Frases para anúncios: quais são as melhores abordagens e o que evitar?

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Você é capaz de se lembrar da última vez em que uma mensagem publicitária, com suas frases para anúncios, chamou a sua atenção de uma forma intensa?

Se a resposta for afirmativa, você é uma das poucas exceções, pois a maioria das pessoas não consegue se lembrar. Isso mostra como é difícil impactar os consumidores, e, se você não consegue capturar a atenção do público nos primeiros segundos, sua mensagem será simplesmente ignorada.

Pensando nisso, preparamos este post sobre frases para anúncios. Nele, vamos falar sobre a redação publicitária e mostrar o que deve ou não ser feito para chamar a atenção do cliente. Continue a leitura para saber mais! 

O que é redação publicitária? 

A redação publicitária é uma técnica responsável por desenvolver o conceito das campanhas de divulgação de uma marca. Apesar de o nome parecer autoexplicativo, ela não se resume apenas à produção de textos, mas abrange todo o processo criativo referente às atividades de comunicação. 

Assim, é papel do redator publicitário atuar desde no desenvolvimento do conceito das ações de marketing até no fechamento das campanhas de divulgação. Isso representa um trabalho fundamental no mecanismo de propaganda adotado por uma empresa.  

Quais são os seus principais pilares? 

Uma boa redação publicitária deve considerar alguns pilares essenciais para produzir bons textos e realizar uma divulgação de qualidade. Veja, a seguir, quais são eles. 

Clareza 

A clareza na forma de transmitir a mensagem da marca é um dos elementos fundamentais para um bom texto publicitário. Afinal, se o leitor não for capaz de compreender o que você escreveu, como a sua ação de divulgação trará resultados positivos para a empresa? 

Portanto, uma redação publicitária precisa ser clara e objetiva. Além disso, é necessário que seja concisa, para que, com poucas palavras, o escritor consiga passar a mensagem desejada. 

Conteúdo interessante 

Um anúncio publicitário precisa chamar a atenção do público, certo? Na maioria das vezes, na primeira olhada, o consumidor já consegue decidir se o conteúdo é relevante para ele naquele momento. 

Então, para chamar a atenção do leitor, o conteúdo produzido precisa ser interessante a ponto de se destacar em meio à concorrência

Proximidade 

Os textos publicitários precisam ter elementos que aproximem o leitor da marca, para que o seu material ganhe credibilidade e conquiste mais facilmente o seu cliente.

O conceito de persona, usado no Marketing, define um perfil detalhado do público de uma empresa, facilitando a geração de conteúdo para ele. 

Persuasão 

A redação publicitária, além de interessante e bem organizada, precisa persuadir as pessoas, concorda?

O texto do seu anúncio deve convencer o público de que seus produtos ou serviços são essenciais para a vida dele — caso contrário, ele vai procurar outra empresa que atenda às suas necessidades. 

Trabalho em equipe 

Geralmente, a redação publicitária vem acompanhada de artes e trabalho gráfico desenvolvidos pelo designer — ou seja, ela não caminha sozinha.

Portanto, o trabalho em equipe é essencial para que as ideias sejam desenvolvidas em conjunto e resultem em uma estratégia de marketing perfeita. 

Quais são as melhores abordagens para os anúncios?  

Para que os anúncios sejam condizentes com o posicionamento da marca, é necessário escolher quais serão as abordagens usadas durante a elaboração. Pensando nisso, separamos três delas para auxiliá-lo na criação dos anúncios da sua empresa. Acompanhe!

Use gatilhos mentais  

Os gatilhos mentais são poderosas armas de persuasão usadas em frases para anúncios publicitários. Eles consistem em estímulos criados para que o cérebro ative a zona de pensamento rápido, influenciando a nossa tomada de decisões.

Achou complicado? Então, veja dois exemplos de gatilhos: 

  • Escassez: muito usado em anúncios, esse gatilho tenta promover a sensação de que, se você não ter aquele produto agora, nunca mais o terá — por exemplo, quando são lançadas quantidades limitadas de algum produto; 
  • Urgência: esse gatilho é muito eficiente, pois diminui o tempo de tomada de decisão dos consumidores. Um exemplo é quando lojas online disponibilizam cupons de desconto válidos por apenas um dia, fazendo com que os consumidores sintam que devem tomar uma decisão urgentemente. 

Entenda o que é apelativo para aquele público  

Os anúncios apelativos possuem um conteúdo mais forte e explícito que os convencionais, e podem aumentar a intenção de compra do produto anunciado. Os apelos usados podem ser humorísticos, emocionais, morais ou sexuais, desde que sejam condizentes com o posicionamento da marca e não causem desconforto nos consumidores. 

Para isso, é fundamental conhecer o perfil dos seus consumidores e saber qual apelo surtirá efeito, usando essa estratégia da forma mais ética possível. 

Saiba quando usar emojis  

Os emojis são símbolos que representam uma ideia ou palavra, e têm a aparência de expressões, objetos, animais etc. Eles viraram febre com o uso cada vez maior de smartphones, e bons profissionais de marketing conseguem enxergar neles uma possibilidade de melhorar a comunicação com seus clientes. 

Porém, é necessário saber se a sua persona se engaja com o uso de emojis. Para isso, realize pesquisas e testes, e descubra com o que ela mais se adapta. Nunca use uma ferramenta só por usar — ela precisa adicionar algo à sua mensagem ou se relacionar com o que você quer dizer. 

O que evitar nas frases de anúncios? 

Assim como é importante saber o que fazer na elaboração de redações publicitárias, é necessário ter conhecimento do que não deve ser feito nos anúncios para não comprometer o marketing e a imagem da empresa.

Vamos ver, a seguir, três exemplos do que deve ser evitado nesse meio.

Termos de cunho racista e homofóbico 

Existem termos que estão tão enraizados no nosso vocabulário, que não percebemos o quanto são racistas ou homofóbicos, não é mesmo?

Assim, os anúncios devem abolir termos ofensivos e que possam causar desconforto em certos grupos de pessoas — como “a coisa está preta”, refletindo a associação entre “preto” e uma situação desconfortável; ou “viadagem”, termo associado a homossexuais e que tem a intenção de desqualificar ou menosprezar uma atitude qualquer. 

Interpretações dúbias 

Como dissemos, as frases para anúncios devem ser claras e objetivas. Ou seja, as informações devem ser de fácil interpretação, sem tornar o conteúdo confuso ou indefinido.

As interpretações dúbias ocorrem nas situações em que não é possível ter certeza da intenção do anúncio. 

Cacofonias 

As cacofonias são vícios de linguagem que acontecem frequentemente na língua portuguesa. Elas ocorrem quando o final de uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam sons desagradáveis ou ambíguos e, por isso, devem ser evitadas em anúncios.

Alguns exemplos são: vi ela (viela), já que tinha (jaquetinha) e uma mão (um mamão). 

Como vimos, é fundamental que as empresas invistam em campanhas publicitárias para a exposição de sua marca. Ao criar frases para anúncios, devem ser levados em consideração alguns pilares fundamentais, como a clareza e a proximidade com o consumidor.

Agora que você já sabe a importância de planejar bem as frases usadas em anúncios, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o marketing no setor agrícola! 

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