Saiba como o marketing de experiência pode ajudar no crescimento do seu negócio, descubra o que é, os benefícios e como usar para fidelizar clientes.
Como se destacar em um mercado tão competitivo? Esta pergunta parece óbvia, mas a verdade é que a resposta varia de acordo com a passagem dos anos e o contexto de mercado no qual estamos inseridos. No entanto, uma coisa nunca muda: buscar maneiras inovadoras de expor a sua marca ainda é a melhor forma de disseminar o conhecimento dos seus produtos.
Pensando nisso, preparamos um post sobre o marketing de experiência. Você verá como esse conceito busca, justamente, maneiras criativas de aumentar o conhecimento da marca e fidelizar clientes. Boa leitura!
O que é o marketing de experiência?
Basicamente, podemos dizer que o marketing de experiência é um conjunto de práticas destinadas a utilizar a emoção dos clientes para fidelizá-los e engajá-los. Isso porque toda jornada de compra gera respostas emocionais que podem ser exploradas pelo negócio.
Desse modo, ele é uma estratégia para tornar memoráveis as experiências de compra. A ideia, aqui, é gerar estímulos sensoriais para cativar os consumidores e promover a marca.
O marketing de experiência surge da necessidade de abordar efetivamente as outras etapas do processo de compra. Não basta apenas desenvolver um produto de qualidade, comercializá-lo e encerrar a relação com o cliente. É preciso, também, desenvolver ações que tornem essa jornada inesquecível.
Afinal, um cliente pode adquirir um produto de bom nível, mas precisa de algum tipo de suporte. Ao entrar em contato com a empresa para tirar suas dúvidas, ele acaba descobrindo que a companhia não é tão aberta assim para dialogar. Do mesmo modo, ele pode visitar um estande em uma feira agrícola e não gostar do tratamento recebido. Esse tipo de atitude contamina a relação.
Como surgiu o Marketing de Experiência?
O marketing de experiência surge como uma maneira de encarar cada consumidor individualmente e entender os motivos que o levam a considerar os produtos (e o contato com a empresa) relevantes.
Dessa maneira, ao analisar o comportamento desse indivíduo e relacioná-lo ao público-alvo, a empresa consegue elaborar estratégias de marketing adequadas para tornar o relacionamento cada vez mais próximo — e gerar confiança entre as partes.
Os 3 Vs do Marketing de Experiência
Por fim, podemos dizer que o marketing de experiência se apoia em três Vs. O primeiro deles é a verdade, que se relaciona à capacidade que a empresa tem de cumprir as suas promessas.
O segundo é a vontade, que tem a ver com a disposição das pessoas para se relacionar com a marca.
O último é o valor, que aborda a percepção do cliente sobre a companhia. O grande desafio é trabalhar todos esses valores de forma integrada.
Quais são os seus benefícios?
Agora, vamos conhecer as vantagens específicas do marketing de experiência.
Aumento da fidelização e da identificação com a marca
Os clientes fidelizados são aqueles que são verdadeiros fãs da sua marca, ao ponto de adquirem seus produtos com frequência. Com estratégias eficientes de marketing de experiência, esse número de pessoas tende a aumentar.
Além disso, a partir dessas ações, também será possível apresentar os valores da marca e causar identificação com o seu público-alvo. A ideia, aqui, é fazer com que as pessoas se sintam conectadas aos produtos e à sua própria proposta de negócio.
Nada melhor para proporcionar essa identificação do que gerar experiências memoráveis, tanto em eventos específicos quanto no trato com os consumidores durante a jornada de compra.
Imagine se um dos seus clientes se referisse aos atendentes da sua empresa como os mais educados do mercado, por exemplo.
É uma experiência memorável para ele que, provavelmente, será compartilhada com seus amigos e colegas de trabalho.
Melhoria na recepção de feedbacks
Quando a sua empresa disponibiliza diferentes canais de contato e suporte para dialogar com os clientes, ela favorece a recepção de feedbacks. Eles podem ser utilizados para delinear estratégias mais direcionadas para nichos específicos.
Isso funciona como um ciclo interessante:
Ações de marketing geram feedback; os feedbacks geram novos insights para outras estratégias de marketing. Com isso, a empresa se especializada cada vez mais na hora de desenvolver produtos e serviços cada vez mais personalizados.
Atração de novos clientes
Por fim, boas ações de marketing experiência (principalmente aquelas realizadas em locais públicos, como feiras do agronegócio) ajudam a atrair pessoas que ainda não conheçam ou não tenham adquirido um produto da sua marca.
Afinal de contas, com a variedade de opções que as pessoas encontram até mesmo na internet, é preciso criar algo novo e memorável para captar as atenções. Quando um consumidor em potencial é impactado por meio de uma experiência divertida, a tendência é que ele mantenha a empresa em seu radar.
Além disso, como mencionamos no primeiro tópico, esse cliente atraído pode ser fidelizado pelas outras estratégias de marketing de experiência.
Como utilizar as feiras para fidelizar clientes?
Para aplicar os princípios do marketing de experiência no setor agrícola, é muito importante conseguir pensar fora da caixa. Uma boa ideia para começar a fazer isso é integrar os mundos offline e on-line.
Isso porque grande parte da experiência em uma compra se relaciona ao processo de venda e ao suporte após a aquisição. Desse modo, busque maneiras de oferecer ajuda aos consumidores — isso pode ser feito por uma presença mais ativa nas mídias sociais, por exemplo. O importante é evitar que o cliente passe horas aguardando um atendimento por telefone.
Outra maneira de aplicar o marketing de experiência é inovar nas feiras. Mais do que apresentar boas ideias, é importante mostrá-las na prática.
Se a sua empresa comercializa produtos agrícolas, que tal transformar o seu estande em uma horta, por exemplo?
Esse exemplo mostra como impactar os clientes com estímulos visuais pode ser bem mais efetivo do que apenas designar um representante para discursar no evento. Além disso, sua empresa pode apostar em algumas ações de marketing dentro de uma feira, como realizar sorteios previamente pela internet e premiar alguns clientes fidelizados com descontos especiais, desde que ele compareça ao estande.
Além disso, escolher alguns clientes já fidelizados e agregar os seus nomes em suas ações de marketing é uma maneira de reconhecer a contribuição deles para o sucesso da empresa. Com um pouco de conversa e estímulos especiais, como programas de incentivo, será possível até mesmo utilizá-los como atores improvisados em suas estratégias de comunicação, como nas feiras agrícolas.
Tudo isso torna o relacionamento entre a empresa e os seus consumidores ainda mais próximo e especial. As pessoas que ainda não adquiriram algum produto da sua companhia certamente notarão a maneira com que os gestores do negócio reconhecem a contribuição inestimável dos clientes mais fiéis.
Conclusão
Como pudemos ver no artigo, o marketing de experiência lida diretamente com a emoção das pessoas. Para isso, é preciso ser criativo o suficiente para que a sua empresa não seja só mais uma das muitas opções que o seu cliente em potencial pode encontrar na internet. As feiras de agronegócio são uma ótima forma de colocar o conceito em prática.
Gostou do artigo e quer saber como desenvolver uma estratégia de marketing de experiência?
Então, cadastre-se no nosso canal do telegram para receber conteúdos em primeira mão, e se preferir entre em contato com a gente.