Guia completo para campanha sazonal Guia completo para campanha sazonal

Campanha sazonal: Guia completo para fazer uma eficiente

11 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Quando falamos em sazonalidade e campanhas sazonais, estamos nos referindo àquelas épocas do ano em que a tendência do varejo é vender mais, devido a alta em sua demanda. Nesse sentido, é muito importante que as empresas estejam atentas a essas datas e criem estratégias para, não apenas vender, mas também, ampliar o alcance da marca e fidelizar clientes.

Levando em consideração essas informações, este artigo se propõe a ser um guia completo para que o seu negócio possa fazer uma campanha sazonal eficiente. Confira a seguir!

1. O que é campanha sazonal?

Como já foi mencionado, a palavra sazonal diz respeito a algo temporário, que acontece em uma época específica. Nesse contexto, campanhas sazonais são aquelas que geram um aumento de demanda no varejo, que ocorrem em determinados momentos do ano, exigindo que as empresas montem estratégias capazes de atender as expectativas do público.

Podemos citar, como exemplo dessas datas, o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Black Friday. Todas essas comemorações têm em comum o fato de que estimulam às pessoas a consumirem e, por isso é importante realizar um planejamento para cada um desses momentos.

2. Por que planejar campanhas sazonais?

A sazonalidade pode representar à empresa uma excelente oportunidade de alavancar as vendas e, mais que isso, fidelizar clientes. E, para que as campanhas sejam eficientes e tragam os resultados esperados, é preciso ir além do que apenas listar as datas mais importantes do calendário.

Desse modo, é necessário determinar os objetivos e realizar um planejamento estruturado para alcançá-los. Assim, esse plano será um aliado para que a sua empresa possa vender também nas outras datas do ano, pois nele constarão estratégias embasadas em uma profunda análise sobre a realidade do negócio e índices de venda durante o ano.

Quais as principais Datas?
Quais as principais datas?

3. Quais as principais datas?

No decorrer do ano, algumas datas são capazes de aumentar significativamente o fluxo de clientes na sua loja e, para que o planejamento de campanha sazonal possa ser eficiente, é preciso que a empresa tenha um calendário com esses eventos. Veja abaixo, alguns dos mais importantes para o varejo.

Dia das Mães e Dia dos Pais (maio e agosto)

Como sabemos, tanto o Dia das Mães, como o Dia dos Pais são importantes datas para consumidores e varejistas e devem ser consideradas no planejamento das campanhas. Como se trata de eventos com bastante apelo emocional, deve-se investir em campanhas capazes de aumentar as vendas, principalmente no que se refere a bens de consumo.

Dia do Cliente (setembro)

Pouca gente sabe, mas, no dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente e essa data pode render muitas estratégias para as empresas, que podem trabalhar com vistas à fidelização do cliente, por meio do oferecimento de cupons, brindes e campanhas promocionais.

Black Friday (novembro)

A cada ano a Black Friday ganha, cada vez mais, importância no calendário varejista. Ela é realizada, aproximadamente, um mês antes do Natal e tem uma capacidade significativa de movimentar o comércio. Para termos uma noção, em 2021, a Black Friday movimentou mais de 800 milhões de reais, 5% a mais que o ano anterior.

Cyber Monday (novembro)

A Cyber Monday, apesar de não ser tão popular, também é uma data importante e é comemorada na segunda-feira que sucede à Black Friday, dando continuidade às suas promoções. Essa data, geralmente, é mais focada nos descontos em produtos eletrônicos, mas pode ser usada em qualquer ramo do varejo.

Natal (dezembro)

O Natal é considerada a maior data sazonal para a área de vendas. Sabemos o quanto lojas, shoppings e e-commerce apostam nessa época do ano. E, esse aumento de concorrência exige que as empresas se planeja com bastante antecedência, prezando pela criatividade e assertividade nas campanhas.

4. Como fazer campanhas sazonais?

Entendendo a importância das datas sazonais para o aumento de vendas e fidelização dos clientes, é preciso que saibamos de que modo podemos elaborar e executar um plano de ação capaz de atender esses objetivos. A seguir, daremos algumas dicas de como sua empresa pode realizar uma campanha eficiente. Confira.

Faça um planejamento e defina uma estratégia!
Faça um planejamento e defina uma estratégia!

Faça um planejamento e defina uma estratégia

O primeiro passo na elaboração de uma campanha sazonal eficiente é a definição de quais datas podem ser relevantes ao seu negócio. Dessa forma, aplicar estratégias específicas pode ser mais eficaz que utilizar todas as datas sem estabelecer algum critério.

Nesse sentindo, muitos desses eventos, como Black Friday e Natal, podem servir a vários tipos de negócio, devendo sempre levar em consideração a realidade da sua empresa, realizando uma análise criteriosa do histórico de venda nessas datas. Além disso, é essencial realizar pesquisas de mercado para entender quando, especificamente, seu produto ou serviço vende mais.

Preze pela antecedência

Tão importante quanto fazer um planejamento estruturado é fazê-lo com antecedência. Então, para conseguir atingir os resultados esperados, atingindo um número de clientes cada vez maior, você precisará de tempo e muito estudo. Sabemos que um mero anúncio não é certeza de conversão, assim, é preciso considerar todas as etapas que envolvem a campanha, ou seja, todo processo de atração, consideração e conversão.

Desse modo, para que o processo se atenha aos detalhes, é necessário um trabalho que aborde desde o levantamento de ideias para campanha, criação de promoções e condições de pagamento, até a divulgação, as etapas do processo de vendas e pós-venda.

Defina a mensagem da sua campanha

Quando elaboramos uma campanha de marketing é preciso que alguns aspectos estejam objetivamente definidos. Portanto, é preciso que sejam respondidos os seguintes questionamentos:

  • Qual mensagem ela deseja passar;
  • O que será comunicado ao cliente;
  • De que forma a mensagem chegará até o público;
  • Como ela convencerá ele a consumir o seu produto ou serviço.

É essencial refletir sobre a sua comunicação com o cliente, questionando-se qual a história você deseja conduzir e como isso pode ser inserido na jornada de compra, sem esquecer de levar em consideração o perfil do consumidor do seu negócio.

Desse modo, avalie quais as sensações, emoções e sentimentos e necessidades que você quer despertar, e de como isso será usado para que o cliente se convença de que a opção que sua empresa oferece é a melhor para ele.

Crie um cronograma

A criação de um planejamento só é possível com um cronograma definido de modo estrutural. Nele, serão estabelecidas as etapas e o prazo de conclusão para cada uma dela. Além disso, você sempre estará a par de qual será o próximo passo a ser executado dentro do setor de marketing.

É fundamental que a empresa saiba que, para que a campanha tenha os resultados esperados, é preciso boa comunicação com a equipe, visando esclarecer e definir todos os prazos, evitando atrasos e garantindo que os colaboradores estejam empenhados em garantir o cumprimento do cronograma dentro do limite estabelecido.

Defina os canais de comunicação com o público

Hoje, com o advento das novas tecnologias e a popularização das redes sociais, as estratégias de marketing vão além dos outdoors, banners e canais de rádio e televisão. E sua empresa pode se beneficiar desses novos canais com o público, rompendo com qualquer barreira geográfica e fazendo uso da criatividade da sua equipe.

Para se ter uma noção, apenas o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários e, o Instagram mais de 1 bilhão. Isso quer dizer que essas redes têm um potencial significativo de ampliar a visibilidade da sua marca e impactar positivamente na sua campanha.

Contudo, sabemos que as opções de canais de comunicação são inúmeras e não devemos restringir as possibilidades. Dessa forma, ao definir os canais como público, você pode apostar na criação de blogs, portais, anúncios online, redes sociais e e-mails de marketing. Não esqueça de apostar em uma boa comunicação visual para impactar seus clientes.

Atente-se aos recursos e realize parcerias sempre que necessário

Uma vez criado o planejamento e definido o cronograma, é necessário verificar o quanto a sua empresa pode investir na campanha. A etapa do cronograma já pode definir o quanto cada etapa custará e será possível entender se o plano é financeiramente viável e caso não seja, existem algumas alternativas a se buscar.

Dessa forma, para fazer o levantamento dos seus recursos, é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Contratação de plataformas digitais para criação e envio de e-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo (landing pages, anúncios patrocinados, entre outros métodos);
  • Mão de obra especializada (freelancers ou agência de publicidade, por exemplo);
  • Outdoors, panfletos, banners, se necessário.

Caso seja observado que os recursos são insuficientes, sua empresa pode buscar parcerias com o intuito de dividir despesas. Assim, será possível a realização de campanhas mais elaboradas, sem pesar o caixa.

Prepare-se para possíveis imprevistos

Sabemos que, mesmo com a elaboração de um planejamento cuidadoso, estamos sujeito a imprevistos. Todos os passos já citados, colaborarão para reduzir os riscos e as chances de falha na execução da campanha, mas, ainda assim, algo alheio a esse controle pode ocorrer.

Esse fato exige que as estratégias da sua campanha também deve conter um plano B para o caso de algum aspecto não ocorrer como o desejado. Assim, é crucial contar com uma equipe de colaboradores criativos, com capacidade de contornar os imprevistos e lidar bem em momentos mais tensos.

Invista em ferramentas de controle

Planejar, elaborar e executar campanhas de vendas sazonais exigirá uma organização criteriosa, envolvendo levantamento e coleta de dados, além de controle de relacionamento com o público e otimização das estratégias.

Nesse caso, a tecnologia pode ser a sua aliada e, hoje, o mercado conta com inúmeras soluções de softwares que ajudarão nesse processo, ajudando a sua empresa a entender o comportamento de consumo do cliente e, a partir disso, criar estratégias mais assertivas e com maior chances de conversão.

Como mensurar os resultados?
Como mensurar os resultados?

5. Como mensurar os resultados?

A mensuração de resultado é crucial para qualquer tipo de campanha, sobretudo as sazonais. Estar a par dos resultados das ações permite à empresa a identificação dos lucros e os aspectos que merecem mais atenção e precisam ser melhorados.

E, para que esse controle seja realizado de modo preciso, você pode dispor de ferramentas que automatizarão esse trabalho e mostrarão o resultado de cada ação executada. Veja, a seguir algumas delas que podem ser levadas em consideração:

  • Custo de aquisição de clientes;
  • Tempo médio de atendimento;
  • Taxa de recompra e fidelização;
  • Taxas de conversão;
  • Lifetime Value — lucro líquido atribuído a todo o relacionamento futuro com o cliente —dos novos clientes, vindos das campanhas sazonais;
  • Lucros líquidos.

6 .Como fazer os ajustes necessários?

Ao utilizar as ferramentas de controle e ter acesso aos números finais da campanha, poderemos fazer o levantamento do que pode ser melhorado. Uma boa tática, nesse sentido, é o acompanhamento, junto ao cliente, da sua experiência.

Para isso, são utilizados envio de e-mail, questionando a respeito da jornada de compra. É importante que a empresa se mantenha à disposição para resolver qualquer tipo de problema e sanar quaisquer dúvidas. Além disso, separe, no questionário, um espaço para alguma sugestão, crítica ou elogio.

A partir das informações coletadas, junto aos índices levantados pela etapa de controle, a sua organização terá dados suficientes para fazer os ajustes que julgar necessários para as próximas campanhas, sempre visando o sucesso das suas vendas.

As campanhas sazonais são uma ótima oportunidade para o varejo potencializar suas vendas, aumentar a clientela e fidelizá-la. No entanto, é preciso traçar estratégias capazes de atingir esses objetivos e cada etapa desse processo é importante. Assim, é necessário contar com uma equipe comprometida a cumprir o cronograma, o planejamento e apta a lidar com momentos de adversidades.

Desse modo, quando as empresas elaboram criteriosamente cada um desses aspectos, poderá receber melhor o feedback e traçar outras estratégias para a melhoria da campanha em outras épocas do ano. É interessante perceber, que, embora haja épocas do ano em que as vendas estão mais aquecidas, as campanhas sazonais podem nos ensinar sobre potencialização de vendas em outros momento do calendário.

E você, quais estratégias tem adotado nas campanhas da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe com todos as suas dicas!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

foto-montagem-guia-completo-modernizar-mkt e comunicação sua empresa

Antes de você sair

Confira esse Ebook

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856