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Os 10 Maiores Mitos sobre o Marketing Digital

9 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você pode até fugir, mas o Fantasma dos Mitos sobre o Marketing Digital vai te perseguir, mas tenha cuidado ele pode frear os seus resultados, principalmente se você tiver algum negócio ou uma agência.

Nesse texto vamos te ajudar a desvendar quais são as fake news e bloquear os 10 maiores mitos sobre o Marketing Digital, onde te apresentaremos explicações e verdades sobre os temas…

Por mais que o termo marketing digital esteja ganhando visibilidade nos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas sobre quais são seus benefícios reais. E junto com essas dúvidas, surgem muitas Inverdades do que funciona x o que não funciona.

O que muitas pessoas ainda não entendem, é que dentro do marketing digital existem diversas estratégias, processos e ferramentas. Cada uma delas podem ser utilizadas de maneiras distintas, de acordo com as necessidades de cada marca e negócio.

É comum ver empresas se queixando de que o marketing digital não funciona, mas muitas vezes acreditaram que eram um processo a curto prazo, sem processos e somente com ferramentas e tráfego pago..

E a partir disso nascem os mitos, das mais diversas naturezas e tipos, que acabam colocando a eficiência do marketing digital em dúvida…

Listamos aqui, 10 maiores mitos do marketing digital que com certeza você já deve ter se deparado em algum momento da carreira. Conheça cada um deles e entenda o que é mito e o que é realmente relevante.

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Ilustração: 10 Maiores Mitos sobre o Marketing Digital

Primeiro Mito do Marketing Digital:

Com o Marketing Digital consigo Mais Tráfego resultando em mais Vendas

Não necessariamente mais pessoas no site vão trazer mais vendas e resultados. O grande ponto da questão é adquirir mais tráfego qualificado, entender quem é o público que está chegando e se está de acordo com a brand persona da marca, além disso é de suma importância entender que o tráfego é apenas um ponto do processo, a nutrição, o fluxo dentro do funil de vendas e a conversão são pontos importantes para o sucesso e mais resultados…

Outro ponto importante é analisar quem é o público, qual é a dor do cliente a ser resolvida, esse é um processo completo a médio prazo, realizando a nutrição do seu lead com conteúdos diferentes, e estimulando a conversão de formas distintas…

Segundo Mito sobre
Marketing Digital:

Para fazer Marketing Digital é só saber mexer com ferramentas –  Qualquer pessoa que saiba mexer em ferramentas consegue fazer um bom trabalho

Esse é um grande item da lista dos mitos sobre o marketing digital, é necessário estratégias, táticas e principalmente bastante trabalho operacional, somente dominar o uso das ferramentas não irá te ajudar a usufruir do Marketing Digital com qualidade…

Ferramenta não é a solução de tudo, você precisa ter clareza para saber o que você precisa fazer antes de escolher qual ferramenta utilizar, ferramenta é um meio não um fim.  Além disso não existe a melhor ferramenta de todas ou a ferramenta perfeita, a melhor ferramenta para uma situação pode não ser para outra, depende de cada negócio e cada ajuste…

3º Mito sobre Mkt Digital

Não preciso ter um site responsivo, qualquer gerador de sites serve para colocar a empresa online

Esse é um grande item da lista dos mitos sobre o marketing que te contam por aí, como o próprio Google Indica, um site de qualidade exige responsividade, adaptação para Mobile, Performance, SEO e muita técnica e trabalho árduo. Fica tranquilo que a equipe da 2dcb pode te ajudar com isso.

4º Mito sobre Mkt Digital

A minha marca vende bem, não preciso me preocupar com o Digital e Presença Online

A sua presença online precisa ser fortalecida independente das vendas, criar relacionamentos e fortalecer a marca e confiança dos consumidores para sustentar essa relação no médio e longo prazo, aumentando ainda mais as vendas.

5º Mito sobre o Marketing Digital

Meu Facebook vai bem, não preciso testar diferentes canais digitais para medir minha audiência

Você precisa fazer testes e pesquisas constantes para encontrar o seu público, geralmente a quantidade não significa qualidade.

Uma rede social menor e menos conhecida para a sua brand persona pode conter público específico e muito qualificado pro seu negócio.

Quer entender mais como o Omnichannel pode ajudar seu negócio? Veja aqui esse conteúdo

Um artigo especial sobre o Omnichannel especial para você!

Quinto Mito sobre Marketing Digital

Não vale a pena investir em links e posts patrocinados eles não trazem retorno

A compra de mídia é uma das poucas estratégias de marketing digital que traz resultados muito expressivos a curto prazo se for realizada da forma correta.

O processo pode parecer simples, definir a oferta, criar a campanha (dentro das políticas de publicidade de mídia), efetuar o pagamento, pronto! 
Mas na verdade ai está o engano, para a sua campanha ser vista por milhares de pessoas é necessário utilizar tanto a estratégia nos processos corretos quanto a qualidade no Design dos Criativos, Estruturação do Copywriting para persuadir o leitor a realizar a ação.

7º Mito do Mkt Digital

Existe uma fórmula mágica que seja capaz de otimizar todo e qualquer tipo de estratégia, garantindo um alto CRO

CRO ou resumidamente Otimização de Conversão, não é uma lista de boas práticas, que basta seguir para ter sucesso.

É  importante testar novas estratégias, ações táticas, mas também é preciso planejar os experimentos e saber exatamente quais pontos e KPIS (pontos chave de Performance) serão analisados para então aplicar efetivamente as otimizações.

8º Grande Mito sobre o Marketing Digital

O  email marketing morreu” ou
“ninguém mais lê email”

Essas frases são dois grandes mitos… reflita sobre essa questão,  todo mundo tem e-mail. Quando não é pessoal, é um profissional. É preciso ter um email para fazer compras online, para se cadastrar e receber ebooks e até pra criar uma conta no Facebook as pessoas precisam de um e-mail. Então porque acreditar que as pessoas não usam mais emails?

Também é um erro pensar que email marketing só tem o objetivo de vender. É inegável que o email marketing é sim um poderoso canal de vendas, e pode até apresentar um ROI (retorno sobre investimento) superior até mesmo aos investimentos em mídia paga se for bem trabalhado de forma estratégica.

Entretanto, para empresas que possuem vendas mais complexas, com mais processos o email é uma grande ferramenta poderosa de relacionamento e nutrição dos Leads.

9º Mito do Mkt Digital

A automação de Marketing serve apenas para enviar emails

Uma das funcionalidades da automação de marketing é disparar e-mails de forma inteligente para sua base, mas automação de marketing vai muito além disso! Além da função de relacionamento, a automação ajuda o seu negócio a aumentar sua produtividade, automatizando funções simples, mas que tomam tempo.

Com as ferramentas corretas de automação, é possível:

  • Automatizar tarefas como qualificação de leads, 
  • Programação de post em redes sociais
  • Seguir um lead no Twitter, 
  • Dentre outras funções importantes de Segmentação no Funil

Se você pensa que custa caro investir em automação de marketing está enganado. É compreensível que a empresa ou negócios que estão começando possam ter dificuldades para fazer os investimentos iniciais.

Mas além de ser de grande importância, muitas ferramentas oferecem planos de acordo com as demandas dos clientes.

E com a ajuda de uma agência como a 2dcb as ferramentas serão utilizadas de forma estratégica e otimizadas.

10º Mito sobre o Marketing Digital

SEO só se trabalha uma única vez

O SEO – Search Engine Optimization traduzido como Otimização nos Motores de Busca, não é um trabalho pontual, deve ser pensado a médio prazo, e é um trabalho de otimização constante, afinal os Motores de Busca (Google, Bing, Yandex..) vivem se otimizando e realizando atualizações nos critérios dos algoritmos internos, SEO é um trabalho contínuo, você sempre vai ter coisas para trabalhar dentro do seu Site ou Blog.

SEO é um organismo vivo, em constante transformação e mutação, que deve ser evoluído o tempo todo, para ter melhores desempenhos na visibilidade orgânica do site do seu negócio…

Conclusão

Os itens citados neste artigo sobre os mitos sobre o marketing digital são apenas alguns dos mitos que frequentemente circulam na internet. E muitos outros surgirão ao longos dos anos, portanto, é importante se manter informado para evitar as famosas Fake News.

O que mais importa é que a partir de agora você está mais instruído sobre alguns dos Conceitos do Marketing Digital e poderá usá-lo da forma certa para tomar melhores decisões nas estratégias do seu negócio, fugindo das falsas verdades e dos mitos do marketing digital.

Além do nosso Blog, temos indicações de fontes muito boas de empresas e profissionais da área, como Resultados Digitais, Rock Content, Viver de Blog e Fabio Ricotta, que estão sempre dando ótimas dicas.

E por aqui, nós também vamos te manter informado das últimas tendências em Branding, Design Marketing Digital, SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e muito mais!

A Agência 2dcb já possui anos de experiência no universo do Marketing Digital e muita expertise em diferentes mercados para atender todas as suas necessidades online e offline.

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