ilustração mostrando ergonomia home office ilustração mostrando ergonomia home office

7 dicas de como configurar o seu cantinho de trabalho no home office.

4 minutos para ler

Conheça dicas importantes para você ter um home office sem lesões e sem dores.

Coluna, pernas, pés, braços, punhos e olhos devem estar ajustados para que a longa jornada no home office não se transforme em lesão

A pandemia de Coronavírus mudou muita coisa em nossa rotina. De uma hora para outra, nos vimos obrigados a adotar novos hábitos e adaptar a nossa vida para que pudéssemos passar da melhor forma possível por esse momento de tantos cuidados.

Quem está em homeoffice teve que adaptar um cantinho na casa para trabalhar. O que não dá é pra ficar trabalhando no sofá ou, mesmo que seja tentador nos dias frios, sentado na cama…

Por mais que a gente improvise, alguns cuidados são importantes para proteger as costas, ombros, pescoço, braços e pernas. Vamos dar algumas dicas importantes para você ter um homeoffice sem lesões e sem dores, assegurando uma postura adequada e facilidade na execução das tarefas de longos períodos de trabalho. Vale também para os amantes da leitura.

ilustração mostrando ergonomia home office
Ilustração mostra medidas e postura adequada no home office

Confira as 7 dicas para um home office sem traumas

DICA 1

Mantenha-se em uma postura confortável. É normal que depois de algum tempo você busque diferentes posições, tentando acomodar-se melhor e até inclinando o corpo para frente e para trás. O seu local de trabalho precisa ser adequado, permitindo essas movimentações – uma cadeira reclinável (90 a 120º), com altura dos braços e do assento (38 a 57 cm) ajustáveis;

Dica 2

A cadeira também deve acomodar bem as pernas, permitindo a movimentação das coxas, ter de 60 a 85cm de profundidade (dependendo do tamanho das suas pernas) e manter uma altura suficiente para que as coxas estejam confortavelmente apoiadas no assento e a planta dos pés apoiadas totalmente no chão. Nada de ficar apenas com a parte frontal do pé apoiada e as coxas afastadas do assento – isso certamente vai causar ou acentuar dores.

Outras características desejáveis do assento da cadeira é que tenha um estofamento não muito espesso, bordas arredondadas para evitar que se machuque, eixo giratório e um encosto que suporte a postura quando você descarregar o peso nele. Encostos muito pequenos não são adequados. Outro ponto a favor, como vivemos em um clima tropical, é que o encosto seja arejado. Sabe aqueles todos furadinhos? São ótimos!

Dica 3

O teclado do computador deve estar na altura do cotovelo ou até 3cm abaixo, mantendo o punho em uma posição confortável, não causando pressão na região.  O ideal é manter a maior parte do antebraço apoiado na mesa de trabalho;

DICA 4

A tela do computador deve permitir um ângulo de visão de 0 a 30 graus; caso você incline muito o pescoço para cima ou para baixo para poder enxergar, poderá ter dores de cabeça e pescoço;

Dica 5

Atenção para a mesa de trabalho – ela deve permitir a acomodação das pernas, sem que fiquem pressionadas e possam se movimentar livremente. Você também vai precisar de espaço para os seus materiais de trabalho. Nada de usar um lugar apertado e ficar se espremendo entre objetos, folhas e computador!

Dica 6

Se atente para as longas jornadas na frente da telinha ou até mesmo durante a leitura de um bom livro. A cada duas horas, dedique 10 a 15 minutinhos para uma pausa com alongamentos dos braços, pernas e pescoço. Isso vai garantir que você resista mais e melhor, evitando aquelas dores chatas bem na hora de dormir…

Dica 7

Por último, atenção especial aos olhos. A recomendação é que para cada hora, seja feita uma pausa de 5 minutos para descansar a visão sob a tela. Piscar com mais constância e manter a tela ao menos 50 centímetros de distância do rosto – especialmente para quem usa muito celular e tablete -, são dicas importantes. Outras dicas de especialistas são diminuir a luminosidade da tela nas configurações do computador, usar filtros ou mesmo o modo escuro que hoje em dia já aparece como opção aos equipamentos mais modernos.

Exemplos de alongamentos

Veja nos desenhos abaixo alguns exemplos de exercícios para você praticar e deixar a saúde da sua coluna, pescoço, braços e pernas em dia! Trabalhar sim, mas também é preciso relaxar para manter as dores e desconfortos bem longe.

A close up of text on a white background

Description automatically generated
Alongar é sempre o melhor descanso para quem tem longas jornadas na mesma posição

Fontes:

  1. Iida, Itiro; Buarque, Lia. Ergonomia Projeto e Produção. 3ª ed. São Paulo: Blucher, 2016
  2. http://www.nti.ufpb.br/~beti/Exercicios/ALONGAMENTO.htm
Posts relacionados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Para saber mais sobre a

 

Fechar

Visite nosso site:

15585

Participe da Newsletter da 2dcb

Tenha acesso a dicas e estratégias
especiais diretamente no seu email

15856