Como usar o marketing tradicional no agronegócio com eficiência?

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O agronegócio sempre esteve no centro da economia brasileira e visivelmente acompanhou o avanço da tecnologia e as transformações sociais que vieram em decorrência dessa evolução. De olho no mercado consumidor, o setor agropecuário passou a se destacar tanto no marketing tradicional quanto no digital.

Estamos acompanhando o fortalecimento do marketing para o setor na internet, com resultados expressivos, contudo, não podemos deixar de lado o marketing tradicional e o forte impacto que ele ainda tem com o público, além de sua capacidade de gerar oportunidades de negócio.

Vale ressaltar que esses dois braços do marketing não se excluem — são complementares e devem ser gerenciados em sintonia para que os melhores resultados sejam alcançados, assim como a comunicação online e a offline. Por isso, hoje trouxemos 5 dicas importantes para usar o marketing tradicional de forma estratégica. Confira a seguir!

Entenda a diferença entre a estratégia de marketing tradicional e a de marketing digital

O marketing no ambiente tradicional tem algumas características distintas do digital. Por mais que trabalhem com base na mesma identidade, com postura e estilos coerentes e com o mesmo objetivo macro, a execução é diferente.

Conceitualmente, o marketing tradicional diz respeito a ações e canais que acontecem na “vida real”, no offline. Podemos considerar a televisão e o rádio também como mídias tradicionais. Já o marketing digital está relacionado à internet, à conectividade e ao “mundo virtual”.

Cada um com as suas potencialidades, são muito relevantes para todas as empresas, de todos os segmentos, que desejam se projetar no mercado, ter uma boa reputação e um relacionamento forte e duradouro com os clientes.

As ações no digital são mais dinâmicas e oferecem mais recursos para mensurações. Por outro lado, o tradicional permite um contato mais próximo e tem o respaldo de grandes mídias.

Veja principais formas de usar o marketing tradicional a favor do agronegócio

O agronegócio tem uma abrangência muito grande, estando presente entre os mais diversos públicos. É um segmento que desponta na presença digital, mas que ainda precisa bastante do relacionamento no chamado mundo real. Por isso, selecionamos as melhores alternativas para usar estrategicamente os recursos do marketing tradicional.

Esteja presente nas principais mídias

As mídias tradicionais são fortes em relação à circulação, e quando o objetivo é uma comunicação de massa, são excelentes canais. Outro ponto forte é que a maioria pertence a grandes grupos, que já construíram as suas reputações e têm credibilidade e respaldo entre os públicos.

Em se tratando de um setor da economia que, além de ser um pilares do PIB, está diretamente ligado à alimentação e à saúde da população, o agronegócio precisa de meios consolidados para também transmitir segurança e confiança às pessoas.

Insira os eventos em sua estratégia

Os eventos e feiras setoriais são importantíssimos para os negócios agropecuários, pois permitem interação direta, captação de contatos, parcerias e, principalmente, novos negócios.

Uma dica aqui é seguir o calendário de eventos do agronegócio e contar com uma boa estratégia de abordagem ao público, levando novidades e se posicionando no mercado. O ganho institucional também é alto, e você ainda tem a oportunidade de aprimorar as ações do digital, uma vez que a captação de dados se torna mais fácil e natural no contato face a face.

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Aposte no merchandising

Antes de iniciarmos a dica, é válido ressaltar que merchandising diz respeito a ações estratégicas e propaganda no ponto de venda. Essa comunicação toma forma na parceria entre a marca do estabelecimento e os fornecedores.

Mas dá para fazer isso no ramo do agronegócio? Sim! Há diversas formas de se aproximar do público, sobretudo em redes de supermercado, restaurantes, espaços orgânicos, feiras de produtos, ações de parceiros, entre outros.

Para esclarecer, o senso comum deu à propaganda em programas de rádio e TV o nome de merchandising. Já tecnicamente, o conceito é sobre o que abordamos no início deste tópico.

A participação em programas de TV também é recomendada e tem como benefícios os citados no trecho sobre mídias tradicionais.

Dê extrema atenção ao relacionamento com o cliente

Um dos grandes diferenciais do marketing tradicional é a proximidade com o cliente. Por meio desse contato direto, as empresas do agronegócio conseguem firmar laços e entender mais profundamente o perfil das personas do negócio.

Ademais, estamos na era da experiência do cliente, e o contato face a face favorece a realização e a entrega de experiências marcantes e gratificantes ao público. Uma boa dupla se fortalece aí: o marketing tradicional e o live marketing.

Trabalhe o conteúdo de forma adequada

O conteúdo é uma das principais estruturas do marketing tanto no mundo online quanto no offline. Em cada um desses cenários, ele precisa funcionar em sintonia com as características e as potencialidades do meio.

Nem sempre um texto que se ajusta perfeitamente à rede social é interessante para um folder, e o mesmo vídeo que circula na TV talvez não tenha a linguagem certeira para a internet.

O recomendado é avaliar as plataformas, entender a lógica de funcionamento e explorar o potencial de cada uma. Quer um exemplo simples? O uso de hashtags. Para fins estéticos, pode até ser que fiquem bem, mas não fazem sentido para a estratégia tradicional.

Mais uma vez, enfatizamos que o que muda é o modo de dialogar com o público, conforme o canal usado. É como se você fosse contar a mesma história, sendo primeiro por telefone e depois montando um e-mail. A essência do discurso é a mesma, os atributos da sua personalidade são os mesmos. O ajustado é a maneira como isso será expresso.

Por fim, agora que você viu que o marketing digital e o marketing tradicional caminham juntos e que um plano de ações abrangente pode gerar muito mais resultados, é hora de partir para a produção. Já pensou no vasto leque de ações de marketing tradicional que você pode realizar?

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