Não importa o tamanho do seu negócio, entenda aqui os benefícios do uso do SEO local.
Sabe quando você quer achar um restaurante delicioso por perto e decide jogar no Google? Para estabelecimentos físicos, essa busca é essencial para os negócios, e aí entra o investimento em SEO local. Mas, afinal de contas, do que se trata o SEO Local?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, são técnicas para aperfeiçoar a sua presença online e melhorar a aparição do seu site em plataformas de pesquisa. É um conjunto de medidas que alavanca a posição do seu negócio quando alguém faz uma pesquisa relacionada a ele.
Tratamos especificamente do SEO local para buscas que dependem de geolocalização: “restaurante perto de mim”, por exemplo. Neste texto, vamos convencer você da importância dessa prática para o seu negócio.
Quais os motivos para investir no SEO local?
Pequenos negócios podem achar que não vale a pena trabalhar a presença online. Muitos têm a ideia de que o investimento só faz sentido para empresas grandes.
Aqui abaixo vão 4 motivos para tirar isso da cabeça e iniciar a mudança para o seu estabelecimento.
Ter um bom ranqueamento no Google
Imagine uma clínica ortopédica em um grande centro. Agora pense em todas as concorrentes diretas dela. Se no espaço físico já é difícil chegar no seu cliente, imagine na internet, com opções infinitas?
Por isso, toda vez que alguém pesquisa palavras-chave, plataformas como o Google Maps apresentam opções seguindo uma hierarquia. Aí que entra o objetivo do SEO, que é melhorar a posição do seu estabelecimento nesses resultados de busca.
Aumentar as visitas no site
A partir do momento em que o seu ranking melhora, o site aparece com mais autoridade para o público-alvo. Além disso, faz toda a diferença na decisão do consumidor como o estabelecimento é apresentado no Google Maps; se as avaliações são positivas, se tem imagens do local, dados para contato etc.
Atrair novos clientes
Existe uma máxima na publicidade que diz: “é mais barato manter um cliente do que conseguir um novo”. Quando uma empresa depende de vendas diretas em um ponto físico, pode ser ainda mais complicado contar apenas com o boca a boca.
Aqui temos mais um motivo para você investir no seu ranking. Com uma maior performance do site, cada vez mais pessoas terão acesso ao seu negócio. O SEO local melhora a impressão que sua marca passa, facilitando o processo de escolha do cliente.
Parcerias com empresas locais
Quanto maior a relevância em termos de geolocalização, mais valorizado o seu negócio é para a comunidade local. Outro benefício: o interesse de outras empresas em buscarem a sua para parcerias também pode aumentar. Afinal, fazer aliança com uma marca referência é benéfico para qualquer estratégia. A associação aumenta as oportunidades de expandir público e visibilidade do site.
Pronto para investir no SEO local?
A publicidade física pode ser cara e com baixo retorno para o seu negócio, dependendo de diversas variáveis além do seu controle.
Investir no uso do Google Meu Negócio ou no SEO para YouTube exige atenção, mas a economia vale a pena.
Para quem está com o orçamento apertado, pode ser uma boa ideia ter uma presença online mais efetiva, com baixo custo e resultados visíveis.
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