Aprenda como criar um plano de endomarketing sólido e sem falhas

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Você se preocupa com a reputação da sua marca perante os clientes e quer divulgar a sua empresa pra ganhar mais mercado e potencializar os seus lucros, não é mesmo? Para isso, é importante contar com um plano de marketing sólido, que gere bons resultados para a organização. 

Mas e os seus colaboradores, já pensou que eles também devem ser tratados como clientes da sua empresa? Afinal, são eles que geram os principais resultados do negócio e ainda atuam como promotores ou detratores da sua marca. 

É aí que entra a importância do endomarketing para a a organização. Esse conceito se refere à um conjunto de ações de marketing e estratégias voltadas para o público interno do negócio, ou seja, os seus colaboradores. Leia este artigo e descubra como criar um plano de endomarketing sólido para o seu negócio!

Defina uma equipe responsável pelo endomarketing  

Para que o seu plano de endomarketing funcione, é preciso que existam pessoas responsáveis pela criação e implementação das ações dentro da empresa. Portanto, o primeiro passo é a definição do líder e da equipe que irá assumir essa responsabilidade. 

Para isso, é importante que você entenda quais são os colaboradores mais capacitados para a função. Além disso, esses profissionais precisam ter clareza de quais os resultados esperados e as principais demandas da gestão em relação à essa estratégia. 

Entenda mais sobre seus colaboradores 

O endomarketing é uma estratégia voltada para os colaboradores. Isso significa que eles devem ser o centro de todo o processo. 

Portanto, para ter sucesso na hora de criar o seu plano, é essencial que você conheça bem a sua equipe. Faça pesquisas, semelhantes às pesquisas de mercado, com os colaboradores.

Além das perguntas tradicionais, busque ir além e questione também sobre quais são as atividades de lazer preferidas de cada um, que tipo de livros, série e filmes chamam atenção, entre outros elementos mais pessoais. Tudo isso se torna insumo para o planejamento de endomarketing da sua empresa.

Estude a comunicação interna da empresa 

O endomarketing depende, diretamente, da comunicação interna do negócio. Por isso, é importante realizar um estudo desse processo e incorporá-lo ao planejamento. 

Nesse sentido, descobrir quais são os principais fluxos de informação dentro da empresa e como eles acontecem é parte essencial do processo. Dessa forma, busque entender quais são as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos colaboradores e quais as principais dificuldades/gargalos nesse aspecto. 

Com esses dados em mãos, você é capaz de entender mais sobre quais são as adaptações necessárias na comunicação interna da empresa para que o seu plano de endomarketing saia do papel. Além disso, também descobre os melhores canais de comunicação para colocá-lo em prática. 

Estabeleça objetivos claros e mensuráveis 

Também é importante estabelecer objetivos claros para o plano de endomarketing. Para isso, entenda qual problema essa ação deseja resolver e quais os resultados você quer alcançar com a estratégia. 

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São esses objetivos que vão direcionar todas as ações de endomarketing executadas. Portanto, é importante que eles sejam claros, simples e mensuráveis ao longo do tempo. Além disso, os objetivos devem estar alinhados com as demandas dos colaboradores e a estratégia da empresa como um todo. 

Crie planos de ação com metas e prazos 

A partir dos objetivos estabelecidos, é a hora de criar planos de ação para o endomarketing da sua empresa. Para isso, desmembre os objetivos em passos menores, mais fáceis de serem mensurados. 

Além disso, é importante estabelecer metas e indicadores para cada uma dessas ações, de forma a avaliar o desenvolvimento do projeto. Por fim, crie também um cronograma, com datas pré-estabelecidas sobre quando cada uma das ações deve ser implementada. 

Atue em diferentes frentes 

O plano de endomarketing não deve focar apenas em um elemento ou um tipo de ação. Isso significa que, para garantir os melhores resultados, é importante atuar em diferentes frentes dentro da empresa. 

Portanto, estabeleça ações diversificadas. Você pode criar algumas com o foco na integração de colaboradores, enquanto outras devem ter como objetivo a propagação da cultura da empresa. Outras estratégias podem ter como foco os benefícios oferecidos aos profissionais, por exemplo, de forma a aumentar os níveis de engajamento e motivação da equipe. 

Coloque o plano em prática e mensure resultados

Agora, com o plano de endomarketing em mãos, chegou a hora de colocá-lo em prática. Portanto, revise todos as planos de ação e as frentes de atuação pré-definidas e coloque tudo em prática de acordo com o cronograma estipulado. 

Ao longo do processo, é essencial mensurar os resultados periodicamente. Isso quer dizer que você deve coletar dados, calcular indicadores e compará-los com as metas estabelecidas, de forma a entender se as ações trazem os resultados esperados.

Caso descubra algum problema ou identifique ações que não geraram os resultados esperados, aproveite para ir a fundo no problema e entender as causas dele. A partir disso, não hesite em revisar o plano de endomarketing criado e realizar os ajustes necessários para garantir o sucesso da estratégia. 

Conte com um profissional especialista

Endomarketing é uma prática série, capaz de potencializar os resultados da sua equipe e melhorar o posicionamento da sua marca perante o mercado de trabalho. Portanto, pode ser interessante contar com um profissional especialista na área para melhorar as suas estratégias e garantir um plano sem falhas. 

Portanto, entre em contato com empresas e profissionais que já possuem experiência nesse tipo de atividade. Busque instrução e consultoria e conte com um plano de endomarketing perfeito para a sua empresa. 

Ter um plano de endomarketing sólido e sem falhas é essencial para fazer com que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa e se engajem na busca pelos melhores resultados para o negócio. Portanto, aproveite essas dicas para começar agora mesmo a montar uma estratégia de qualidade para o seu negócio e, com isso, aproveitar todos os benefícios que um endomarketing bem-feito pode gerar para o seu negócio! 

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