201755 comunicacao administrativa e operacional pertencem ao setor de marketing 201755 comunicacao administrativa e operacional pertencem ao setor de marketing

Comunicação administrativa e operacional pertencem ao setor de marketing?

6 minutos para ler

Vamos falar um pouco sobre comunicação administrativa e operacional? Como gerente de marketing, esse é um tema de muita importância para o seu dia a dia e pode ampliar os resultados do seu setor.

Uma dúvida muito comum quando abordamos esse assunto é se essa modalidade de comunicação é de responsabilidade da equipe de marketing. Por isso, resolvemos produzir um conteúdo completo sobre o tema, apresentando os conceitos, as atividades desempenhadas e, por fim, o papel do setor para o sucesso do negócio.

Se você deseja entender melhor e se tornar um profissional ainda mais qualificado, essa é uma excelente oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Acompanhe!

O que é comunicação administrativa e operacional?

A comunicação sempre fez parte do dia a dia empresarial e tem evoluído bastante ao longo dos anos. Antigamente, o foco de uma organização era a comunicação operacional, isto é, aquela direcionada à linha de produção e ao produto, basicamente interna.

A comunicação administrativa é, também, interna e trabalha para que os processos, rotinas, normas e regulamentos da empresa estejam documentados e sejam de amplo acesso de todos os colaboradores.

Em geral, esse modelo de comunicação está mais ligado ao setor de Recursos Humanos e pode ser resumido como a comunicação do cotidiano da gestão empresarial. Possui a característica de ser impositivo e disciplinar, pois está presente basicamente em normas e manuais internos da empresa.

Além disso, podemos citar mais algumas de suas características básicas:

  • hierarquizada: é feita pela administração da empresa;
  • legislativa: informa aos colaboradores seus deveres e direitos;
  • normativa: impõe o conjunto de regras e rotinas que devem ser seguidos no dia a dia da empresa;
  • impessoal: não tem a função de atrair ou criar vínculo com as pessoas, e sim de informar.

Como garantir a eficiência dessa comunicação?

Seja qual for o objetivo ou a mensagem a ser transmitida, o ato de comunicar exige técnica e conhecimento. Mesmo estando voltadas para o ambiente interno, as comunicações administrativas e operacionais demandam alguns cuidados para cumprirem com o seu papel.

Imagine que estranho seria uma norma sem clareza e que gera dúvidas na maior parte dos funcionários. Por serem responsáveis por orientar o dia a dia na empresa, é preciso que a linguagem utilizada seja clara e simples de ser compreendida.

Muitas empresas trabalham duro para conquistar uma imagem forte e sólida no mercado, investindo em marketing, campanhas publicitárias, marketing de conteúdo e diversas outras estratégias para reforço da marca. Porém, a razão para dificuldades de crescimento pode estar dentro de suas paredes: a falta de comunicação administrativa e operacional eficiente.

Alinhar o ambiente interno é essencial para alcançar bons resultados. Portanto, o marketing deve estar em harmonia com as ações de comunicação interna, especialmente aquelas relacionadas às normas e diretrizes da empresa.

Afinal, qual o papel do setor de marketing?

Para se chegar a uma resposta clara, vamos fazer algumas reflexões. Quando falamos em comunicação, o que vem à sua cabeça? Em geral, o ato de transmitir ideias, informar, dialogar e trocar informações.

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E em marketing, o que mais chama atenção nessa estratégia empresarial? Via de regra, a capacidade de convencer, estimular e reforçar os propósitos e diferenciais de uma empresa, certo?

Com essas simples análises, podemos concluir que o marketing é o responsável por assegurar que a comunicação seja efetiva e traga os resultados esperados. Ele é uma das partes estratégicas da comunicação — o instrumento utilizado para que tudo o que a empresa deseja transmitir chegue ao destinatário da melhor maneira possível e alcance os seus objetivos.

Observe que não podemos restringir a atuação do setor de marketing apenas a ambientes externos. Mesmo na comunicação administrativa e operacional, é preciso apostar em técnicas que auxiliem a mensagem a ser repassada ao colaborador com eficiência.

Portanto, o setor de marketing exerce, mais do que nunca, um papel estratégico e de fundamental importância dentro da empresa. Além de planejar e executar campanhas destinadas ao cliente, ele precisa estar atento às falhas e aos problemas de comunicação dentro do ambiente corporativo.

A comunicação integrada é a solução?

Você já ouviu falar em comunicação integrada? Seu objetivo principal é unificar tudo o que uma empresa comunica e garantir que a voz e a mensagem formem uma unidade. Portanto, independentemente do canal, formato escolhido e do destinatário da mensagem, a comunicação deve atender a um objetivo maior e unificado.

De uma maneira mais clara, a ideia é evitar que a empresa não seja coerente e eficiente em suas mensagens. Afinal, imagine como seria prejudicial passar uma imagem para o público e outra diferente para os colaboradores e fornecedores.

Por meio da comunicação integrada, o marketing atua para assegurar que todos os departamentos da empresa falem a mesma língua. Ao identificar falhas na comunicação, é seu dever trabalhar para que o setor envolvido saiba corrigi-lo, delegando tarefas e ensinando técnicas de comunicação.

Com isso, podemos afirmar que a comunicação integrada pressupõe a harmonia entre a comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação administrativa e comunicação interna. Para isso, é necessário observar 4 aspectos essenciais:

  • coerência: as mensagens devem ser coerentes entre si;
  • consistência: a mensagem deve ser consistente e falar exatamente o que deseja transmitir;
  • continuidade: as mensagens devem seguir uma ordem e serem contínuas, a fim de reforçar aquilo que se deseja;
  • complementariedade: as mensagens devem se complementar para criar uma mensagem única para os clientes, colaboradores e fornecedores.

Essa tendência de marketing, portanto, atende às novas demandas do mercado. Com isso, o setor passa a ter o foco ainda maior no cliente. Ele será sua maior referência para estruturar todo o processo de comunicação da empresa, que exige bons resultados no ambiente interno.

Chegamos ao final deste post e gostaríamos de saber se você conseguiu compreender o que é a comunicação administrativa e operacional, bem como o papel do setor de marketing para que elas sejam desenvolvidas com eficiência.

Conforme visto, para que uma empresa cresça e fortaleça sua marca no mercado é preciso ter colaboradores motivados e informados. Ou seja, o processo de crescimento e solidificação começa de dentro para fora e o marketing é elemento fundamental para o alcance desse objetivo.

Precisa de ajuda para conquistar uma comunicação integrada e eficiente? Entre em contato agora mesmo com a 2 Design e Comunicação!

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