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ANÁLISE SWOT: Conheça as Etapas e Como Colocá-las em Prática

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

A análise SWOT pode funcionar como uma bússola para orientar as empresas na conquista por melhores resultados.

A técnica é capaz de examinar as circunstâncias do ponto de partida, além das características que ajudam a impulsionar ou configuram um desafio para o negócio.

Essa ferramenta de gerenciamento é útil para desenvolver um plano estratégico, produzido para alcançar metas e resolver gargalos enfrentados em uma organização. O método ainda pode ser vantajoso para companhias que buscam definir os seus objetivos diante da concorrência.

Com a leitura, conheça o que é a análise SWOT, quais as suas principais vantagens e o passo a passo de como fazer. Ficou interessado no assunto? Confira!

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Foto: ilustração-anlálise-swot

Saiba o que é a análise SWOT 

A análise SWOT é um instrumento usado por organizações e pessoas para definir estratégias diante do cenário em que se encontram e das competências que têm na área em que atuam. O termo é uma abreviação que une quatro palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats.

Em português, a expressão é conhecida como FOFA ou FFOA: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As duas primeiras palavras correspondem a fatores internos, que dizem respeito somente à organização ou ao indivíduo. Já as oportunidades e as ameaças são os aspectos externos ligados à conjuntura em que a empresa ou a pessoa estão incluídas.

Veja o passo a passo para fazer a análise SWOT

Para executar essa avaliação, é preciso montar uma espécie de tabela, com duas colunas e duas linhas, em uma folha de papel ou em uma planilha no computador. Na primeira coluna, coloque os pontos positivos, as forças e as oportunidades; na segunda, os negativos, as fraquezas e as ameaças. Veja, a seguir, o que significa cada um desses pontos.

Forças 

Para definir as vantagens internas, é indicado examinar qual é a sua posição diante dos concorrentes. Neste tópico, você deve perceber qual a diferença positiva do seu produto ou serviço em relação ao que é fornecido por outras empresas. Também pode analisar o que a sua equipe oferece frente aos competidores e se está qualificada, por exemplo.

Fraquezas

O exame das fraquezas é eficiente para ampliar o entendimento sobre as limitações atuais do seu negócio. Neste ponto, uma característica que pode ser incluída é a falta de gestão financeira ou a desorganização de processos. Também é possível adicionar o tamanho reduzido do seu time ou a falta de capacitação dos colaboradores.

Oportunidades

Procure responder à pergunta: quais os incentivos externos que existem para o desenvolvimento do seu negócio? A sua empresa pode ser beneficiada com condições como aumento da demanda do seu produto ou serviço e por maiores investimentos na sua área de atuação.

Ameaças

Por outro lado, também é importante analisar os empecilhos externos que podem dificultar o crescimento da sua organização. Neste quesito, você pode incluir questões como uma crise econômica que diminui o poder de compra dos clientes. Também pode elencar condições a exemplo da falta de incentivos governamentais para o seu setor.

Entenda quando fazer a análise SWOT 

A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser proveitosa quando uma organização ou um indivíduo precisa delimitar o momento presente diante de objetivos futuros.

Nesse ponto, a organização não deve deixar de fazer comparações com os concorrentes e compreender qual é a posição diante das outras empresas que atuam no setor.

A partir desse retrato de fatores internos e externos, será definido um plano de ação com prazos e metas a serem executadas. No caso da identificação de gargalos, a exemplo da ausência de controle financeiro, é possível fazer a estimativa de aperfeiçoamento deste setor.

Com base no que foi apresentado, você entendeu de que maneira a análise SWOT pode guiar o alcance de melhores resultados de uma organização. O método permite o aprofundamento das busca por pontos positivos e negativos, a fim de entender o que pode ser mudado para atingir determinados propósitos.

Agora que já compreendeu como fazer uma análise SWOT, compartilhe este conteúdo nas redes sociais agora mesmo e ajude outras pessoas a também alcançarem metas.

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