Entenda agora como Inbound Marketing e SEO andam juntos

4 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Inbound marketing e SEO são estratégias que se conectam. Entenda a relação neste artigo!

Dizem que o casamento entre inbound marketing e SEO é perfeito. Para as empresas, isso é verdade. Aliando essas duas estratégias, você consegue obter melhores resultados, aumentar suas conversões e chegar ao topo da SERP — página de resultados do Google.

A questão é: como utilizar essas duas estratégias em conjunto? Neste post, vamos trazer algumas dicas que ajudarão seu negócio a alavancar suas vendas, tanto com o inbound marketing quanto com o SEO. Continue lendo!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é a metodologia utilizada para atrair leads e convertê-las em clientes por meio de conteúdos relevantes e geração de valor. Também chamado de marketing de atração, ajuda o potencial comprador a passar pelo funil de vendas e ter um relacionamento com a marca.

Dentro do guarda-chuva do inbound marketing, várias estratégias estão presentes. Entre elas, o marketing de conteúdo e o próprio SEO.

O que é SEO?

O SEO — ou Search Engine Optimization — é um conjunto de técnicas e estratégias adotadas para melhorar o posicionamento da marca nos buscadores, especialmente no Google. Seu objetivo é garantir que o site ou o blog fique nas primeiras posições da SERP de forma orgânica, isto é, sem investimentos em anúncios.

O grande propósito do SEO é garantir que as pessoas certas cheguem ao seu conteúdo. Dados da Ahrefs mostram que 68% das experiências online se iniciam com uma pesquisa em um buscador. Além disso, 14,6% é a taxa de fechamento de negócios dos leads de SEO.

A estratégia ainda direciona cerca de 1000% a mais de tráfego do que as redes sociais orgânicas. Portanto, é uma estratégia que precisa estar incluída no seu planejamento.

Como inbound marketing e SEO funcionam juntos?

Apesar de terem conceitos diferentes, inbound marketing e SEO funcionam juntos e devem ser trabalhados dessa forma. A ideia é aplicar as boas práticas de ambas as estratégias para facilitar a passagem dos usuários pelo funil de vendas.

Assim, o importante é sempre usar as estratégias de SEO para fortalecer o inbound marketing. Essa é uma forma de agregar valor ao usuário e aumentar o alcance devido ao bom posicionamento no Google.

Para isso, é importante adotar boas práticas. Veja quais são as principais.

1. Crie conteúdos relevantes

O inbound marketing depende de conteúdos que gerem valor e despertem o interesse dos usuários. Essa também é uma forma de tornar sua empresa mais conhecida e estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes.

2. Aposte em materiais ricos

Os materiais ricos que contam com estratégias de SEO ajudam a posicionar melhor sua marca no Google. Além disso, como eles trazem um conteúdo mais aprofundado, levam o cliente a ter um relacionamento mais próximo com a empresa. O resultado é a capacidade de nutrir os leads da forma certa, gerar tráfego qualificado e encaminhá-los pelo funil de vendas.

3. Mantenha o foco na experiência do consumidor

A capacidade da empresa se destacar perante a concorrência diminui conforme a competitividade aumenta. No entanto, uma forma de resolver essa questão é oferecer uma boa experiência ao consumidor. Por isso, invista em uma comunicação clara, transparente e que adote boas práticas de SEO. Assim, o usuário sabe o que esperar.

4. Atualize e otimize antigos conteúdos

O algoritmo do Google é atualizado constantemente. Por isso, um conteúdo que teve um bom resultado anteriormente pode deixar de ter após um tempo. Isso também acontece pela competitividade das outras empresas.

Então, vale a pena revisar as técnicas de SEO e atualizar os antigos materiais. Dessa forma, você agrega informações relevantes e ainda posiciona melhor sua empresa.

Como mensurar os resultados de inbound marketing e SEO?

Para mensurar os resultados de inbound marketing e SEO, é preciso usar KPIs. Eles permitem verificar como está sua estratégia e o que ainda precisa melhorar. Taxa de conversão, lifetime value, valor investido por lead e Custo de Aquisição de Cliente (CAC) são algumas das métricas mais importantes.

Dessa forma, fica claro que inbound marketing e SEO precisam andar juntos. Nesse processo, você deve contar com profissionais qualificados, que saberão colocar as duas estratégias em prática e alavancar seus resultados.

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