Veja como foi a evolução do marketing nos últimos dez anos

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Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Conheça os acontecimentos mais marcantes na evolução do marketing de dez para cá.

Algumas pessoas brincam que 2008 foi há mil anos, pois, se analisarmos o altíssimo volume de transformações, avanços sociais e tecnológicos, a sensação é de que realmente se passou muito tempo.

Nesse contexto de mudanças, a forma de as empresas se relacionarem com seus públicos também foi redesenhada pela tecnologia, culminando também a evolução no marketing.

Há dez anos, praticamente todas as possibilidades eram diferentes. Você conseguia vislumbrar a internet das coisas no agronegócio, por exemplo? Ou, um aplicativo simples como ferramenta de gestão de marca? Carro autônomo?

Bom, provavelmente não, mas, hoje, essa é a nossa realidade: a transformação digital.

Entender como ela vem remodelando as relações, inclusive no mundo corporativo, e o consumo é fundamental para lidar agora com a era digital e mirar no crescimento dos negócios. Em função disso, escolhemos os acontecimentos mais marcantes na evolução do marketing de dez para cá. Vamos às memórias!

O cliente descobriu seu poder e seu valor

Lá nos “primórdios do marketing”, os olhos do mercado brilhavam pelos produtos. Tudo girava em torno do produto e, então, a oferta era aquela determinada por uma empresa e os consumidores simplesmente compravam, sem opinar ou sem serem ouvidos.

Com o passar dos anos, o acesso à informação explodiu, as discussões aumentaram e os consumidores entenderam que, em vez de meros compradores, somos decisores dos processos e o mercado gira em torno do cliente.

Falamos hoje com pessoas que querem se comunicar, que entendem sobre o produto, exigem posturas adequadas das organizações e que sabem o quanto são vitais para qualquer negócio. Afinal, existe empresa sem clientes? Ainda não conhecemos, não é mesmo?

A humanização do relacionamento corporativo

Esse novo cliente, descrito no item anterior, mudou a forma de enxergar as empresas também. As marcas nos dias de hoje preenchem espaços no universo simbólico do cliente que são de referências comportamentais, como escola e governo. Percebe a total mudança de lógica nos relacionamentos?

Os públicos querem se conectar com as empresas e conversar, criar laços, se sentirem representados. Por isso, a reputação e o posicionamento das marcas são ainda mais importantes nos dias de hoje.

E se antes falávamos em interações B2B e B2C, hoje, a orientação é H2H — ou seja, de pessoa para pessoa.

O Big data mudou a forma de captar e entender os dados

A grande avalanche de dados abriu possibilidades nunca imaginadas, colocou empresas frente a frente com seus públicos e a muniu com uma base de informações riquíssimas. Consequentemente, observamos campanhas mais assertivas, tomadas de decisão mais fluidas, planos de marketing mais próximos dos clientes e uma capacidade inigualável de atender às demandas dos clientes.

O constante avanço do big data é uma evolução do marketing, é usado pelo marketing como forte aliado e vem mostrando que mais importante que colher muitos dados, é usá-los com inteligência e foco no cliente (e no mercado em geral).

A comunicação está cada vez mais instantânea

A velocidade é vista em tudo, inclusive na comunicação. As redes sociais abriram espaço para o relacionamento direto entre as empresas e seus públicos. Falamos no Whatsapp ou no inbox do Facebook com a mesma ferramenta e o mesmo procedimento com que falamos com nossos amigos.

Tudo na hora, em tempo real. É papel dos setores de marketing das organizações, das agências e profissionais do setor, terem essa velocidade de comunicação como guia para desenvolver projetos e campanhas.

O conteúdo dita as regras

A demanda por informações relevantes e a simpatia por conexões são geridas por meio do conteúdo. Quando você ouve por aí que em uma estratégia de marketing o conteúdo é rei, o significado disso é que é por meio dele que as organizações materializam seus conhecimentos, estratégias, experiências e se tornam presentes.

Ao longo desses anos, a publicidade tradicional foi cedendo espaço à autoridade, ao famoso boca a boca, no virtual principalmente, mostrando uma significativa evolução no marketing.

O conteúdo está no centro de metodologias de marketing como o Inbound Marketing, as estratégias de mídia e o Marketing Digital como um todo.

Sendo assim, criar conteúdos relevantes para o seu público, entender o que é valor para ele, usar a linguagem certa e na hora certa é que marcam, hoje, os melhores placares no marketing.

Automação é peça-chave para a evolução no marketing

Uma das bases da metodologia inbound marketing e dona de alta efetividade, a automação dos processos relacionados ao marketing revolucionou muitas empresas, equipes e clientes.

Trata-se de uma das conquistas tecnológicas, uma vez que otimiza relacionamentos e entrega ao mercado o que por muitos anos fez falta: a quantificação, a mensuração matemática e o custo, números mesmo, das campanhas e ações de comunicação e marketing. Além disso, é aliado de peso do ROI e fundamental para justificar investimentos e estratégias.

A era dos robôs chegou de vez

Entre tantas mudanças, umas das que mais se falam nos dias de hoje é a chegada da inteligência artificial ao ambiente empresarial e por extensão ao marketing. A presença de robôs não é mais uma lenda ou um sonho distante, é real e cada vez mais comum.

Falamos com os robôs o tempo todo nos chats de empresas, contamos com eles na análise de campanhas, na apuração de dados, na localização geográfica dos públicos de uma marca e em pouco tempo contaremos com atividades ainda mais sofisticadas.

Na trajetória de evolução do marketing nesses últimos dez anos, a forma de ver o mundo, de se relacionar com pessoas e empresas e a alta velocidade com que tudo aconteceu, dois fatores foram imprescindíveis: a tecnologia e a capacidade de entender os fenômenos sociais e incorporá-los na prática.

A comunicação e o marketing são feitos por e para pessoas e não faz o menor sentido que esses campos caminhem na direção contrária da sociedade.

É preciso entender

Os novos paradigmas são necessários para o crescimento e que a evolução no marketing é um reflexo do que se reestrutura no imaginário coletivo.

E aí, o que mais será que a tecnologia vai nos oferecer?

É preciso ficar de olho nas tendências e acompanhar o movimento do mercado. Então, que tal acompanhar conosco? Basta seguir nossas redes sociais e ficar de olho.

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