Marketing digital - Como utilizar blog e rede social na estratégia? Marketing digital - Como utilizar blog e rede social na estratégia?

Marketing digital: Como utilizar blog e rede social na estratégia?

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Especialmente, após a popularização das redes sociais, muitos acreditam que o uso dos blogs ficou no passado. Todavia, pesquisas desenvolvidas pela Orbit Media mostram que 85% das corporações B2B usam o blog nas estratégias de marketing digital. Ainda, 91% das empresas B2B utilizam essa plataforma pela mesma razão.

Informações como essas deixam claro que ignorar o potencial dos blogs e redes sociais pode ser um desperdício para as marcas. Afinal, muitos desses portais podem ser encontrados em pesquisas no Google, o maior buscador da internet.

Porém, faz sentido passar pela sua cabeça que estratégias de marketing digital no blog ou rede social nem sempre dão resultado. Isso porque é indispensável seguir uma série de recomendações para ter um melhor desempenho e se destacar. Nem sempre isso ocorre, o que pode explicar o que alguns perfis têm e fazem para ter sucesso que o seu não consegue. 

Quer entender mais sobre a importância de unir redes sociais e blog nas estratégias de marketing digital? Continue a leitura!

Qual a relevância das redes sociais para as empresas?

Qual a relevância das redes sociais para as empresas?

Dificilmente se encontra alguém que não tem ou usa as redes sociais. Prova disso é a pesquisa The Global State of Digital, que mostra a presença de 45% da população mundial nesses espaços.

Diante desse contexto, é possível dizer que as empresas que não marcam presença nas redes sociais perdem visibilidade. Por exemplo, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi banido das principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Você sabia?

Posteriormente a essa decisão judicial, o político deletou um blog do ar por falta de engajamento. É possível que a queda no público tenha relação com a ausência de Trump nas redes sociais, o que deixa claro o poder delas para conectar as pessoas.

Em outras palavras, fica nítido que quando marcas ignoram esses ambientes digitais, elas diminuem um potencial de alcance. Isso é válido não apenas para quem almeja vender diretamente pelas redes sociais. Afinal, elas também são úteis para desenvolver o relacionamento com o público, coletar feedbacks, tirar dúvidas etc.

Contudo, não basta garantir presença nas redes sociais, independentemente dos objetivos da marca dentro delas. Então, se sua empresa faz apenas publicações, esse pode ser o erro que impede o crescimento digital delas. É necessário produzir conteúdo estrategicamente e considerar uma série de fatores, como:

  • público-alvo;
  • particularidades de cada rede social;
  • objetivos de cada postagem etc.

Qual a relevância do blog para as empresas?

Conforme mencionado, incluir o blog nas estratégias de marketing digital pode ser essencial para que uma marca se beneficie. Isso inclui acréscimo das visitas, desenvolvimento de relacionamento com o público, aumento das vendas e lucratividade e muito mais. 

Isso porque existe uma audiência específica que pode ser mais interessada nos conteúdos voltados para o blog. Afinal, eles possibilitam a publicação de informações com mais densidade e completas. Além disso, trata-se de uma plataforma específica para o perfil de uma marca, o que não ocorre com as redes sociais.

Isto é, os usuários rolam o feed ou a barra de stories para acompanhar diferentes conteúdos, entre as marcas pessoais e profissionais. Assim, apesar das vantagens já citadas, isso pode dividir a atenção e dificultar a conversão. Por outro lado, o blog tem uma lógica diferente e pode ser personalizado para ter um visual mais atrativo.

Como otimizar o conteúdo do Blog para Rede Social?

Como otimizar o conteúdo do blog para a rede social?

Como foi possível notar, blog e redes sociais oferecem benefícios. Logo, não é necessário escolher entre um e outro, mas é possível uni-los para potencializar os resultados.

Inclusive, quanto mais atrativo o seu perfil se torna em um espaço, maior a probabilidade de chamar atenção para o outro. Diante disso, conheça algumas dicas de otimização do blog!

Use palavras-chaves

Utilizar palavras-chaves na produção de conteúdo textual e visual é indispensável para que o perfil do blog ganhe visibilidade. Isso porque elas servem para indexar uma postagem à dúvida de um usuário que pesquisa no Google.

Então, a palavra-chave permite que o Google entenda que o conteúdo do seu blog se relaciona com o interesse do cliente e pode satisfazê-lo. Logo, isso contribui para que o buscador eleve a sua visibilidade dentro da plataforma.

Invista na autoridade da marca na web

Conforme citado, o Google é o maior buscador da internet. Esse status foi alcançado pela plataforma para conseguir satisfazer as necessidades do usuário. Diante disso, a plataforma prioriza conteúdos que passam autoridade para o público.

Isso significa que ela precisa utilizar informações atualizadas, bem escritas, relevantes e verdadeiras. Para isso, é importante apresentar dados, pesquisas e referências que embasem a produção de conteúdo. Essa recomendação é ainda mais relevante para portais de temas sensíveis, como finanças e saúde.

Pense na hierarquização do conteúdo

As publicações de um blog precisam ser escaneáveis para facilitar a leitura rápida dos usuários. Parte desse objetivo pode ser atingida com a hierarquização do conteúdo. É o caso do uso de um título e subtítulos, como os apresentados neste artigo.

Preferencialmente, sempre que possível, incluía as palavras-chaves definidas para a produção nos títulos e subtítulos. Isso contribui para a otimização dos mecanismos de busca SEO, que podem elevar a visibilidade do blog.

Use as imagens corretamente

O conteúdo visual é muito relevante para que uma publicação se torne mais atraente e seja favorecida pelo SEO. Afinal, as imagens contribuem para contextualizar o texto e descansar a leitura do usuário.

Por isso, a recomendação para otimizar o conteúdo visual é usar a principal imagem perto do topo da página. Desse modo, é possível favorecer o ranqueamento. Além disso, foco no uso de imagens de qualidade, responsivas e com pouco texto dentro delas.

Conseguiu entender como otimizar o conteúdo do blog para as redes sociais? Como visto, unir as duas estratégias favorece o marketing digital, já que leva tráfego orgânico de um ambiente para outro. Sendo assim, as duas plataformas devem ser aliadas para potencializar os resultados da empresa.

Então, quer saber como nós podemos ajudar a unir blog e rede social em suas estratégias? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

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