Para quem atua no mercado B2B, vale a pena conhecer quais as principais ferramentas de SEO para alavancar seu negócio e aproveitar todas as oportunidades que o meio digital oferece. Assim, você consegue alcançar novos clientes em potencial e explorar esse novo canal de comunicação.
Além disso, para ter sucesso no B2B, é importante construir autoridade no seu segmento. Para tanto, utilizar estratégias de marketing de conteúdo aliadas a boas ferramentas de SEO permite que sua empresa se transforme em uma referência em seu meio.
Se você quer saber quais ferramentas podem contribuir para a comunicação digital da sua empresa, continue a leitura e confira nosso post!
O que são as ferramentas de SEO?
As ferramentas de SEO — Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca — são recursos que contribuem para melhorar o ranqueamento do seu site diante das páginas de pesquisa, como o Google, o Bing e o Yahoo.
Por meio delas, é possível identificar quais palavras-chave são relevantes para o seu mercado, quais as principais informações sobre backlinks e o desempenho do seu site nos motores de busca, além de fazer a análise da concorrência e realizar outras atividades que contribuem para otimizar suas estratégias de marketing digital.
Isso significa que elas apresentam quais os assuntos que seu público está pesquisando, quais são as principais dúvidas e quais conteúdos atraem a atenção dos seus leads. Portanto, são indispensáveis para empresas que desejam ampliar sua base de clientes.
Quais são as ferramentas de SEO para o site de uma empresa B2B?
Contar com boas ferramentas na hora de posicionar a sua empresa nos principais buscadores disponíveis na internet é uma boa opção para fazer melhorias. Com elas, é possível ter uma visão mais ampla da qualidade de diversos aspectos do site. Abaixo, listamos vários recursos que podem ser úteis. Leia a seguir!
1. Google Analytics
A primeira ferramenta que merece destaque é o Google Analytics. Ele é essencial para empresas que pretendem alcançar um bom posicionamento no mercado por meio do ambiente digital.
Por meio desse recurso, você consegue acompanhar várias métricas aprofundadas do site, entender o comportamento de quem está visitando a página, compreender as taxas de rejeição e monitorar diversos outros indicadores.
Ainda, é possível saber de qual destino as pessoas vieram, quantos novos visitantes o site teve, qual o número de pessoas online na página, entre outros. O melhor é que a ferramenta é gratuita e fácil de utilizar. Assim, fica mais simples ajustar as campanhas e realizar melhorias.
2. SEMRush
Outra ferramenta interessante que pode ajudar nas estratégias de marketing e de SEO da empresa é o SEMRush. Essa plataforma existe há mais de 10 anos no mercado e é muito útil para diversas atividades de SEO, como:
- busca de palavras-chave relevantes para posicionar o site;
- monitoramento de presença online;
- acompanhamento do tráfego do site;
- visualização das estratégias dos concorrentes;
- verificações de diversos aspectos do site.
Esses são alguns dos recursos oferecidos pelo SEMRush que podem ajudar nas estratégias para encontrar mais clientes e garantir um bom posicionamento por meio do SEO.
3. Ubersuggest
Por meio da Ubersuggest, também é possível melhorar as estratégias de marketing do seu negócio e se destacar no comércio B2B. Essa ferramenta oferece uma série de soluções que podem ser muito interessantes, como:
- visualização do ranking de palavras-chave;
- pontuação de SEO alcançada pela sua página;
- possibilidade de criação de estratégias, com uso de pesquisa de palavras-chave, considerando o volume de buscas;
- quantidade de tráfego orgânico obtido pelo seu site;
- visão sobre potenciais problemas de SEO, como links quebrados e carregamento lento;
- entendimento de quais são as páginas mais acessadas no site.
Vale a pena pesquisar mais a fundo quais são os recursos disponibilizados para entender se ela atende às suas necessidades. Mas já adiantamos: é uma ótima ferramenta, com recursos interessantes.
4. Keyword Explorer
Mais uma opção para você turbinar as estratégias de SEO é o Keyword Explorer. Essa ferramenta apresenta diversos recursos que podem ajudar na hora de definir palavras-chave, encontrar falhas no site e entender sua posição no ranking.
Além disso, ele apresenta dados bem detalhados sobre as principais palavras que podem ser utilizadas para chegar aos clientes. Nesse sentido, é possível encontrar oportunidades, entender as dificuldades e potencializar suas estratégias de marketing digital.
5. Smush
Outra opção para melhorar o SEO do seu site é o Smush. Ele é um plugin que ajuda na melhora do carregamento das imagens do site, otimizando as figuras e garantindo um melhor posicionamento.
Esse tipo de recurso é útil para poupar o seu tempo e pode ser incorporado facilmente no WordPress. Assim, você tem mais liberdade para pensar em soluções que melhorem os resultados e aumentem o tráfego para o site.
6. Check My Links
O Check My Links é uma extensão do Google que contribui para a identificação de links quebrados e inválidos que podem estar em suas páginas. Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para realizar essa verificação, mas como ele foi desenvolvido especialmente para esse fim, o Check My Links acaba sendo mais eficiente e prático que os demais.
Como utilizar as ferramentas de SEO da melhor forma possível?
Para que essas ferramentas possam colaborar com a sua estratégia, vale a pena contar com um planejamento claro para a produção de conteúdos e o ranqueamento do seu website. Isso significa que é importante desenvolver um calendário editorial para criar um fluxo cadenciado de publicações.
Afinal, esses recursos apenas apontam as palavras-chave ou os pontos de melhoria da sua página, mas não são capazes de implementar tais mudanças. Por isso, criar uma lista de prioridades é o principal meio de ajustar seu site de forma eficiente.
Viu como é importante contar com boas ferramentas de SEO para fazer com que seu website alcance as primeiras posições nos motores de busca? Desse modo, além de construir autoridade e transmitir confiança para seus consumidores, esse tipo de recurso permite que sua empresa potencialize as vendas e otimize seus resultados.
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