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Trade Marketing Digital: o que é e como adotar essa estratégia?

13 minutos para ler
Você sabe como fazer uma gestão de marca eficiente?

Você sabe qual o significado na prática do Conjunto de estratégias do Trade Marketing Digital? Descubra abaixo

Mentiras que as pessoas contam sobre o mundo digital: conquistar o cliente nesse espaço é mais rápido, fácil e barato.

De fato, existem particularidades que podem tornar o ambiente digital mais vantajoso do que as vendas presenciais, especialmente após a pandemia da covid-19. No entanto, reunir um conjunto de técnicas bem pensadas, como o Trade Marketing Digital, é essencial.

Se você ainda não tinha ouvido falar no termo, saiba que se trata de recursos que podem ajudar a elevar a satisfação dos clientes com o e-commerce e até sair na frente da concorrência que não adota tal conceito nas estratégias. Afinal, tenha em mente que no mundo virtual uma marca concorre até com contas pessoais, já que é preciso disputar atenção com elas.

Diante desse contexto, o nosso conselho é que você continue a leitura para se aprofundar sobre o Trade Marketing Digital e entender como ele pode ajudar sua marca. Confira!

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Imagem: Internet Conectada – Representação Trade Mkt Digital-

O que é Trade Marketing Digital?

Conforme adiantamos, o Trade Marketing Digital corresponde ao conjunto de técnicas voltadas para a conquista da maior satisfação do consumidor na loja virtual e até para facilitar o fechamento de uma venda nesse ambiente. 

Cada vez mais existem lojas marcando presença virtualmente, mas muitas insistem em cometer erros que afastam os benefícios citados. É o caso de 70% dos negócios on-line, que por não entenderem o suficiente e nem conhecerem técnicas necessárias, não conseguem atingir os níveis básicos de qualidade e satisfação, segundo pesquisas do E-commerce Quality Index.

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Imagem: 4 Principios do Trade Mkt Digital

Diante disso, o Trade Marketing Digital atua com base em 4 princípios:

  • ações promocionais nas lojas virtuais;
  • consumidor omnichannel;
  • integração entre off-line e on-line;
  • otimização da página dos produtos.

Sendo assim, já é possível imaginar a importância de contar com a ferramenta Trade Marketing Digital no dia a dia do e-commerce, mas antes do aprofundamento nesse quesito, é preciso entender mais sobre o termo e as diferenças dele para o Trade Marketing tradicional.

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Imagem: Universo Digital – Trade Marketing Digital vs Trade Marketing tradicional

Trade Marketing Digital X Trade Marketing tradicional

O Trade Marketing tradicional é voltado para o ponto de vendas, que são as lojas presenciais, e tem uma atuação mais direta com os vendedores, responsáveis por prestar o atendimento ao cliente, tirar dúvidas e argumentar sobre os produtos e serviços oferecidos. Por esse motivo, o termo trade, que traduzido para o portugues quer dizer comércio ou negócio.

Sendo assim, enquanto o Trade Marketing foca em conhecer o comprador e entregar uma experiência digital presencial, o Trade Marketing Digital desenvolve ações pensando na atração e fidelização das lojas virtuais. Quer dizer, os hábitos de compra dos consumidores tendem a ser muito diferentes em cada um dos espaços citados, o que torna necessária ações que levem isso em conta.

Por exemplo, nas redes sociais digitais a tendência é que as pessoas entrem para interagir com amigos e se entreterem com os conteúdos. Por mais que tenha crescido a quantidade de perfis voltado para o ensino de diferentes temáticas e até comerciais, as mídias foram criadas inicialmente com essa finalidade e as marcas que querem se destacar devem dançar conforme a música.

Quer dizer, se um cliente entra no ponto de venda com pressa e o nível de atenção reduzido, tenha em mente que no meio digital essa impaciência e desatenção é ainda maior. Afinal, a tendência é que ele use alguns minutos do seu dia para se distrair com o smartphone. As técnicas adotadas para captar atenção e levar a conversão devem ser acertadas e pensadas nesse tipo de formato.

Como funciona o Trade Marketing Digital?

Agora que você sabe que o Trade Marketing Digital precisa atuar de forma diferente do Trade Marketing tradicional e conhecer bem o espaço digital, conheça algumas técnicas que podem ser adotadas.

Técnicas que podem ser adotadas no Trade Mkt Digital:

Informações organizadas e visíveis

Considerando que no meio digital os usuários são ainda mais impacientes, deixar as informações essenciais sobre a loja virtual organizadas e visíveis é indispensável para elevar as chances de conversão. Caso contrário, a marca pode facilmente ser trocada por outra mais esperta e que preencha essa lacuna.

Assim, saiba que a taxa média de abandono dos carrinhos de compra em lojas virtuais, de acordo com uma pesquisa da Baymard, é de quase 70%. A porcentagem é preocupante e levanta hipóteses de que o cliente pode não ter tido dificuldade em encontrar informações organizadas e visíveis para facilitar o processo de compra, o que levou à desistência.

Em outras palavras, o cliente atual, o 5.0, que é classificado como o mais impaciente e exigente atualmente, não pode ter obstáculos na hora da compra, já que as chances disso levar a desistência são altas. Então, quanto mais o marketing de experiência for oferecido, mais agradável e satisfeito o cliente se torna.

Variedade e disponibilidade de produtos

Se é preciso oferecer o máximo de informações para que o cliente se satisfaça, ter o máximo de variedade e disponibilidade de produtos também é mais do que recomendado. Isso torna o cliente mais confortável na hora da escolha e por mais que ele seja indeciso com as diferentes opções existentes, pode ser mais fácil ele levar um ou mais produto do que nenhum deles.

Caso contrário, se não houver essa preocupação com o oferecimento de produtos com variedade de cores, estampas e tamanhos, você atinge um público reduzido e chateia outro que poderia facilmente fazer negócios com sua marca, mas teve uma experiência desagradável ao não se sentir contemplado e perceber poucas afinidades.

Design responsivo

Lembra quando demos o exemplo do usuário que faz pesquisa na internet por meio do smartphone? Esse é um hábito comum: estudos realizados pelo IBGE mostram que o celular é o principal meio de acesso à internet das pessoas. Dessa maneira, pensar em design responsivo, que garanta o funcionamento adequado de uma loja virtual no celular é considerar essa realidade e atuar de acordo com ela.

Quer dizer, se a maioria tem o celular como principal instrumento de acesso à internet, é fácil imaginar o que aconteceria com um e-commerce cujo design focasse integralmente no desktop, dispensando a experiência da grande maioria que utiliza o smartphone.

Preço e promoção

Já mencionamos que um dos princípios do Trade Marketing Digital é a formulação de promoções para o e-commerce. Afinal de contas, o preço e a promoção dos produtos e serviços continua sendo relevante também no ambiente virtual e pode ser um meio de atrair a atenção dos clientes a tantas distrações oferecidas digitalmente. 

Isso significa que ignorar esse princípio e dispensar técnicas de Trade Marketing Digital, deixando de analisar e propor preços competitivos, pode ser uma escolha com sérias consequências, como a baixa atração e retenção de público, que frequentemente troca sua marca por outra que preenche esse requisito adequadamente.

Afinal, fique ciente de que cupons de desconto, promoções e condições especiais normalmente aumentam a taxa de tráfego para o e-commerce e pode até ser conhecido entre o público-alvo justamente devido a esse benefício oferecido. 

Um exemplo de empresa que atua dessa maneira é o Ifood, que diariamente dispõe cupons para incentivar a compra e até fazer com que manter a relação com o aplicativo seja vista com mais benefícios do que em outras plataformas ou até mesmo direto nos restaurantes. Porém, para que isso funcione bem é preciso pensar estrategicamente, até o copy incluído na notificação do cupom tem influência na adesão do público.

Comentários e avaliações

Atire a primeira pedra quem nunca foi pesquisar a opinião de amigos e familiares antes de comprar em uma loja física. No ambiente virtual isso não seria diferente, muito pelo contrário. As próprias características do espaço possibilita e incentiva a exibição de comentários e avaliações da marca, já que isso é interpretado como um meio influenciador para a decisão de compra.

Isso porque, por mais que o hábito seja cada vez mais comum, comprar pela internet ainda causa insegurança em muitas pessoas da geração X, Y e até Z, que são os nativos digitais e conhecem as principais dicas para fugir de ciladas. Diante disso, exibir comentários e avaliações atua como uma forma de aumentar a confiança entre os clientes e incentivar a compra.

Recursos de busca

Existem clientes que gostam de conhecer todos os produtos disponíveis no catálogo de uma loja virtual e aqueles que preferem digitar palavras-chaves no buscador para filtrar os resultados e tornar a busca mais rápida. Seja como for, é indispensável que o seu e-commerce seja configurado para abrangir esses diferentes tipos de clientes e tenha recursos de busca.

Dessa maneira, o cliente consegue o que deseja, podendo concluir a negociação com sua marca, e ainda tem uma experiência mais agradável e satisfatória, voltando a fazer compras e a fazer recomendações da sua marca para outras pessoas, permitindo um aumento de público e do volume de vendas.

Fotos e vídeo

Por mais que não se trate de uma concorrência, e seja possível ter as duas opções a partir do mix de marketing, o que torna a loja física preferida para muitos consumidores, em vez do e-commerce, é a possibilidade de explorar os cinco sentidos do ser humano de forma mais completa, de maneira que nem sempre é possível na loja virtual.

Por enquanto, ainda não se pode explorar os cinco sentidos no ambiente virtual, mas existem inúmeras alternativas que tornam essa experiência mais agradável e nem deixam o cliente sentir falta do contato presencial, diante das vantagens e acomodação de compra on-line. O principal exemplo disso é o uso de fotos e vídeos dos produtos oferecidos.

Porém, para atrair e instigar o cliente ao consumo é necessário que esse material tenha alta qualidade, evidencie detalhes, mostre diversos ângulos e ainda tenha uma legenda com a descrição completa. Todos esses pontos elevam a segurança e confiança do usuário, que se sente mais confortável para fechar negociação e até manter um relacionamento com a marca.

Conteúdo

Esse tópico atua de forma complementar ao anterior, já que se refere ao conteúdo que o público-alvo de uma marca pode ter interesse para que a passagem pelo estágio do funil ocorre de forma satisfatória, já que existem questionamentos e demais informações importantes que precisam ser esclarecidas por meio de conteúdo para que o cliente chegue à fase final do estágio de funil, a compra.

Um exemplo de como isso pode ocorrer na prática é contar com uma tabela de especificações técnicas sobre os produtos para que o cliente possa ter uma melhor compreensão e até comparação com outros itens. No entanto, é preciso que a organização dessas informações ocorra de modo humanizado e estratégico, já que o cliente normalmente é leigo no assunto, precisa e prefere informações mastigadas.

Quer dizer, que tal ir além da mensuração do tamanho de um produto por meio da régua e fazer um comparativo dele com objetos do dia a dia? Esse tipo de estratégia facilita o entendimento do cliente e ainda pode incentivá-lo a criar um maior apego a sua marca, diante do tratamento diferenciado.

Quais os benefícios do Trade Marketing Digital?

Ao conhecer as técnicas do recurso que otimizam a experiência dos clientes no e-commerce, é preciso ficar por dentro dos benefícios que isso pode proporcionar. 

Aumento do volume de vendas

Quando uma loja virtual preenche os requisitos necessários para otimizar a experiência de compra, existem mais motivos para seguir adiante com ela do que desistir, o que eleva o volume de vendas.

Fortalecimento da marca

Muito mais do que simplesmente fechar negócios e ter clientes que nunca voltam a compra ou até mesmo que não apoiam a marca, as técnicas do Trade Marketing Digital ajudam o cliente a admirar um e-commerce e a acompanhá-lo sempre que possível pelos canais digitais, para que a marca seja fortalecida. Esse tipo de resultado também é otimizado pelas estratégias de brand experience.

Otimização da experiência do cliente

Clientes que passam a ter melhores experiências, a partir das otimizações implementadas, se fidelizam a uma marca, podem virar fãs e defendê-las se necessário, além de fazer recomendações para outras pessoas. 

imagem-mensuração de dados na tela de um tablet- texto sobreposto a imagem: como mensurar os resultados do Tarde Mkt Digital- descubra aqui
Imagem: Mensuração de Resultados em Gráficos – Trade Mkt Digital

Como mensurar os resultados do Trade Marketing Digital?

No ambiente digital é muito mais simples e rápido mensurar os resultados do Trade Marketing Digital, já que os rastros deixados pela marca e os clientes podem ser revisitados e analisados a partir de métricas, como a taxa de rejeição e tempo de permanência em uma página.

Mas além disso, existem alguns padrões de qualidade que indicam o nível de experiência satisfatória de um cliente, como a quantidade e o teor das avaliações e comentários nas páginas, existência de descrição completa e básica dos produtos etc.

Como foi possível notar, trabalhar no mundo digital não é rápido, fácil e nem necessariamente barato, como muitos podem imaginar inicialmente. Existem um conjunto de ações que devem ser pensadas para potencializar os resultados. Nesse sentido, o Trade Marketing Digital pode ajudar.

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