pretendidos. Assim, você pode ter entre 2 a 5 resultados possíveis, que devem ser quantitativos e mensuráveis.
Por exemplo, se o objetivo definido for o aumento das visitas no site, é necessário pensar em Key Results para isso. Elas podem ser as métricas de Sessões e Usuários, que mostram o fluxo de visitas na página.
Além disso, também existe a métrica de Porcentagem de novas visitas ou até mesmo a Pageviews. Esta última analisa a quantidade de páginas do seu site visitadas pelos usuários. Dessa maneira, a sua meta, conforme a metodologia OKR é ‘’eu vou aumentar as visitas no site da empresa medida por PageViews, Porcentagem de visitas ou Sessões e Usuários.
Quais passos seguir para implementar a metodologia OKR?
Para entender mais sobre a prática da metodologia, é importante conhecer os 6 passos existentes. Confira!
- Ciclos curtos: as metas devem ser de curto prazo e analisadas a cada trimestre;
- Revisar metas: é preciso revisar as metas semanalmente para garantir o bom funcionamento das táticas;
- Transparência de informações: os resultados precisam ficar claro para todos, o que ajuda no engajamento e foco nas metas;
- Mensurar resultados regularmente: é importante acompanhar dados com o desempenho e fornecer feedbacks para explicar a importância deles;
- Criar metas desafiadoras: as metas devem ser claras, realistas e ambiciosas, mas sem deixar de ser realista;
- Foco: é possível manter o foco nas metas ao seguir a metodologia OKR.
Metodologia OKR X meta SMART
Como visto, tanto a metodologia OKR como a meta SMART são úteis para o negócio. Entretanto, elas se diferem em alguns aspectos. Entre eles, a meta SMART pode ser realizada a curto, médio ou longo prazo, conforme as pretensões do negócio. Enquanto isso, o foco da OKR é desenvolvê-las em pouco tempo.
Além disso, a SMART exige que as metas sejam estabelecidas isoladamente, a partir de cada aspecto que compõe a sigla. Por outro lado, a metodologia OKR abrange toda a empresa, com o argumento de que isso traz mais foco e clareza para a equipe.
Sendo assim, a metodologia OKR e a meta SMART são importantes e podem ser úteis para o negócio. A melhor escolha varia conforme o contexto em que ele se encontra. Por isso, é preciso considerar esse aspecto ao decidir qual adotar.
Então, conseguiu tirar suas dúvidas sobre a definição de meta SMART, seus benefícios e funcionamentos, além de saber mais sobre a OKR? As dicas fornecidas podem ajudar na evolução da sua empresa, desde que sejam adequadamente aplicadas. Quer continuar por dentro das nossas atualizações de conteúdo? Assine nossa newsletter e receba nossas próximas produções!