Entenda nesse texto como se preparar para 2021 e elaborar um calendário de marketing de forma prática e eficiente.
O que você encontrará neste conteúdo
- 1. O que é calendário de marketing?
- 2. Como elaborar um calendário de marketing?
- 2.1. Defina um modelo que mais se adéque ao seu negócio e equipe
- 2.2. Defina a frequência de postagens
- 2.3 Planeje os conteúdos
- 3. Um ponto importante sobre o calendário de marketing…
2020 está chegando ao fim…. E os preparativos para 2021 no seu negócio já devem estar começando…
Em um panorama cada vez mais competitivo e demandas de consumidores cada vez mais exigentes, é comum termos dificuldades para gerir todas as ações, visto que as tarefas acabam se acumulando. Sendo assim, um calendário de marketing pode ser a solução ideal.
Essa ferramenta dá uma visibilidade maior a respeito das estratégias, permite a comparação de resultados, possibilita a integração de ações e traz outros benefícios indispensáveis para que a sua empresa se destaque em meio à concorrência e seja notada pelo público.
Com base nesse contexto, preparamos este conteúdo para que você entenda como elaborar um calendário de marketing de forma prática e eficiente. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é calendário de marketing?
De forma simplificada, é uma espécie de cronograma que organiza todos os conteúdos já produzidos e que ainda serão feitos, assim como as determinadas datas e mídias nas quais eles serão publicados.
É por meio dessa ferramenta que a equipe se orienta em relação às datas de postagem, prazos de entrega, temas, pautas e divulgações dos conteúdos nas redes sociais.
Ou seja, o calendário de marketing é responsável pela organização de todas as ações voltadas à publicidade do negócio. Por isso, ele é indispensável para que suas estratégias sejam bem planejadas e colocadas em prática.
Como elaborar um calendário de marketing?
Veja a seguir os principais passos para criar o seu guia de postagens e melhorar o posicionamento de sua marca no ambiente digital.
Defina um modelo que mais se adéque ao seu negócio e equipe
Não há uma regra ou fórmula estabelecida para a criação de um calendário de marketing que deva ser seguida à risca. Na hora de desenvolver esse planejamento, é preciso ter em mente as necessidades de sua empresa e o perfil de seus colaboradores. Tenha a liberdade de desenvolver o seu próprio modelo.
Defina a frequência de postagens
Um dos pontos que deve fundamentar o seu calendário de marketing é a definição de quantas vezes por mês os conteúdos serão publicados no blog. Há uma grande variedade de fatores que precisam ser levados em consideração nesse ponto, mas o principal deles é manter a regularidade.
De acordo com as regras de SEO, para melhorar o posicionamento orgânico de sua marca nos mecanismos de busca, o ideal é ter uma boa frequência de publicações. No entanto, não se comprometa com uma escala que não possa cumprir. É melhor publicar apenas um artigo ou material por semana do que postar cinco nos primeiros dias e depois ficar bastante tempo sem publicar mais nada, por exemplo.
Dica extra: organizar e segmentar as datas de acordo com a categoria de cada conteúdo pode facilitar o trabalho de sua equipe de marketing.
Planeje os conteúdos
Esse é o ponto em que são definidos aspectos importantes como:
- formato do conteúdo — e-book, blogpost, podcast, vídeo etc;
- tema e palavra-chave;
- formas de divulgação — blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outras;
- etapa do funil — topo, meio e fundo;
- persona à qual o conteúdo é destinado;
- profissionais responsáveis por produzir e revisar.
Um ponto importante sobre o calendário de marketing…
Para concluirmos este artigo, é importante destacar que o calendário de marketing deve estar conectado com as diferentes estratégias, isto é, ele precisa abranger todas as plataformas e canais de comunicação da marca e deve ser mantido sempre acessível a todos os membros da equipe.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a elaborar um calendário de marketing e aderir a uma série de estratégias para aumentar a visibilidade da marca?
Então entre em contato com a gente para conhecer as nossas soluções e como podemos te ajudar!