Descubra aqui neste texto 4 ações que vão te ajudar a melhorar o Employer Branding na sua empresa
Transformar uma empresa em líder de mercado depende da qualidade dos colaboradores. E para isso é preciso adotar as melhores práticas de employer branding. Uma empresa forte se destaca como marca empregadora no mercado, se tornando mais competitiva e fortalecendo a estratégia de retenção de talentos.
Atualmente, os profissionais são bem mais exigentes do que em outras épocas. Eles cobram muito mais das empresas hoje, é preciso então desenvolver ações para motivar e engajar funcionários, fazendo com que eles não saiam da empresa na primeira oportunidade. Isso é importante, inclusive, para diminuir taxas de rotatividade e absenteísmo na empresa.
O que é Employer Branding?
Em nosso blog temos um artigo especial falando tudo sobre o termo Employer Branding, clique aqui se você ainda não acessou.
A expressão Employer Branding pode ser traduzida para o português como “marca do empreendedor”. Basicamente, o conceito de employer branding consiste em técnicas e ferramentas para criar um ambiente agradável de trabalho e dessa forma facilitar a criação de uma cultura organizacional forte, que engaje colaboradores ao negócio.
Em termos simples, employer branding é um conjunto de ações que uma empresa desenvolve para tornar o local de trabalho mais atraente para os funcionários. E isso passa por diversos fatores como a montagem de um plano de carreira, cursos de capacitação, autonomia, entre outros.
Uma pesquisa do Linkedin, principal rede social de negócios do mundo, mostrou que cerca de 75% dos profissionais pesquisam informações e detalhes sobre as empresas antes de se candidatarem a uma vaga. Outro dado mostra que o custo de funcionários em empresas que não investem em employer branding é de US$4.723 a mais.
Confira abaixo a nossa lista com ações de employer branding que a sua empresa precisa implementar para se fortalecer como marca empregadora:
Faça uma auditoria
O primeiro passo para colocar o employer branding em prática é fazer uma auditoria sobre a situação da empresa. Existem sites como o Love Mondays em que ex-funcionários de empresas falam sobre suas experiências, então dê uma olhada nesse site, veja as avaliações da sua empresa e também pesquise as de seus concorrentes.
Dessa maneira, você pode entender o que falam da sua organização e dos principais concorrentes. Assim, você pode identificar pontos comuns em que sua empresa precisa melhorar e no que é preciso investir para reverter essa situação.
Aprofunde essa auditoria, buscando o feedback dos colaboradores atuais. Dessa forma, você consegue ter ainda mais insights para planejar ações assertivas de employer branding.
Saiba quem são os potenciais candidatos a vagas na sua empresa
O setor de RH precisa ser assertivo na escolha, isso é de suma importância para o andamento das atividades da empresa. E para fazer isso é preciso definir personas para as vagas da empresa. Cada função demanda características e habilidades técnicas e sociais diferentes.
É importante entender o que você procura, logo é preciso traçar o “candidato perfeito”. Com uma persona definida, você terá uma representação do que sua empresa precisa, assim o RH pode planejar dinâmicas e estratégias para engajar os candidatos certos para as vagas, escolhendo o melhor profissional, dentro dos requisitos traçados.
Use seus colaboradores como “provas sociais” da sua marca
Por que os seus colaboradores gostam de trabalhar na sua empresa? A melhor maneira de se promover como marca empregadora é dar voz aos próprios profissionais. Então, faça campanhas que foquem nos funcionários e dê voz para eles possam dar seus depoimentos sobre o negócio.
Desse jeito, uma empresa consegue reforçar o posicionamento de que os colaboradores são o principal ativo da empresa. É possível divulgar as provas sociais de diversas maneiras, produzindo conteúdos em diversos formatos e espalhando a campanha em diferentes redes sociais.
Implemente ações, mensure resultados e ajuste a estratégia
Na hora de traçar a estratégia de employer branding, pense em ações assertivas e também em métricas para acompanhar os seus resultados. Com isso, você pode colocar o seu plano em prática e mensurar os resultados. Acompanhar os resultados é importante para identificar possíveis problemas que não tenham sido resolvidos e os pontos que deram certo.
Dessa forma, você consegue realizar os ajustes necessários na sua estratégia de employer branding e potencializar as ações que deram certo. Assim, o RH pode garantir que a marca está no caminho certo e ver os resultados surgirem no curto ou médio prazo.
Por que o Employer Branding é tão importante?
O mercado de trabalho está muito competitivo, com profissionais mais capacitados e exigentes e isso reforça a importância de uma boa estratégia de employer branding. As empresas precisam se adaptar às necessidades do mercado e isso passa por se fortalecer como marca empregadora.
O employer branding ajuda a reduzir custos, diminui a taxa de turnover, dando a empresa mais produtividade e retendo talentos que podem ser essenciais para o crescimento do seu negócio no mercado. Além disso, nada melhor do que os próprios funcionários para passarem uma imagem positiva da empresa, não só para outros profissionais, como também para os clientes.