Descubra nesse texto o que é a brand persona, como fazer a persona da marca ideal e veja 3 dicas essenciais ao criar a sua estratégia.
Venha saber nesse texto um pouco mais sobre a brand persona – o processo de estruturação da forma de linguagem da marca – uma poderosa estratégia de marketing
Entre os processos para a criação de uma marca, existem algumas definições que são fundamentais para estruturar a imagem da empresa. É o caso da brand persona, uma estratégia do marketing que tem como um dos objetivos desenvolver uma linguagem que atinja o público-alvo.
Se você nunca ouviu falar sobre ela, fique tranquilo. Neste texto, vamos explicar o que ela é e como você pode criar a sua. Ficou interessado no assunto? Confira!
O que é uma brand persona?
Quando se consome o conteúdo produzido por uma marca, você já deve ter reparado que o tom utilizado ou até mesmo o tipo de assunto proposto não é igual a outras empresas, não é mesmo?
Pois bem, a maneira como uma companhia se comunica ou até as causas que ela escolhe participar têm uma ligação direta com a sua personalidade. Como isso é definido?
Bem, isso é o que chamamos de brand persona, ou seja, ela é a personificação dos valores e posicionamentos de uma marca. O seu objetivo é que os clientes se inspirem e tenham uma visão sobre a empresa. Além disso, a brand persona ajuda a companhia a manter o tom na comunicação de seus conteúdos, seja em redes sociais, seja em e-mails, seja em qualquer outro tipo de comunicado.
É fundamental não confundir com buyer persona, que é a idealização do consumidor ideal, feito a partir de pesquisas com clientes reais e utilizado para aplicar as estratégias de marketing.
Como estruturar a brand persona ideal?
Assim como outros aspectos da estruturação de sua marca, é preciso tomar alguns cuidados para definir a sua brand persona. Confira abaixo os 3 principais.
1. Declare a missão
Um dos primeiros passos para a definição da sua brand persona é ter a sua missão definida. Entenda que ela é o que a sua marca causa na vida de seus clientes. É o porquê ela existe, não apenas os seus produtos e serviços. O que a sua empresa muda na vida das pessoas?
2. Faça uma análise interna
Fazer uma avaliação interna dos objetivos do seu negócio será uma boa oportunidade para que possa entender quais são os seus valores. É a partir deles e de sua missão que poderá criar o tom de voz da sua brand. A coerência é fundamental nesse quesito, pois é preciso que o seu posicionamento esteja de acordo com aquilo que passa.
3. Veja o que o cliente diz
Conforme você for estruturando a sua brand persona, o foco não pode só ficar nas resoluções internas. É preciso também ouvir o que os seus consumidores têm a dizer sobre a marca, principalmente o que eles esperam que a sua empresa ofereça.
As pesquisas de mercado serão uma boa ferramenta e ajudarão a ter importantes insights sobre o que a brand persona precisa para falar a língua dos clientes.
Quais são as diferenças entre brand persona e buyer persona?
É muito importante não confundir a brand persona com a buyer persona, que também é a criação de um personagem. No entanto, a primeira diferença entre elas é que a buyer persona é a idealização do consumidor ideal da sua marca.
Geralmente, ela é criada a partir de pesquisas com clientes reais e utilizada para aplicar as estratégias de marketing. Já a brand persona se trata de uma identidade criada para representar sua empresa.
Além disso, a buyer persona é fundamental para compreender seu público-alvo. Em seu processo de criação, é possível identificar as dores do cliente, desejos, comportamentos, entre outras características. Assim, sua organização consegue pensar em soluções focadas apenas nos consumidores, de modo a atender às suas necessidades.
Apesar das diferenças entre a brand persona e a buyer persona, elas são ótimas estratégias para sua empresa se relacionar e conversar mais precisamente com seu público.
Quais erros evitar no desenvolvimento da brand persona?
Um dos principais erros dos gestores de marketing de uma empresa é desenvolver uma brand persona sem um planejamento adequado. Para definir essa estratégia de forma eficiente para seu negócio, é fundamental ter um plano de marketing e investir tempo na sua criação.
Além disso, é necessário ser fiel à identidade da marca, suas metas de venda, missão, valores e comunicação. Ainda, é preciso ter um bom direcionamento e foco.
Outro erro é criar uma brand persona com base nos gestores, fundadores ou líderes da organização. Nesse momento, lembre-se de que o público da marca talvez não seja um reflexo da personalidade do CEO.
Por fim, é importante não confundir a brand persona, que é a criação de um personagem a partir dos valores da marca, com a persona — que é uma representação fictícia do seu cliente ideal.
Resumindo
De maneira geral, definir a brand persona é uma maneira de tornar o marketing do seu negócio mais objetivo. Além disso, é uma forma de estruturar um relacionamento com seus consumidores, transformando-os em mais do que clientes: eles serão fãs da sua companhia.
Inicialmente, você pode começar a utilizar essa estratégia para os seus conteúdos, por exemplo.
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