Veja como utilizar estratégias de pós-venda e com isso aumentar o índice de retorno e fidelização dos clientes de forma rápida e prática!
Pós-vendas são todas as ações que ocorrem depois que uma compra é concretizada, como uma ligação telefônica, e-mail ou mensagem nas redes sociais perguntando se o consumidor está satisfeito com o produto e com o atendimento.
Sua importância se deve ao fato de que esse departamento tem grande potencial para aumentar a receita da empresa, incentivando o cliente a comprar novamente e até mesmo o fidelizando à marca.
Por isso, neste conteúdo você verá algumas práticas de pós-venda que podem ser aplicadas em seu negócio para aumentar o índice de retorno e a taxa de fidelização de clientes.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
1. Estude o perfil do cliente e ofereça um atendimento de qualidade
1ª Estratégia de Pós Venda
O primeiro passo para estruturar qualquer ação de relacionamento promissora é escutar o que o consumidor tem a dizer. No caso do pós-venda, isso envolve os dados que foram obtidos durante a primeira etapa do processo de venda. Eles servirão para construir a base de uma relação de alto potencial com esse cliente.
Aproveite para identificar expectativas e possíveis demandas para que um atendimento personalizado seja criado. Portanto, é muito importante que cada cliente sinta que está recebendo um tratamento único. Afinal, um atendimento de qualidade pode ser considerado um diferencial competitivo.
2. Ofereça promoções exclusivas
2ª Estratégia
de Pós Venda
Outra prática de pós-venda amplamente adotada por empresas com perspectiva de mercado são as promoções exclusivas para clientes que já adquiriram algum produto ou serviço com a marca.
Ofereça preços atrativos, promoções de itens que tenham relação com a primeira compra ou ofertas de lançamentos que estejam de acordo com o perfil (que foi mapeado na etapa anterior).
Antecipar necessidades é uma das estratégias mais eficientes para melhorar a experiência dos clientes, tendo em vista que cerca de 64% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência eficiente, simples e agradável, segundo um levantamento do Global Brand Simplicity Index.
3. Mantenha contato sem ser invasivo
3ª Estratégia
de Pós Venda
É muito importante que a sua empresa esteja preparada para lidar com possíveis reclamações de clientes. Afinal, qualquer negócio está suscetível a ter problemas. Mas o que diferencia uma empresa comum de uma empresa excepcional é a forma com a qual ela conduz a situação até chegar a uma solução satisfatória para todas as partes.
Manter o contato constante com o consumidor não apenas é útil para sondar o cliente e mapear o seu perfil, como também é uma maneira de mostrar a ele que a marca se preocupa com a sua opinião e deseja garantir que a sua experiência de consumo seja a melhor possível.
Contudo, tome cuidado ao entrar em contato, pois há uma linha bastante tênue entre se mostrar como uma empresa prestativa e ter um comportamento inconveniente. Evite enviar muitas mensagens por semana e certifique-se de não tentar entrar em contato em horários que possam ser considerados desagradáveis.
4. Peça o feedback do seu cliente
Nada melhor para avaliar como os esforços depositados para conquistar os clientes estão sendo vistos do que os próprios clientes. Assim, não deixe de incluir essa etapa nas estratégias de pós-venda e solicitar a opinião do cliente para saber como ele avalia o custo/benefícios, satisfação com o produto/serviço oferecido, atendimento etc.
Além de mostrar que a opinião do consumidor é importante e levada em consideração, isso também serve como insight na hora de produzir novos itens de venda ou até melhorar os já existentes. Quando positivos, servem como prova social para a atração de novos consumidores nas redes sociais, por exemplo — esse tipo de gatilho mental é um dos mais valiosos e utilizados para estimular a compra.
5. Acompanhe cases de sucesso
Existem muitos cases de sucesso quando o assunto é estratégias de pós-vendas que servem de inspiração para sua marca, seja ela do tamanho e segmento que for, desde que você adapte a sua realidade.
Por exemplo, existe um caso clássico envolvendo o Nubank, referência quando o assunto é atendimento ao cliente, que foi o envio de uma sanduicheira roxa (cor da identidade visual da marca) para um consumidor que teve a compra desse produto computada duas vezes de forma errada no cartão.
Assim, o presente serviu como um pedido de desculpas da empresa, que além de cancelar a compra, enviou uma cartinha escrita com várias receitas para serem usadas na sanduicheira. Pense, depois de ser tratado com tanta atenção, como esse cliente foi, você não pensaria duas vezes antes de querer se desfazer de vez da marca e até de reclamar dela por aí?
6. Ofereça desconto como estratégia de pós-venda
É difícil dizer se é melhor consumir algo sabendo que na próxima compra você terá direito a descontos ou consumir algo e depois ser surpreendido com o contato da marca informando que a próxima conta permite um desconto — desde que a compra inicial tenha sido satisfatória.
Essa tem sido a estratégia do Ifood já há um tempo e especialmente em épocas como a Black Friday, consegue registrar um crescimento de mais de 200%. Assim, ao adotar o oferecimento de descontos no pós-venda, os consumidores se fidelizam à marca, ao saber que podem ganhar esse benefício, e se afeiçoam por uma empresa que os deixem satisfeitos.
Quer potencializar ainda mais as estratégias pós-venda por meio de descontos? Então proporcione isso por meio de indicações, ação adotada também pelo Ifood e por marcas como a Uber Eats, em que o usuário recebe um cupom de desconto, caso algum consumidor realize o cadastro e efetue uma compra por meio do convite recebido.
Ou seja, todos os envolvidos saem em vantagem e por meio dessa estratégia de pós-venda foi possível melhorar a imagem diante do cliente, manter ele por mais tempo na cartela de clientes, recomendar a marca para outras pessoas e elevar sua receita.
Considerações finais
Para concluirmos, vale destacar que uma agência especializada em comunicação ou propaganda pode ajudar o seu negócio a implementar estratégias para melhorar o pós-venda com técnicas de comunicação e marketing. A Agência 2dcb é uma Agência de Propaganda localizada na cidade de Bauru-SP e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, criativos e dispostos a ajudar a sua marca a se destacar no mercado em que atua.
Quer conhecer as soluções da Agência 2dcb para melhorar o potencial do seu pós-venda?
Então, entre em contato com a gente agora mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar!